Coaching Categorizado

Publicado em 06 de junho de 2018

Recebi uma dica linda de uma amiga e consultora sobre o que poderia escrever.

Ela disse: Claudia, por que você não fala sobre deixar o cliente trazer mais livremente o que ele precisa antes de categorizarmos? Fui entender o que ela estava querendo dizer com “categorizar”.

Amei a provocação dela. Temos alguns instrumentos ou perguntas já prontas para colocarmos o coachee numa “categoria” a ser trabalhada. Rapidamente lançamos mão da famosa “Roda da Vida”, entre outros, para que ele se encaixe em alguma área.

O que ela me disse, é sobre o cuidado em ouvirmos atentamente o que alguém nos traz antes de tentarmos empacotá-lo numa categoria, profissional, pessoal, saúde, relacionamento, etc.

Acho lindo ouvir coisas assim também por quem passa por processos de Coaching e resolvi perguntar. É muito rico ver como estamos sendo percebidos, como os processos e ferramentas são entendidos.

Confesso que estava até evitando trazer reflexões sobre a atuação dessa atividade que tem se tornado cada vez mais popular e abrangente.

Estamos diante de uma oportunidade linda de sermos mais profundos nos aspectos humanos do atendimento.

É claro que isso sempre passa em olharmos muito para nossa forma de atuar. Existem técnicas e parâmetros que são só norteadores para um processo de Coaching, existem algumas ferramentas ótimas, mas não podemos ser escravizados por elas como se não houvessem outras formas de lidar com o outro.

A mais preciosa delas é, sem dúvida, o diálogo, e aqui, a escuta e presença na interação com o outro são mais poderosas do que qualquer instrumento que nos categorizem também.

Por outro lado, tenho conhecido cada vez mais profissionais que estão trazendo uma grande riqueza de repertório e conhecimentos para os seus processos de Coaching e então, utilizando de seus talentos para contribuir com a evolução de si mesmo e do outro.

Vamos abandonando as formas “categorizadas” para dar profundidade no entendimento do outro, de suas necessidades e assim conseguir caminhar com o cliente na construção de um processo de trabalho. Ou seja, com o coachee mais do que com as ferramentas.

Acredito que mesmo uma profissão que nasce de uma profunda demanda de humanização, precisa estar constantemente se humanizando.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.