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Como se tornar influente no mundo Digital?

O que importa não é o número de seguidores, mas a quantidade de pessoas engajadas que replicam ou comentam o que você fala. Qual a imagem e percepção de valor que as pessoas e o mercado tem de você hoje?

Há uma mudança radical acontecendo, estamos vivenciando a necessidade de pensar em sustentabilidade, em inovação, em cultura, em capital intangível, na colaboração e no uso da tecnologia com um maior enfoque no indivíduo do que em qualquer momento da história. Todos os grandes Influenciadores da atualidade promovem e incentivam de alguma forma esses ideais.

Nunca houve um melhor momento para se tornar reconhecido como um influenciador no seu segmento ou em todo o mercado. A Internet é a responsável por ampliar o alcance das mensagens.

Mas atenção, ser influente não quer dizer ou ser confundido com popular ou popularidade, influenciar pessoas nos dias de hoje é baseado em comunicação, compartilhamento, engajamento, conhecimento e claro, na Relevância Social.  Portanto, o que importa não é o número de seguidores, mas a quantidade de pessoas engajadas que replicam ou comentam o que você fala.

Ou seja, para se tornar influente não importa apenas o número amigos que você acumula, ao contrário, a medição da influência é baseada no que você posta, no seu conteúdo e no impacto deles.  Não precisa ser uma celebridade, um político ou uma personalidade para ser considerado influente, qualquer um pode ser, desde que busque a assertividade entre a informação correta, no lugar certo, no canal adequado, com o timing e momento ideal e para as pessoas e audiência certas.

Partindo dessas premissas, deixo aqui 5 dicas para se tornar um ótimo influenciador:

  1. Inovação
    Uma qualidade que todos os Influentes possuem é que eles têm uma visão nova ou diferente em sua especialidade. É difícil se tornar um influenciador seguindo a mesma linha e ideias de todo mundo. É preciso ser visionário, formular suas próprias teses, ter uma boa argumentação e posicionamento sólido sobre os assuntos, iniciar movimentos, criar hashtags atuantes, promover um impacto real, fazendo a diferença em um mercado já existente, criar ou apoiar soluções para problemas.
  2. Comportamento
    Os influenciadores têm uma forma de interagir com seus seguidores que reforça a sua autoridade percebida e marca pessoal dentro do seu segmento. Eles mostram de alguma forma, conhecimento, assertividade, credibilidade e coerência. São formadores de opinião, não tem medo de serem copiados e geralmente são apaixonados pelo que fazem.  Passam uma imagem positiva, atentos aos sentimentos dos outros e a percepção de agregar valor para a vida e para os negócios das pessoas. Mas atenção, cuide para que suas atitudes não testemunhem contra você. O exemplo influencia mais do que as palavras!
  3. Promover a suas ideias e fazer curadoria
    A melhor maneira de influenciar um grande grupo de pessoas é começar a promover as suas ideias. Escrever artigos, trabalhar os seus perfis nas Redes Sociais. Criar uma comunidade para começar a testar as suas ideias e receber feedback. Minerar dados,  informações e conteúdo, fazer curadoria e repassar aos seus seguidores. Desenvolver uma audiência é algo que cada influenciador deve dominar.
  4. Mantenha-se no topo da indústria de notícias.
    Os melhores influenciadores tem que se tornar fonte. Para isso precisa saber tudo o que está acontecendo em seu mercado e manter-se atualizado, mesmo quando já alcançou o status de grande influenciador. Se relacionar com mais pessoas, seguir outros influenciadores, frequentar eventos e ser acessível. Saber sobre o seu mercado irá ajudá-lo a formular planos para se manter influente e no topo.
  5. Mantenha relacionamento com outras pessoas influentes
    Siga e mantenha contato com pessoas influentes. Comente e compartilhe conteúdo de influenciadores no seu seguimento, tente criar um relacionamento, afinidade, sinergia e reciprocidade. A ideia aqui não é puxar o saco, mas criar um ambiente de persuasão (no bom sentido) onde você possa ser notado e ter sua mensagem e bom conteúdo (se tiver obviamente), também compartilhada e impulsionada por eles.

O exercício principal além dessas dicas que tem que fazer para ser influente é: Qual a imagem e percepção de valor que as pessoas e o mercado tem de você hoje? Tente descobrir isso para saber ajustar a sua postura.

Pois bem, o influenciador é alguém que passa informações, insights e opiniões que são levados em consideração por quem recebe aquele conteúdo em meio a tantos posts e mensagens publicadas diariamente, é uma voz que se destaca na multidão. Resumindo, saber despertar a paixão nos outros, entusiasmar e envolver sem esquecer a ética e a boa conduta.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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