Como cultivar a tolerância?

Publicado em 22 de outubro de 2018

Estava sentada agora, lendo um livro que me fez refletir sobre o quanto podemos ser intolerantes com nós mesmos e, daí, sem perceber, acabamos sendo intolerantes com o outro. Vivemos num círculo vicioso, desejando ser mais legal, amigável… Mas aí alguém vem, fala alguma coisa, faz um comentário ou você lê ou ouve algo, e já se arma com três pedras na mão.

Tenho vivido isso diariamente, seja nas mensagens de WhatsApp, seja nas conversas diárias com o outro, seja na indiferença das pessoas. E a todo momento preciso prestar atenção aos meus pensamentos para evitar entrar num mar de autoconfabulações e me deixar sabotar, acreditando que o outro é ruim, que o mundo é ruim, que estão querendo me prejudicar, pois é dessa maneira que a maioria de nós vive na atualidade. Vivemos numa total intolerância e isso nos desgasta, nos deixa ansiosos, com raiva, e muitas vezes não percebemos que essa raiva, na verdade, está escondendo uma profunda tristeza e dor.

Vivemos numa sociedade na qual se busca ser feliz de fora para dentro; conseguimos isso em algumas situações e não percebemos que a felicidade está, na realidade, dentro de nós e que temos a capacidade e a habilidade para cultivar uma reforma íntima. E o que é essa reforma íntima? É prestar atenção aos pensamentos, atitudes e comportamentos. Nosso ego (orgulho) fala mais alto do que tudo e não damos espaço para novos aprendizados e conhecimentos.

Algumas pessoas têm me dito que desejam alcançar tranquilidade e que por mais que tentem não conseguem. Perguntam como eu consigo me manter tranquila diante dos problemas e isso tem me feito refletir ainda mais. Eu digo que não é uma tarefa fácil, que é preciso muita perseverança e, acima de tudo, força de vontade. A todo momento somos instigados a sair do nosso centro. É importante acreditarmos que é possível alcançar essa tranquilidade e que podemos exercitar essa busca.

Uma das coisas que tenho feito ao longo desses anos é procurar me manter o mais presente possível em minhas interações com o outro, em minhas leituras, pensar sobre meus pensamentos, ser otimista com a vida. E uma coisa que me acompanha desde a tenra idade é que minha vida tem um propósito de ser.

Aprendi que tudo e todos estamos entrelaçados. Por mais que o outro acredite que não me conhece, que pode me ignorar e não dar atenção, consigo perceber a ligação que existe entre mim e toda a humanidade, pois estamos unificados em nossa humanidade.

Podemos exercitar nossa humanidade na medida que exercitamos o PERMA, acrônimo criado por Martin Seligman, da Psicologia Positiva. Quando exercitado, podemos aumentar nossa felicidade e, com isso, aumentar mais nossa satisfação com a vida. O PERMA está diretamente ligado às seis virtudes humanas: sabedoria, justiça, temperança, transcendência, coragem e humanidade. Perceba que a humanidade é uma dessas grandes virtudes.

  • P – Positive Emotions ou Emoções Positivas, é buscar apreciar a beleza nas pequenas coisas, é ser grato todos os dias pelo que você já tem ou recebe diariamente; é celebrar as pequenas conquistas, perceber em seu corpo sensações positivas, viver o presente, o aqui e o agora e com isso alcançar o bem-estar.
  • E - Engajement – Engajamento, é buscar estar 100% presente no que faz; é estar focado, desafiar-se de acordo com suas habilidades. Isso trará motivação interna para seguir em frente.
  • R - Relationship – Relacionamentos, é buscar conquistar e manter pessoas, criar uma rede de segurança e proteção, dar sua parte de contribuição, seja qual for, para a sociedade. As relações são importantes na vida. Por mais que alguns acreditem viver sozinhos, nascemos para viver em comunidade. O outro contribui para que possamos crescer, evoluir e aprender.
  • M - Meaning – Significado, é buscar o que faz sentido na vida, é ter um propósito além de si mesmo, é a transcendência. Deixar vir à consciência o porquê de você estar neste mundo.
  • A - Accomplishment – Realização, esta pode ser momentânea, resultado de objetivos alcançados, ou pode ser imbuída de sentido vivido em cada momento da vida.

Tudo isso está ligado a você se permitir fazer algo por si mesmo, independentemente de o outro fazer ou não. Precisamos ter consciência de que essa mudança, esse crescimento é única e exclusivamente para nós mesmos, independentemente de outro perceber ou não. Quando você puder olhar o outro como ele é e como ele pode ser, sem esperar que aquilo que você faz tenha impacto sobre ele, perceberá que cada um tem seu momento, sua hora para mudar e evoluir e daí poderá seguir em frente com tranquilidade e tolerância.

Evoluir em nossa humanidade é tarefa diária e de autoconhecimento.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.