Como utilizar a Inteligência Emocional no Trabalho

Publicado em 17 de outubro de 2018

Ultimamente temos ouvido falar com tanta frequência de Inteligência Emocional que não estranharia se você se perguntasse: Como consigo utilizar a Inteligência Emocional no Trabalho?

Já ouvimos falar que a Inteligência Emocional é importante para se estabelecer uma base de negociação eficiente, mas também já ouvimos que a Inteligência Emocional é a bola da vez, um novo modismo organizacional.

Nos livros sobre o tema encontramos que “Inteligência Emocional é a habilidade de compreender, de perceber e administrar as emoções e sentimentos”.

Ultimamente tenho percebido que, com a finalidade de melhorar a minha Inteligência Emocional para ministrar meus treinamentos, preciso continuamente analisar e aprimorar algumas habilidades. A principio senti uma resistência natural a elas, mas aos poucos observei que era condição essencial para ter uma boa comunicação e conseguir falar sobre um assunto, até quando o tema era Inteligência Emocional.

Em meus workshops costumo mostrar que, principalmente, posso utilizar a Inteligência Emocional no trabalho nos seguintes aspectos:

ESTAR FOCADO: Aprender a separar as emoções. Algumas vezes nossos sentimentos vêm pelas primeiras evidências, mas não por aquilo que é fundamental. Veja este exemplo: Seu filho prometeu chegar em casa em um determinado horário que já passou há algum tempo. À medida que o tempo vai passando a sua ira vai aumentando e quando ele chega, você extravasa todo seu nervosismo. Qual é a emoção predominante, porém camuflada neste caso? Claro que a sua preocupação, era que algo de pior tivesse acontecido e não por ele ter desobedecido algo combinado, mesmo que no calor da “bronca” você tenha utilizado este argumento. Saber separar as emoções é muito importante. Saber identificar as emoções ajuda também você estar focado naquilo que realmente interessa.

AUTOCONHECIMENTO: Quando eu não conheço a mim mesmo, fica muito mais difícil conhecer as pessoas com quem me relaciono na vida pessoal ou profissional. Se eu tenho um bom conhecimento das minhas emoções, de meus pontos fortes e fracos, eu terei mais segurança em perguntar quando uma situação não está muito clara para mim, sem me deixar influenciar por pré-julgamentos ou opiniões equivocadas.

EMPATIA: Muitas vezes no comando de uma equipe, ou mesmo em uma conversa com algum funcionário, sentimos que a mensagem que estamos passando não está chegando ao seu destino. É importante que eu me coloque no lugar do(s) outro(s) para poder entender o que ele(s) está(ão) passando. Já vi casos de um excelente colaborador mostrar indiferença em uma reunião, como se sua cabeça estivesse muito longe. Como não era usual este comportamento, resolvi perguntar a sós, foi quando fiquei sabendo que sua mãe havia sido hospitalizada na noite anterior. Caso tivesse tomado uma atitude precipitada, poderia ter posto a perder a união da equipe. Neste caso, aconteceu com um excelente funcionário, mas poderia ter acontecido com qualquer outro e, se eu não procurasse entender o real motivo daquele comportamento, os danos seriam maiores.

PROATIVIDADE: uma Inteligência Emocional bem treinada resulta em autoconfiança, autocontrole e criatividade mais apurada. A proatividade de qualquer pessoa está diretamente ligada à autoconfiança e ao autocontrole, daí a importância de ter nossa Inteligência Emocional em constante desenvolvimento.

Inteligência Emocional não é um ponto de chegada, é uma viagem, é um processo que precisa estar constantemente em desenvolvimento. Talvez tenha chegado o momento de você começar a aprender em lugar de resistir.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.