Como enfrentar melhor os seus desafios!

publicado em 17 de fevereiro de 2015

A publicação Harvard Business Review, de 06/02/2015, divulgou interessante artigo de dois professores americanos: Oslen Ayduk, da Universidade California Berkeley, e Ethan Kross, da Universidade de Michigan.​ Ambos militam na área de Psicologia, com foco em Emoções, Autocontrole e Processos Cognitivos. No estudo, os cientistas abordam algo que faz parte do cotidiano de qualquer Coach, ou seja, como manter-se racional e não se deixar abalar emocionalmente perante um cliente.

Para eles, algumas pessoas parecem ter a habilidade incrível de manter a racionalidade, não importa o que aconteça. São capazes de tomar boas decisões, enquanto outras desperdiçam energia ao entrar em pânico quanto às próximas tarefas a realizar ou, então, ficar sofrendo diante das próprias falhas. O curioso é que esses seres racionais parecem estar sempre dominando a cena, enquanto os demais ficam presos a velhos hábitos e formas de pensar.  O abismo entre os dois tipos parece intransponível.

Na realidade, a barreira pode ser removida através de simples mudança lingüística. E está na forma de como falar silenciosamente consigo mesmo, como fazemos com frequência, especialmente quando diante de um desafio enorme. Você diz "Como faço isso"? Pois os autores sugerem que diga, a si mesmo, "Como você, (seu nome), pode fazer isso?”. Eles citaram o Prémio Nobel Malala Yousafzai, que comentou o uso da última abordagem, quando convidada a contar como se sentiu após descobrir que estava na lista de alvos talibãs. Ela imaginou que, se atacada, buscaria responder a pergunta: “Se um talibã vier, o que você fará, Malala?". E a resposta foi: “Malala, basta pegar o sapato e acertá-lo”.

Os dois autores do artigo, junto com outros sete colegas, desenvolveram essa questão em uma série de experimentos. Descobriram que as pessoas passam a refletir sobre as experiências emocionais, de forma mais intensa, quando usam seus próprios nomes, ao invés de pronomes como "você", "ele" ou "ela". As pessoas passam a controlar melhor os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Os pesquisadores ficaram muito impressionados como a simples mudança de linguagem pode produzir efeitos tão potentes nas pessoas. Os resultados são apenas a pequena parte de um universo muito maior nas pesquisas sobre o poder da autoreflexão, como caminho de conversar consigo mesmo. Não é só o “pensar e refletir”, mas é o “falar e ouvir”. No caso de um Coach que está atendendo seu cliente, eis aí a sugestão que pode contribuir para levá-lo ao controle das emoções e à razão mais sensata.

O melhor é que os efeitos dessa auto-conversação se prestam a situações em tempo real, ou seja, quando você está executando uma tarefa ou processo de interação com terceiros, a substituição do pronome pelo seu verdadeiro nome pode ser feita rapidamente e os resultados serão surpreendentes.

Que tal começar a exercitar a dica em sua casa e, quando com o seu cliente, ensiná-lo sobre isso?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.