Como as mulheres decidem!

Publicado em 26 de julho de 2015

Hoje o foco será nas mulheres, especialmente no processo feminino de decisão. O conteúdo vem de uma entrevista dada pela PhD Therese Houston, autora do livro Como as mulheres decidem, em maio deste ano. O livro aponta dicas que favorecem as relações dos times de uma empresa (sejam líderes femininas com homens ou o inverso). A entrevistadora da seção IdeaCast, da HBR, foi a jornalista Sarah Carmichael. Como a entrevista é muito longa, vou reproduzir aquilo que, a meu critério, pode favorecer os Coaches leitores deste espaço nas suas relações com os clientes.

De início, Therese comenta sobre um problema intrínseco a toda tomada de decisão, que é o fato de não percebermos o quanto nossa visão é estreita. Isso acontece porque nós limitamos o campo de análise que nos leva à melhor decisão, ao invés de alargar a pesquisa. Em outras palavras, buscar novas possibilidades significa enfrentar diferentes opções sob outros pontos-de-vista. Therese exemplifica: pensar em mudar sua rotina de café matinal pode significar deixar os cereais e leite para experimentar chá com omeletes.

Uma boa regra para começar é tentar criar, pelo menos, três opções. É necessário fugir da armadilha da escolha binária típica da mente ocidental: isto ou aquilo, sim ou não; verdade ou mentira, e assim por diante. Por exemplo: devemos construir o novo parque de estacionamento da empresa? As primeiras três opções podem ser construir, criar uma política mais agressiva para estimular o transporte público ou fazer rodízio de funcionários trabalhando em casa. Cada uma das opções pode resolver o problema original e são diferentes entre si. E a qualidade da futura decisão crescerá à medida que houver a prática de pensar em mais opções.

Therese lembra que há muitas questões que influenciam a escolha da melhor decisão, a começar por uma dica: nunca decida algo quando estiver com fome, ou irá se arrepender. Da mesma forma, se estiver com sono, não adianta tentar vencer o cansaço decidindo rápido. Transfira tudo para depois e seu poder de escolha entre as opções será favorecido. Mas, Therese, e a tal diferença entre homens e mulheres do livro?

Na maior parte das vezes, os erros em decisões são derivados de opções não suficientes ou sem os cuidados de preparação pessoal, sendo isso igual nos homens e mulheres. As diferenças surgem em algo mais sutil: existe a percepção de que líderes homens são mais determinados, o que pode criar problemas para as mulheres. A saída é a mulher trocar o que remete a “ser determinada” pela opção em que se “mostra mais colaborativa”. Pesquisas evidenciaram que “prefeitas” são mais propensas a efetivar o orçamento municipal colaborativo que “prefeitos”. Ou seja, a mulher deve fazer o time praticar postura de colaboração.

Para terminar, Therese comenta da diferença fundamental entre a mulher “ser indecisa” ou “estar indecisa”, o que também vale para homens. Por várias razões, as pessoas passam por períodos de indecisão em momentos de crises pessoais, como doenças, divórcio, etc. A questão a ser superada é quando a indecisão é o padrão comum, em que a dica essencial é se perguntar: o que eu diria a uma pessoa muito querida se ela estivesse em meu lugar? Isso pode ajudar a ir superando o medo e permitindo melhor identificar as prioridades que cercam a decisão. Tudo estará embaralhado na sua cabeça, mas a prioridade aparecerá.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.