Como você define as metas em Coaching?

Publicado em 19 de maio de 2015

Em um processo de Coaching há vários momentos críticos que exigem habilidade e experiência do Coach sendo que, para mim, um dos mais importantes está na definição das metas em conjunto com o cliente. Até porque, dependendo de cada caso, haverá a conjugação de metas de curtíssimo prazo com outras de curto e médio prazo, abrindo perspectivas para um futuro promissor que atenda as expectativas do Coachee.

E nesse contexto, como é que funciona a organização de ideias para a construção das metas?

Para começar, a meta não pode ser confundida com uma lista de tarefas a cumprir. Estabelecer a meta obriga que se tenha visão clara de qual a conquista a alcançar e como será o caminho a percorrer. Porém, algo que nem sempre é debatido entre o Coach e o cliente é entender muito bem em que (ou como) a meta definida irá gerar sentido e significado para a vida do Coachee. Escrever essa meta em bom português e tê-la exposta para lembrança frequente contribuirá para o sucesso.

A meta deve ser desafiadora e positiva, pois a sua conquista dará prazer e sentimento de vitória. A meta travestida de negação (deixar de fazer algo, por exemplo) precisa ser evitada, pois conquistar é ganhar, é avançar. E o fato de a meta ser desafiadora reforça o conceito de que sua conquista colocará o cotidiano do cliente em um novo e melhor patamar, com a conclusão do processo gerando sentimento de novos horizontes criados, sejam pessoais ou profissionais.

Ao olhar a meta escrita e em local visível, o cliente sentirá a importância do compromisso que assumiu consigo mesmo, do qual o Coach é participante e apoiador. Com isso, haverá a tendência à não procrastinação, ou seja, acabará aquela vontade de “empurrar os problemas e as dificuldades com a barriga”, em expressão bem popular. Tendo a meta baseada em o que, quando, onde e como, sem dúvida será mais fácil concretizá-la.

Porém, lembremos que o caminho será árduo e recursos materiais e de tempo são exigidos. Concretizar uma meta é sinônimo de construir uma transformação, com os devidos cuidados de se avaliar os impactos que isso possa gerar em outras pessoas. O que nos leva a entender que a meta “egoísta”, sem pensar no entorno do cliente, pode trazer problemas inesperados. Se o cliente quer mesmo enfrentar essa possibilidade, isso deve estar bem consciente.

Um trabalho fundamental do Coach, quando definida a meta, é ajustar com o cliente quais serão os indicadores de resultados e como eles serão medidos. Certamente, haverá potencialmente indicadores que são qualitativos, mas alguma métrica é importante para que a meta seja avaliada ao final do processo (Foi ou não alcançada? Em que dimensão?). De qualquer forma, a evolução do cliente sempre terá no feedback do Coach uma adequada linha de acompanhamento.

Agora, Coach e cliente passam a trabalhar com foco e, espera-se, com dedicação e harmonia. Mas o que fazer se, por circunstâncias inesperadas, houver algum tipo de impacto no planejamento para se chegar à meta? Cabe então avaliar com cautela o que aconteceu, repensar todo o cenário e ajustar para uma nova meta. Nunca fazer isso porque houve falta de dedicação ou de aplicação do cliente. Mas sempre dar atenção quando a dinâmica da vida se fizer presente e trouxer uma combinação inesperada de circunstâncias.

Rever a meta não é pecado; pecado é rever a meta apenas porque ela não foi alcançada.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.