Como ampliar seu sucesso como Coach?

Publicado em 04 de agosto de 2014

Particularmente, sou cético quando vejo um profissional intitular-se competente em tudo, no mesmo discurso do jogador de futebol que garante atuar em todas as posições. No processo do Coaching, especificamente, entendo que o Coach deve especializar-se com foco no ambiente profissional (seja em linha com o executivo, o líder e/ou um time) ou ele deve dar foco ao contexto pessoal (que envolve a intimidade de relacionamentos e família, entre outros).

Então, escolher o espaço em que pretende aplicar conhecimentos é, para o Coach, um exercício de definição de nicho. O nicho é uma forma de especialização que, ao mesmo tempo que amplia perspectivas de melhor desempenho do profissional, gera certo incômodo por levá-lo a dizer "não" a potenciais oportunidades de atendimento. Ao escolher o seu nicho de oportunidades, que não necessariamente é único, o objetivo profissional é ter papel protagonista e ser reconhecido como perito. Se você é Coach, e entendeu o recado, talvez esteja com uma dúvida: já foi definido o meu nicho... o que faço agora?

Em primeiro lugar, você terá assumido que a prestação de serviços em Coaching é, em si mesmo, um negócio. Tem cliente, tem processo, resultados, cobrança, o atendimento, enfim, há toda uma orientação que remete à necessidade de que o Coach explore da melhor forma possível os princípios do marketing moderno. Você (Coach) agora tornou-se marca e deve garantir coerência com tudo o que fizer e comunicar ao seu grupo de potenciais clientes. Mantenhaa integridade de sua marcaemtodos os seus materiaise certifique-se dequeas mensagens-chavesão consistentes com a suaestratégia para essenicho específico.

Ao estreitar o foco (e comprometer-se com o nicho) torna-se mais fácil e rentável entrar em contato com os clientes potenciais. Seja anunciando na Internet ou usando a mídia social, se o Coach tem um nicho específico o seu nome (marca) irá aparecer nos círculos e grupos afins ao trabalho que desenvolve. Mas como escolher o nicho? Com que critério?

Muitas são as formas para o Coach escolher um nicho de atuação mas, sem dúvida, o princípio está em entender quem são as pessoas (clientes potenciais) que precisam daquilo que você sabe e pode oferecer (sua expertise). Por exemplo, você pode atender determinado grupo em que você possa ser reconhecido como líder, inovador, o primeiro em alguma especialidade. Ou um nicho que mostre ter grande demanda ao longo do tempo, mesmo que a remuneração seja menor que em outras escolhas. Pode ser um nicho de algo novo (tecnologias, por exemplo) ou um em que haja interesse particular em se mostrar presente (que faça bem aos sentidos, como estética visual, música, gastronomia, beleza ou filosofia). De qualquer forma, a escolha deve sempre prever que, no nicho, você terá condição de construir credibilidade para a sua marca.

E importante não é apenas oferecer o serviço de Coaching e divulgar a marca. Com o passar dos anos, o tempo do profissional fica mais escasso e caro, o que leva a uma nova situação: garantir que as suas habilidades sejam reconhecidas, bem avaliadas, remuneradas e continuadamente associadas à sua marca. Assim, o negócio em que você está (Coaching) andará de mãos dadas com a sua reputação (Coach), junto aos clientes (Coachees).

Lembre-se que se tornar um negócio promissor é a chave para o seu sucesso no nicho escolhido. Depois que ficar forte em um nicho, use então toda a sua experiência e o seu conhecimento adquirido para escolher e ir dominar outro nicho. E boa sorte!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.