Como não ser confundido com qualquer coisa menos nobre!

Publicado em 08 de novembro de 2016

O título do artigo original em que me inspirei para esta postagem é um pouco mais rude. Mas eu quis suavizar para entender que o seu trabalho de Coaching, Treinamento, Consultoria ou Palestra não se deve parecer com mesmices ou mediocridades. Ou seja, tirando um aspecto escatológico do título original, o objetivo do artigo publicado pela International Coach Federation (autoria de Drew Edwards, um especialista em Coaching e Mentoring para Coaches e Mentores) é orientar o profissional a encontrar seu diferencial competitivo a partir de critérios de agregação de valor ao cliente.

O autor começa por comentar que, goste-se ou não da premissa, você é apenas mais um Coach, Instrutor, Consultor ou Palestrante. Mas deve pensar que é diferente e, mais importante, precisa convencer seu potencial cliente de que, além de diferente, você é o melhor para o caso que ele (ou ela) pretende enfrentar. Do lado dele (ou dela), a base de comparação mais óbvia estará no preço que será cobrado. Do seu lado, é fundamental haver a sua capacidade de mostrar que vale a pena ele (ou ela) contratar seus serviços.

Como fazer isso? Essa é a receita de Edwards em três estágios. O primeiro é integrar a sua personalidade ao seu processo de marketing. Parece simples, até é simples, mas a maioria dos profissionais fica com medo de se mostrar como efetivamente são, e eles acabam criando uma “personalidade de fachada”. Nasce um personagem que precisará ser representado, e o qual será, fatalmente, muito chato. Vale lembrar que muita gente faz o que você faz; porém, só você pode fazer o que você faz do seu jeito próprio e diferenciado. Portanto, injete sua personalidade em tudo que diz respeito a você e sua imagem. E se algum potencial cliente não gostar dessa realidade, para que se desgastar em trabalhar nessas condições?

Em segundo lugar, não fique preso a normas, padrões e práticas que os outros costumam desenvolver. Seja um pouco reacionário e fuja de um comportamento “médio” dos concorrentes. Em qualquer lugar, os espaços de Consultoria, Coaching, Mentoria e Palestras têm 20% de profissionais dominando 80% do mercado. Ou seja, os restantes 80% (os “médios”) são deixados a brigar pelos 20% miseráveis “restos”. Portanto, quebre padrões e se mostre diferente na maneira de abordar o cliente e de se mostrar diferente e melhor.

Finalizando, em terceiro lugar, se você quiser mais clientes, quiser cobrar taxas mais elevadas e subir a cadeia dominante do mercado (ou nicho) em que atua, um bom processo de marketing é essencial. Mesmo o melhor profissional de Consultoria, Coaching, Mentoria e Palestras não pode abrir mão de saber gerar notícias, motivar a procura por seu nome, saber onde estão os seus clientes-alvo e a forma de abordá-los convenientemente. E, sem dúvida, saber como criar e demonstrar seus diferenciais.

Para Edwards, quem souber entender bem o processo de marketing para seu benefício é quem vai dominar o mercado (ou nicho). Ele ainda afirma que alguém pode ser o melhor e mais capacitado Coach, Instrutor, Mentor ou Palestrante, mas nunca vai sair do nível médio para usar as suas habilidades, a menos que também tenha um nível superior e diferenciado para saber vender essas suas habilidades...

Pense nisso, capacite-se bem, organize seu marketing pessoal e... mãos à obra. Corra atrás do seu cliente!







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Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




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