Quando me perguntam o que é Coaching, procuro responder da forma mais simples possível: é um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Autoconhecimento porque ajuda o cliente a conhecer todo o seu potencial, seus pontos fortes e seus pontos que precisam de melhorias. Também é um processo de autodesenvolvimento porque ao reconhecer quem sou e do que sou capaz, posso traçar metas e objetivos que vão me ajudar a alcançar o que desejo.
Antes de mais nada, Coaching é um processo motivacional. Através dele, nós Coaches, ajudamos as pessoas a atingirem seus sonhos, a serem melhores para si e para os outros. Elas compreendem que as limitações estão dentro delas, que somente elas podem se boicotar ou não acreditar em si próprias.
Por isso, o equilíbrio emocional é fundamental para o desenvolvimento deste processo. Já me vi em situações em que um cliente, no meio da sessão de Coaching, me diz que está deprimido e desmotivado. Este é um sinal claro de que este não é um bom momento para um Processo de Coaching. Neste caso, recomendo uma terapia, para que ele resolva os entraves e lide com suas dores que estão lhe causando a depressão e o desânimo relatados.
Algumas pessoas acreditam que a motivação é extrínseca, que nos motivamos com um aumento de salário, com uma promoção de cargo dentro da hierarquia da empresa ou com bônus e regalias oferecidos pelas empresas. Outras correntes acreditam que não adianta haver motivação extrínseca se não há motivação intrínseca, ou seja, se internamente não estou de acordo com o que procuro. Se não vejo propósito e realização no meu trabalho, um salário maior irá me motivar?
Este debate é bom e sadio. Afinal, temos filhos para educar e criar, temos chefes admirados e odiados, sabemos que umas profissões remuneram melhor do que outras, mas sabemos também que todos buscam a felicidade e que se a maior parte do nosso dia é gasta com nosso trabalho, nada mais natural do que buscarmos satisfação também ali, além da óbvia compensação financeira.
Voltando ao Processo de Coaching, que é motivador, fica aqui a pergunta: o que te motiva? O que faz com que você se levante todos os dias? É o amor por seus filhos, a realização no seu trabalho, a busca por um mundo melhor, uma vida afetiva plena, uma casa na praia e outra na montanha?
Cada um tem seus valores, não há certo ou errado. Há sim, o melhor caminho para você alcançar o que deseja. Basta você reconhecer o que é importante para você.
Participe da Conversa