Coaching e Comportamento



Coach Suely Novoa

Esta é a coluna da Eline Rasera que abordará quinzenalmente temas relacionados ao comportamento. "O Comportamento, como forma de expressão do “eu”, possibilita todas as interações com o mundo e, na vida pessoal e profissional, quando adequado, pode definir o sucesso e a realização do individuo. Os tempos mudam e com ele, mudam as características desse mundo, alterando também os comportamentos. Não se ajustar, renovar, reaprender novos modelos, pode impedir uma vida saudável e equilibrada. Nessa coluna serão abordadas as razões, os caminhos e as possibilidades dessas mudanças, que se iniciam revendo conceitos e se processam com novos padrões mentais." (Eline Rasera)






Eline Rasera, Bacharel em Psicologia e pós-graduada em Recursos Humanos pela FGV- Fundação Getulio Vargas, é especialista em Psicologia Organizacional pelo CRP – Conselho Regional de Psicologia e Coach pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Realizou estudos sobre “A Biologia do Observador e suas Crenças” na Escola Européia de Coaching em Lisboa; coordenou o setor de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte por mais de 25 anos. Professora do curso de pós-graduação da FGV da área de Administração de Empresas e sócia diretora da Consultoria Anel Gestão de Pessoas.

Confira abaixo suas publicações:

Os padrões mentais e as crenças

Muito do nosso processo mental ocorre de maneira inconsciente, ou seja, não temos a consciência do mesmo em nosso dia a dia. A influência das crenças no comportamento é, na sua grande maioria, um desses processos que pode impedir transformações necessárias para adaptações e novos aprendizados.

publicado em 24 de novembro de 2017

“Se bobear, você é feliz e nem sabe”

Nem sabe e nem percebe. E a vida passa sem nunca se ter dado conta disso. Hoje a morte vende mais do que qualquer outra notícia, a banalização da dor, do sofrimento e da indiferença estampada em todos os meios de comunicação é mais acessada e comentada do que qualquer outro fato. Como chegamos a isto?

publicado em 27 de outubro de 2017

Um trabalho sem desafios

Nós fazemos o caminho a partir das ações e acreditamos que chegaremos a algum lugar. Mas se não tivermos o objetivo, a meta, não existe caminho nem caminhante. A ação de realizar uma atividade profissional é um caminho e esta (tarefa) não será motivadora se nela não encontrarmos um desafio.

publicado em 29 de setembro de 2017

O líder e a Inteligência Espiritual

Ser líder hoje é ir além da simples gestão. É preciso mostrar o caminho, participar, motivar, influenciar e ter a capacidade de entender o complexo mundo que o cerca através de um pensamento sistêmico, agindo com sabedoria, compreensão e compaixão

publicado em 01 de setembro de 2017

Falando além das palavras

Nos comunicamos o tempo todo com atitudes, palavras, gestos e expressões. Mas quanto dessa comunicação está sob nosso controle e nossa atenção? Você sabia que a “comunicação não verbal” é responsável por mais de 70% do que transmitimos e pode estar sendo realizada inconscientemente?

publicado em 04 de agosto de 2017

A difícil missão de mudar comportamento

É o outro que tem a obrigação de nos entender, de ser mais gentil conosco e de aprender a lidar com nossos sentimentos. #SQN Se escolhemos viver em sociedade (e sim, isso foi uma escolha), bem-vindo ao mundo real! A responsabilidade pela qualidade das nossas relações é de cada um de nós.

publicado em 07 de julho de 2017

Nova liderança - Mais que um líder

No início da era industrial, o “chefe” tinha como função “passar serviço, supervisionar e cobrar resultados”. Atividades mecânicas na sua maioria, pessoas se especializavam e repetiam operações. Seguiam orientações e nem pensavam em discutir processos. Há muito esse modelo não atende mais!

publicado em 09 de junho de 2017

Crenças limitantes

As crenças nos ajudam na vida e também podem, em outro momento, nos limitar. As Crenças Limitantes são as informações que cada um de nós registra e que considera verdades absolutas. E talvez essas verdades não sejam tão absolutas assim. E se existir “outra verdade”?

publicado em 12 de maio de 2017

Aposentadoria? ...E agora?

Hoje se vive mais… bem mais! As pessoas se cuidam mais, fazem exercícios físicos com maior frequência, além da tecnologia e ciência colaborarem. Chegamos aos 80, 90 e até 100. E como ainda o mercado, em geral, seleciona os mais jovens, perde-se o espaço e “sobra” mais tempo. O que fazer?

publicado em 14 de abril de 2017

Saúde Mental: Fonte de Resultados!

Cuidar dos funcionários, de sua saúde física e mental, não somente para ser uma empresa “politicamente correta”, ou pela prática da sustentabilidade, ou até por uma ideologia do empresário ou do RH. Cuidar dos funcionários também dá lucro.

publicado em 17 de março de 2017

Perdendo o poder sobre si mesmo

O que anda acontecendo com tantas pessoas que se apresentam cada vez mais estressadas, ansiosas, deprimidas, sem vontade para as coisas mais básicas da vida, sem ânimo para lutar e vencer obstáculos, ou até para viver? Será que a vida deixou de ser divertida, interessante?

publicado em 17 de fevereiro de 2017

Feedback com empatia

A Empatia é fundamental para o relacionamento interpessoal de sucesso e ela vem ganhando espaço nas empresas. Mas o que leva um profissional a desenvolver a “capacidade de se colocar no lugar do outro para tentar compreender o que ele (o outro) sente?”

publicado em 20 de janeiro de 2017

Sua aparência... sua sentença!

Não é preciso muito para explicar o mundo de hoje: dinâmico e competitivo. Neste contexto, e nas organizações, isso fica ainda mais evidente. A busca pela mais alta performance, melhor resultado, relacionamentos, empatia, equilíbrio emocional, técnica e apresentação pessoal.

publicado em 25 de novembro de 2016

O Cérebro e o Coaching!

O que esse maravilhoso órgão e centro do sistema nervoso de todos os animais (vertebrados e alguns invertebrados) possui em comum com o Coaching, método que utiliza a mudança de comportamento como desenvolvimento? Tudo.

publicado em 28 de outubro de 2016

“A vida como ela é!”

Desejamos e buscamos vida com alegria, saúde e abundância. Queremos ser felizes e não fomos preparados para sofrer. Julgamos as experiências como “boas” ou “ruins”. Não conseguimos desapegar das coisas, das pessoas. E sofremos.

publicado em 30 de setembro de 2016

#Tamojunto e Misturados!

Estamos cada vez mais integrados e conectados. É preciso aprender a agir de outra maneira, a ter mais empatia, a reconhecer necessidades e anseios, a facilitar para a equipe, seja ela geração X, Y, Z ou tudo misturado.

publicado em 02 de setembro de 2016

Superar e Vencer!

RIO 2016: Histórias de vida de perdas, dificuldades financeiras, preconceito, de luta pela vida... E SUPERAÇÃO! Atletas que não se deixaram consumir pela própria história, não se tornaram vítimas, mas decidiram ser os protagonistas.

publicado em 19 de agosto de 2016

Sinais que revelam quando um profissional ainda não está preparado para a liderança!

Estar em cargo de liderança e ser um líder são coisas completamente diferentes. Quando então uma pessoa, com uma “ficha impecável” do ponto de vista técnico, revela que ainda não está preparado para um cargo de liderança?

publicado em 08 de julho de 2016

O que (ainda) atrapalha a geração Y!

Dúvidas sobre a carreira (não ter claro se deseja cargo, salário, qualidade de vida), experiências no exterior, tipo de empresa e, principalmente, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, têm deixado esses jovens confusos.

publicado em 17 de junho de 2016

Competências básicas para liderar!

Já se foi o tempo em que um bom técnico, com tempo de “casa” ou um funcionário “de confiança”, seria o mais indicado para assumir um cargo de liderança. E agora, quais seriam as características importantes?

publicado em 13 de maio de 2016

Início de Carreira e o Comportamento!

Início da carreira pode ser em um cargo operacional, auxiliar, especialista, liderança, estágio ou trainee. Nesse momento importa, além do perfil técnico, o perfil comportamental. Além do saber fazer, o saber ser.

publicado em 15 de abril de 2016

“CSO” – Por onde andam?

Você sabe o que é um CSO? Ele tem a principal tarefa de fazer com que profissionais sigam os princípios que movem grupos para a integridade e o respeito do que o ser humano tem de mais precioso: sua dignidade.

publicado em 18 de março de 2015

Crenças Fortalecedoras ou Crenças Limitantes?

Crenças fortalecedoras “impulsionam” você a lutar pelos seus objetivos com determinação, possuindo assim, grandes chances de realização. Já as limitantes tendem a bloquear tais impulsos e impedir o seu crescimento.

publicado em 19 de fevereiro de 2016

Por onde andam os valores da nossa sociedade?

Ética, honestidade, compromisso, respeito, entre muitos outros. Qual a necessidade de valores? E quando esses valores parecem que estão se perdendo ou não mais sendo usados nas ações do dia a dia?

publicado em 22 de janeiro de 2016

Resiliência - Aprendendo com as Experiências

Buscamos a felicidade e a satisfação das necessidades. Mas a vida não é só isso. Viver exige muito mais. Lidar com as adversidades é tão inerente à vida, como o é a busca pelo prazer.

publicado em 19 de outubro de 2015

Empresas familiares e sua gestão

Embora empresas familiares apresentem condições seguras como estabilidade, ambiente agradável, recursos materiais adequados, muitas ainda revelam dificuldades quando o assunto é comportamento.

publicado em 05 de outubro de 2015

O Medo nosso de cada dia!

Cada indivíduo responde aos eventos da vida de uma maneira única. Dependendo da história e dos padrões mentais definidos, cada pessoa apresenta maior ou menor tolerância às situações de estresse.

publicado em 21 de setembro de 2015

Crise “Ética”!

Toda sociedade necessita de regras adequadas para que as pessoas possam conviver em harmonia e, preferencialmente, crescer e se desenvolver enquanto humanidade. Mas e quando essas regras não são suficientes?

publicado em 07 de setembro de 2015

Mudança de Hábito

Resistimos em mudar. Mudanças desestabilizam a tão desejada segurança e tranquilidade física e emocional. Temos medos e receios, assim tentamos evitar as mudanças, mesmo simples hábitos que já não nos ajudam mais.

publicado em 10 de agosto de 2015

Mudando o Padrão da Tristeza

Um assunto que continua em pauta: depressão, tristeza, melancolia e outras denominações para aquele sentimento de dor, amargura, que fazemos todo o possível para eliminar. A Lei: fugimos da dor, buscamos o prazer.

publicado em 27 de julho de 2015

Os Ciclos da Vida

E é assim que temos uma das poucas certezas em nossa existência: os ciclos da vida - do nascimento à morte. Melancólico, não? Então, que tal tornar os ciclos mais interessantes e cheios de energia e experiência?

publicado em 13 de julho de 2015

Compaixão, Força e Resistência

No mundo corporativo, a palavra “compaixão” vem carregada de um significado pouco valorizado, quando vinculada à produtividade, resultados e lucro, principalmente em gestão de pessoas.

publicado em 29 de junho de 2015

Vítima ou Protagonista?

Preocupações demais causam problemas de saúde. Você pode desde nada fazer e se assumir vitima das circunstâncias ou mobilizar-se e tornar-se protagonista. Essa escolha altera com certeza sua qualidade de vida.

publicado em 01 de junho de 2015

Aposentadoria e o Recomeço!

Será mesmo que após o término do vínculo de trabalho formal, a vida será essa maravilha toda? E mesmo com toda tranquilidade e tempo disponível, até quando haverá satisfação em nada fazer?

publicado em 18 de maio de 2015

Crise de Valores!

Precisamos ensinar às crianças e aos jovens que sim, podemos mais! Podemos e devemos ter novas maneiras de construir uma sociedade melhor. E é de todos nós essa responsabilidade. É na crise que nos reinventamos.

publicado em 04 de maio de 2015

Nosso Legado!

A verdade é uma só: Vamos partir um dia. Só que realmente não precisamos e nem queremos nos lembrar disso a todo momento. Uma coisa talvez seja importante pensarmos: o que vou deixar de bom aqui nesse mundo?

publicado em 20 de abril de 2015

A Primeira Impressão é a que fica!

Pelo menos nos três primeiros minutos de um contato inicial nosso cérebro faz uma análise completa de alguém. No quesito da beleza, esse tempo se reduz para fração de segundos. Mas e no mundo corporativo?

publicado em 06 de abril de 2015

Mudou! ... E agora?

O que está acontecendo nesse momento com o nosso país está causando alterações na vida profissional, familiar e individual da grande maioria da população e isso requer desenvolver as competências: Quociente de Adversidade e Resiliência.

publicado em 23 de março de 2015

Estresse e a Coerência Cardíaca

Nosso cérebro e nosso coração estão intimamente ligados e conectados, ou seja, nossos pensamentos afetam nossa fisiologia e diretamente nosso coração. É preciso uma comunicação harmoniosa entre eles.

publicado em 09 de março de 2015






banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.