Como meu temperamento influencia meu estilo de gestão?

Publicado em 01 de abril de 2019

Do latim, mistura de coisas em determinadas proporções, compleição. Os temperamentos vêm sendo estudados há muito tempo, desde os filósofos gregos. Rudolf Steiner, filósofo e cientista austríaco, ampliou a perspectiva sobre este tema e trouxe diversas contribuições que podem ser aplicadas a várias áreas de conhecimento.

Segundo a visão antroposófica do ser humano, o temperamento predominante se revela em nosso segundo setênio, entre os 7 e os 14 anos. Os temperamentos fazem parte de nossa constituição, de nossa corrente hereditária, por isso, conhecê-los nos ajuda a lidar com oportunidades e desafios de nossa jornada. Assim como tempero, é algo que nos diferencia. Você já se perguntou sobre como seu temperamento influencia seu modo de ser? Os temperamentos influenciam nossas ações, nosso jeito de ser mais primitivo.

Os temperamentos se distinguem entre:

  • Colérico: Toma iniciativa, comanda, lidera. Tende a buscar a imagem do herói. Está sempre movido a desafios;
  • Sanguíneo: Se destaca pela sociabilidade, pela interação entre si e o outro. Tem um estilo mais inovador, curioso, flexível;
  • Fleumático: Dificilmente se expõe e não tem pressa de expressar suas opiniões e ideias. É bom ouvinte, observador, busca mais o equilíbrio nas relações. Sempre amigável e simpático;
  • Melancólico: Normalmente mais restrito em seus relacionamentos, tem poucos amigos. Tende a se afastar de quem tem opiniões diferentes da sua. Busca profundidade e é extremamente leal.

Segundo estudos, temos um temperamento predominante e um secundário mais presente em nós, não temos um único temperamento, como que exclusivo. Rudolf Steiner também afirma que cada fase da vida tem a predominância de um dos 4 temperamentos, o que nos ajuda a encontrar o equilíbrio.

Entender as características predominantes de cada temperamento, também me ajudam no relacionamento com o time. Afinal, a perspectiva do outro é temperada a partir de sua lente e ela pode ser diferente da minha. Isto pode nos ajudar a entender como alocar melhor os colaboradores, em que tarefas nas quais seu temperamento é um diferencial. Por exemplo, temas que exigem pesquisa e detalhamento para um melancólico num relacionamento com o cliente sanguíneo. É claro que devemos tomar muito cuidado com os esteriótipos, mas os temperamentos podem ser um ótimo indicador de onde se encontra nossas potencialidades e de nosso time.

Há muitas ferramentas, inclusive gratuitas, que oferecem avaliações, mas acredito que nada substitua a observação e auto-observação na busca da consciência sobre si mesmo.

E você? Conhece seu temperamento predominante?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.