Como a fase da vida influencia nosso estilo de liderança?

Publicado em 28 de maio de 2018

De maneira arquetípica, todos vivenciamos questões comuns de acordo com a fase de vida na qual nos encontramos. Segundo o médico psiquiatra holandês Bernard Lievegoed, com base em seu estudo sobre a biografia humana e sua análise sobre a pesquisa de vários pensadores, a cada sete anos experimentamos uma nova fase em nosso autodesenvolvimento.

Entre os 14 e os 21 anos de idade, nossa maior preocupação é deixarmos de ser o adolescente que somos. Escoramos nossa identidade na identidade do grupo, e ainda não temos clareza acerca da nossa vocação. No exercício da liderança, nessa fase, enfrentamos dificuldades para compreender o outro, uma vez que todos ‘somos’ um grupo. Normalmente, tentamos impor nosso ponto de vista pelo tom de voz.

Dos 21 aos 28 anos, entramos em uma fase de luta. Luta pelo nosso lugar na organização. Nossas capacidades técnicas são postas à prova. Lidamos, nessa fase, com os ‘altos e baixos' das emoções. Temos um foco maior na administração das coisas e, dessa forma, no exercício da liderança, em experimentos, práticas e em ferramentas, sempre com olhar voltado para a tarefa. Rejeitamos receber feedback, por provocar insegurança a respeito da nossa capacidade, o que, por vezes, estimula nossa agressividade. Ainda não estamos preparados para a autocrítica.

Entre os 28 e os 35 anos, as habilidades comportamentais predominam e influenciam nosso estilo. Procuramos agir mais pela razão do que pela emoção. Conquistamos uma maior capacidade de delegação e de ponderação. O poder, nessa fase, exerce uma grande atração sobre nós, e é preciso atenção para não nos tornarmos muito autoritários.

Dos 35 aos 42 anos, passamos a ser mais autocríticos, reconhecemos, de maneira mais clara, nossos limites, e surgem as habilidades sociais. Percebemos que motivação e entusiasmo são importantes, e que o desenvolvimento da equipe é fundamental para nosso próprio amadurecimento como líderes. Normalmente, passamos a entender que nossas ideias não são, necessariamente, as melhores.

ntre os 42 e os 49 anos, buscamos ser mais autênticos. Os detalhes deixam de ter tanta importância, e conseguimos ter, mais clara, a visão do todo e a compreender a interrelação de fatos, por vezes, distantes entre si. O desenvolvimento da equipe passa a ser uma preocupação real, e aceitamos melhor o feedback dos colegas. Temos uma visão melhor de que é importante focar mais nas pessoas do que nas coisas.

A partir dos 49 anos, sentimos o impulso de atuar, cada vez mais, como mentores, apoiando o crescimento da equipe e aceitando que todo problema pode ter sempre mais do que uma solução.

Ter consciência de como a fase da vida influencia nosso estilo de liderança, é essencial para identificarmos as habilidades que ainda precisamos desenvolver. E, mais do que isso, para que possamos colocar à disposição as nossas melhores capacidades.

E você? Em qual fase da vida está?

“Cada período da vida tem sua característica própria, seu próprio propósito. Encontrá-lo e aceitá-lo é um dos problemas essenciais relacionados com a vida.”
(Erich Stern)







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.