Como contribuir com as estratégias e táticas do cliente?

Publicado em 06 de outubro de 2015

Muita gente que se assume como Coach Executivo teve pouca (ou, às vezes, nenhuma) experiência real no mundo dos negócios. Não quero entrar aqui no mérito ou na competência (maior ou menor) de quem se enquadra nesse contexto, mas meu interesse é o de explorar algo que pode arrebentar com a reputação desse Coach: o não entendimento claro quando o cliente quiser tratar de planejamento estratégico ou planejamento tático para a empresa.

Se alguém for buscar em compêndios ou dicionários, de forma simplista encontrará como diferenças clássicas a questão temporal (o estratégico é de longo prazo; o tático é de médio prazo), a linha decisória (a estratégia é gerenciada pelos mais altos níveis, enquanto as táticas ficam com uma hierarquia média) e, ainda, o alcance dos planos, pois a estratégia envolve toda a empresa e a tática fica afinada a unidades e/ou departamentos. Claro que outras abordagens são sempre possíveis, mas essas já nos servem para mostrar que em um atendimento para o cliente executivo, que está com desafios estratégicos ou táticos, a capacidade de o Coach saber se localizar dentro do processo técnico-conceitual é da mais alta importância.

Imagine que seu cliente queira rever a estratégia do negócio para os próximos anos. Para isso, a equipe profissional estará desenvolvendo um processo de planejamento. Sabe o que pode acontecer e complicar a vida do Coach em sua relação com o cliente?

Alguns membros da equipe (mesmo até no alto nível hierárquico) podem manter foco no “como vamos fazer”, tentando definir caminhos de implantação antes mesmo de terem um plano integrado para a empresa. Outros ficam a questionar a própria construção do plano de longo prazo, porque não há caminho claro de como fazer as metas tornarem-se realidade. Os grandes estrategistas de empresas, de seu lado, olham para resultados bem ambiciosos (por vezes até assustadores), criando mobilização em torno de tecnologia e inovação às equipes.

O sucesso geralmente chega, com sustentabilidade, para aqueles que definiram um objetivo alcançável, porém nada fácil. Cria-se um ambiente de perseguição dos resultados com trabalho e fé, aqui sem conotação religiosa, mas com o sentido de acreditar, é a fé na capacidade de enfrentar e superar qualquer adversidade ao longo do caminho. Fé de saber que a equipe tem o potencial de criar coisas maiores do que eles próprios até podem imaginar.

Aí então, vem outra questão, que é a do planejamento tático, uma faceta crítica da realização das metas estratégicas. Se as preocupações táticas entrarem no processo de planejamento estratégico cedo demais, isso pode gerar problemas. Muitas equipes ficam presas ao nível tático e perdem de vista o longo prazo, esquecendo que, para conseguir grandes resultados, uma das principais lições está em a empresa (e suas lideranças) saírem da zona de conforto.

Voltando ao ponto inicial deste artigo, como deve agir o Coach se perceber que o líder ou o gerente (o seu cliente, enfim) está deixando os aspectos táticos da organização impedirem que se busque níveis inexplorados? Se o planejamento não perseguir esses objetivos maiores, as empresas acabam jogando no nível do status quo. A lição é começar com a visão da empresa e depois entender a missão, definir as metas desafiadoras, obter o alinhamento com a equipe para, em seguida, concentrar-se em aspectos táticos.

Mudar os caminhos de alguém ou de uma empresa requer estratégia e tática, com foco e ação!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.