fbpx

Como se Realizar na Vida Familiar!

Uma das únicas exceções no livre arbítrio da vida é a questão da família que nascemos. Não escolhemos o lugar, a época e nem a família na hora de nosso nascimento. Por que viemos à vida na família que nascemos?

Julho é mês de férias para muitos, especialmente as crianças…

Tempo de visitar pais e parentes, viajar e conviver mais com filhos. Parece uma organização não solicitada para investirmos mais tempo em nossa vida familiar.

Neste artigo, quero convidar você que nos acompanha para refletir como anda sua vida familiar.

Talvez uma das únicas exceções no livre arbítrio de nossa vida é a questão da família que nascemos. Não escolhemos o lugar, a época e nem a família na hora de nosso nascimento, pelo menos sem considerar nenhuma crença religiosa ou estudo espiritual. E ai, fica uma pergunta poderosa: por que viemos à vida na família que nascemos? Boa pergunta, não?

Porém, mais do que ajudar a responder esta pergunta, se é que tem resposta, quero ajudar você a refletir e encontrar satisfação com o que tem feito junto à sua família. Pode até parecer trivial, mas a verdade é que na correria do dia a dia, com a quantidade enorme de estímulos e informações que recebemos atualmente, e os desafios profissionais que enfrentamos, muitos de nós acabamos nos distanciando de nossos familiares ou até convivemos de forma conflituosa, sem tempo para curtir aqueles que amamos e nos querem bem.

O que será que você pode fazer então para ter uma vida familiar saudável?

Pare um minuto e escreva pelo menos 2 atitudes que você poderia tomar para melhorar o relacionamento com sua família. É muito comum aparecer durante o processo de Coaching questões com a família, de simples desentendimentos, traições, a outras mais complexas. Já atendi cliente que gostaria de melhorar o relacionamento com a esposa, outra cliente queria se reaproximar do filho que mora no exterior e partiu brigado. Enfim, acredito que todos nós temos algo pra resolver em família e talvez, esta é minha opinião, uma das missões em nossa experiência terrena seja o exercício diário de convivermos com familiares…

Por experiência de processos de Coaching, sugiro para um bom relacionamento familiar:

  1. Reserve um tempo para diversão juntos – pode ser apenas um casal, uma família com filhos ou quem deseja melhorar o relacionamento com pais, reserve um horário em sua agenda semanal para fazer alguma atividade em família. Pode ser tomar café da manhã, almoço ou jantar pelo menos 1 dia da semana. Pode ser uma viagem apenas em um final de semana ou simplesmente ir ao cinema, teatro ou um show. Vale a pena e o propósito é passar momentos agradáveis juntos!
  2. Peça desculpas – Se existe algo que aprendi em meus relacionamentos é que inevitavelmente, mesmo sem querer, em algum momento vamos falar uma palavra imprópria, fazer algo que magoe ou ser indiferente quando o outro espera nossa compaixão. E ai, a palavra mágica que conserta tudo é “desculpe-me” ou “sinto muito”. Tenha certeza de que estas palavras evitarão muito sofrimento, brigas e lhe ajudarão manter a tão desejada harmonia no lar.

E ótima férias pra você, se for o caso, porque alguém tem que trabalhar… eu!

Riccardo Oliveira é Coach profissional, Palestrante e Autor com foco em liderança, vendas e carreira. Possui 25 anos de experiência como executivo e empresário, tendo vivência executiva em multinacionais de Tecnologia como Oracle e SAP. Foi sócio da rede de academias Companhia Athletica. Tendo certificado internacional de Coaching pelo Instituto IDHL/ASESCO, Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) e Certificação Internacional em Análise de Perfil Pessoal (DISC) pela Thomas International, atua como Coach há 5 anos conduzindo pessoas e empresas a produzirem em alta performance para resultados excelentes. Formado em Computação pela Universidade Mackenzie, é Pós-Graduado (MBA) em Marketing pela ESPM tendo feito Especialização em Finanças na Business School São Paulo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa