Como é possível ampliar o valor do Coaching?

Publicado em 28 de julho de 2015

Hoje eu trago um ensaio muito interessante de um premiado estudioso dos caminhos do Coaching. Marshall Goldsmith, vencedor do prêmio internacional Thinkers50 Leadership, de 2011, é considerado um dos mais influentes pensadores do mundo e compartilha suas ideias sobre como Coaches e seus clientes podem melhorar a sua interação e, com isso, criar benefícios mútuos de aprendizagem. Ou seja, cada um tem a sua parte de responsabilidade para ambos atingirem os objetivos definidos e, simultaneamente, cada um contribui para que o outro tenha um gratificante aprendizado de vida.

Marshall comenta suas ideias com exemplos a partir de um caso em que trabalhou. Seu cliente era o principal executivo de uma empresa listada entre as Top 100 da revista Fortune, com mais de 40 mil empregados, a qual é parte de um conglomerado internacional com mais de 100 mil pessoas. A empresa foi dramaticamente afetada pelo ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque. Sem grande alarde, mas com certo orgulho, ele assume ter uma relação fora do comum com seus clientes ao deixar bem claro os termos de seu contrato.

A missão é sempre a de ajudar que seus clientes consigam uma mudança positiva em comportamento: para si, para as pessoas com que se relacionam e para seus times. O trabalho começa por determinar: Quem são as principais partes interessadas nos resultados do cliente e quais são os comportamentos-chave que o cliente quer mudar? A empresa pagará o trabalho se e somente se o cliente tiver alcançado o resultado desejado em resposta a essas duas perguntas. Certamente, dadas as condições contratuais e o fato de saber que será cobrado ao longo do processo, é necessário que o cliente aceite trabalhar com um Coach tão exigente.

Após um ano de trabalho com esse executivo e sua equipe, com entrevistas individuais e em grupo, Marshall resume alguns pontos de aprendizado em comum. A variável chave para determinar o sucesso do processo de Coaching não é o Coach, mas sim o cliente e a sua equipe. São eles que precisam enfrentar e superar as crises e problemas, em meio a um ambiente desafiador mas, apesar disso, alcançando resultados excelentes na construção das relações internas. O grupo mostrou ao Coach que vale a pena trabalhar com pessoas que se importam e se aplicam em mudar, pois isso representa a nova vida esperada por todos eles.

Depois, a verdadeira mudança a longo prazo requer disciplina sobre o tempo e a gestão de processos. Uma falsa premissa no desenvolvimento da liderança é que se as pessoas entendem de seu negócio elas irão fazer o que for preciso. Se isso fosse verdade,todos aqueles que compreendem a importância de uma boa dieta estariam em forma. Cada cliente é inteligente e sabem o que devem fazer para alcançar o seu objetivo, mas muitas vezes falta a disciplina para agir. Isso lembra algo presente no cotidiano de nossas empresas?

Ao envolver os membros da equipe e os principais interessados (gerentes, subordinados e alguns formadores de opinião), o valor agregado do processo de Coaching pode ser muito amplificado, até exponencialmente. Uma lição importante está em sempre perguntar: Há qualquer pessoa ou ideia de que precisamos para avançar? Não só o cliente muda para melhor, mas todos em torno dele também ficam melhores. E a equipe então se aplica a estender aos colegas mais oportunidades de construir parcerias e aumentar a sinergia.

E se está aí o sucesso na visão de quem contrata o Coach, para este não há satisfação maior do que ver o seu esforço plenamente recompensado com o objetivo alcançado pelo cliente.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.