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Como Inovar na Gestão para Resultados?

Inovar não quer dizer investir apenas em novas tecnologias, é montar estratégia e ambiente em busca de um novo comportamento, é buscar novas formas de olhar o que já existe, é fazer a mesma coisa de forma diferente.

Inovar em qualquer segmento não quer dizer investir apenas em novas tecnologias, é principalmente montar uma estratégia e um ambiente interno em busca de um comportamento e da imagem inovadora. INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, é fazer a mesma coisa de forma diferente. Inovação nesses últimos anos tem sido também o principal motivo para a transformação na Gestão e na área de Recursos Humanos nas Empresas com o desenvolvimento de contextos organizacionais que fomentam a criatividade e a inovação nos colaboradores.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso grandes investimentos para inovar ou só as grandes empresas podem pensar ou implantar métodos nesse sentido, muito pelo contrário, a inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal. Porém, boa parte dos profissionais e empresas está perdida com relação à Inovação, pensa que faz, mas os clientes e os próprios colaboradores não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito, porque, o que e como devem efetivamente inovar.

Mas vamos ao ponto, começar por onde? Todos os negócios e segmentos têm problemas que precisam ser resolvidos e a inovação pode e deve ser aplicada em produtos, em serviços, em processos, em tecnologia, no marketing e até no organizacional nas empresas.

Os negócios tradicionais quando querem inovar, pensam da seguinte forma: O QUE vamos fazer?, COMO vamos fazer? e POR QUE vamos fazer?; Já os negócios modernos e inovadores pensam exatamente ao contrário: Primeiro vem o POR QUE precisamos fazer?, depois pensam COMO vamos implementar? e finalmente: o O QUE deve ser feito?. Parece óbvio, mas não é!  Para ser diferente e inovador no mercado, é preciso respostas para estas perguntas, nesta ordem! Sabe por que? porque as pessoas não compram somente o que você faz mas o porquê você faz, incluindo os colaboradores do seu negócio.

Fazer com que a sua imagem seja colocada de uma forma inovadora onde os clientes e seus colaboradores tenham uma real percepção de valor agregado, esse é o ponto. As Pessoas são impactadas e infectadas hoje em dia por inovação e não compram mais apenas produtos e serviços bons e baratos, compram também por experiências de compra e de marcas. (suas e de amigos).

Porém, deve-se ter cuidado com as barreiras organizacionais internas que desencorajam o esforço de desafiar o óbvio, criam resistência às mudanças, cultiva o medo do risco, alimentam as picuinhas burocráticas, provocam a falta de gratificação aos inovadores, inibem os gerentes capazes de desencavar e implementar ideias novas.  A inovação por conta dessa dificuldade passa também pelo novo processo de recrutamento e seleção nas organizações que pode ajudar com sangue novo e nova visão na solução deste entrave e problema.  Alguns pontos importantes na seleção do perfil dos contratados, como: Contratar Empreendedores; Contratar pessoas infectadas com a marca da empresa; Brilho nos olhos e que realmente tem vontade de ser e acontecer; Pessoas criativas e com desenvoltura, além de técnica; Analisar comportamento Social (em Redes Sociais), pode mudar e encorajar o desenvolvimento do comportamento interno nas empresas.

Tendo um time de colaboradores com o perfil inovador, a Gestão para ter resultados efetivos também tem que pensar em produzir talentos e não consumir talentos, deve ampliar espaços onde os colaboradores possam produzir novas ideias lucrativas em todas as áreas, reconhecer quem são as pessoas genuinamente inovadoras e premiar, promover o menos EU e mais NÓS, abandonar o perfeccionismo exacerbado e claro, envolver todas as áreas da empresa.

O fato é que estamos vivendo uma Evolução Social (De Pessoas para Pessoas) e Inovar é um requisito fundamental para navegar neste oceano e no novo cenário que se apresenta onde as pessoas estão conectadas e se comunicando o tempo todo, a boa notícia é que para isso, depende muito mais de boas ideias e criatividade, do que de recursos financeiros. O Capital necessário é o Intangível, aquele que não conseguimos ver ou pegar, estamos falando do Capital Intelectual.

É claro que o que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra. O Ponto que quero despertar é que para Inovar tem que primeiro que entender os porquês e os propósitos do seu negócio e depois alternar na forma de pensar e gerir e por fim, implantar mudanças que efetivamente possam impactar e melhorar os processos internos, mudar a percepção de valor e principalmente a imagem do seu negócio no mercado.

Para aprofundar no assunto, minha sugestão é o método Design Thinking que ajuda no diagnóstico, planejamento e implementação de ações inovadoras.

Como resultado sua empresa terá um time unido que oferecem produtos e serviços de larga aceitação capazes de atrair novos clientes de outros mercados e principalmente um ambiente interno de pensadores, criativos e que torcem para o sucesso coletivo.

Pense nisso! @JoaoKepler

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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