Como ajudar seu cliente a falar bem em público!

Publicado em 22 de setembro de 2015

Muitas das demandas que são apresentadas a um profissional de Coaching estão relacionadas à preparação do cliente na adequada apresentação de projetos, ideias, conceitos e palestras técnicas. Seja pela dificuldade de falar ou de se expor a um grupo desconhecido, como para uma reunião de trabalho com superiores hierárquicos, fazer uma apresentação apropriada é muito mais do que ter slides bonitos e bem feitos. E é sobre isso que vamos tratar hoje.

Pessoalmente, quero aqui confessar, eu tinha grande dependência de um powerpoint bem feito para eu me sentir seguro nas inúmeras apresentações que fazia, técnicas ou institucionais. Imagine um auditório com centenas de pessoas olhando para o apresentador, como centro de referência de um conteúdo do interesse geral e, então, ele transforma a tela no personagem principal e passa a ser um elemento secundário (às vezes até dispensável).

Há cerca de 20 anos, em uma palestra programada para Nova Friburgo (com autoridades locais presentes, principalmente lideres empresariais), aconteceu-me o impensável. No exato momento em que eu dava início à palestra, uma pane no sistema elétrico queimou, de uma só vez, o computador e o data show. Transformei a minha apresentação, naquele instante, para uma explanação sem auxílio audiovisual que (admito) não saiu perfeita, mas foi aplaudida dentro das circunstâncias. Desde então, o powerpoint me serve apenas como um apoio básico que, muitas vezes, sequer é utilizado. Prefiro centrar na contação de causos e histórias que ilustram o conteúdo a ser transferido para a plateia.

Para isso, no entanto, alguns requisitos são absolutamente necessários. Obviamente, o primeiro e fundamental ponto é o apresentador estar bem preparado. Ninguém é chamado a falar para “quebrar o galho”, o que exige do apresentador que esteja pronto psicológica e fisicamente. Se estiver cansado ou de mau-humor, a plateia perceberá, além do que o cérebro não agirá rapidamente diante de circunstâncias imprevistas. Da mesma forma, conhecer bem o assunto sobre o qual o apresentador vai falar dará mais confiança diante de qualquer pergunta.

Continuando, vestir-se adequadamente é um fundamento de primeira impressão, que nunca pode ser negativa. Se a plateia considerar que o apresentador de um conteúdo é desleixado no vestir, o que pensará do resto. Depois, mantenha a sobriedade também na forma de falar e de como entregará o conteúdo para o público. Cuidado com as piadas e brincadeiras de mau gosto, mas invista em histórias e causos apropriados ao tema. O melhor é ser o mais possível “você mesmo”, com naturalidade e firmeza na presença.

Para ser “você mesmo” e manter naturalidade, não fique pensando em outra coisa do que naquele momento da apresentação. Concentre-se na sua respiração, no comportamento da plateia e no desenvolvimento do seu trabalho. Imagine-se na plateia e avalie-se minuto a minuto, corrigindo o que julgar necessário. Porém, outra vez, para ter essa flexibilidade, é fundamental estar preparado ou, do contrário, será apenas um alto-falante do seu powerpoint. Fazer uma palestra bem feita é como ter uma relação de amor com todos os presentes.

Finalmente, é obrigação do Coach ensinar ao Coachee a técnica de visualização. Visualizar-se para ser bem sucedido faz parte do treinamento e da orientação para que alguém faça uma boa apresentação. Ensine o cliente a se ver mentalmente de forma eficaz no palco e a transmitir a mensagem que se propôs. A imaginar os problemas e dificuldades, bem como as frases de efeito para, junto com o preparo, ganhar segurança e qualidade no que fizer.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.