Como você faz a gestão de seu tempo?

Publicado em 17 de setembro de 2018

Um dos temas bastante recorrentes durante um processo de Coaching refere-se à gestão do tempo e como, de certo modo, isso impacta nossa produtividade e o estabelecimento de novos hábitos e comportamentos.

Algumas referências mencionam que o desenvolvimento de novos hábitos requer uma prática de, no mínimo, 28 dias; outras, ainda mais. O fato é que, sem foco ao que desejamos mudar, fica mais difícil tornar o desejo uma realidade. Neste sentido, a famosa expressão  ‘não tenho tempo’ revela-se uma grande vilã.

Mas será que, realmente, não temos tempo? Ou nos falta priorizar o que, de fato,  é importante?

Há algum tempo busco praticar a matriz do tempo proposta por Stephen Cover em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Nessa matriz, Stephen sugere que organizemos nossas tarefas seguindo os seguintes critérios:

  • Urgente + Importante: aquelas tarefas que acrescentam valor e resultado e são de solução imediata. Por exemplo: crises, datas comprometidas, problemas de Saúde;

  • Não Urgente + Importante: aquilo que não é possível resolver imediatamente, mas acrescenta valor e resultado. Por exemplo: metas e planejamento, desenvolvimento pessoal e profissional, identificação de oportunidades, desenvolver relacionamentos, lazer;

  • Urgente + Não Importante: é possível resolver a tarefa imediatamente, mas não acrescentará valor. Por exemplo: interrupções, telefonemas, mensagens/relatórios não significativos, atividades populares, questões urgentes próximas;

  • Não Urgente + Não Importante: este é o grupo das tarefas que não acrescentam valor e não geram resultado imediato. Por exemplo: distrações, detalhes desnecessários, atividades agradáveis e inúteis, pequenas tarefas, troca de mensagens irrelevantes, conversas desnecessárias e improdutivas;

A partir dessas considerações, é claro, é importante tomar decisões de delegação sobre aquilo que outros podem resolver por você, além de  conscientizar-se sobre o que necessita realmente de sua atenção. É essencial lembrar que: o que não era urgente, passará a ser se eu não tiver me planejado. E quando isso vira uma bola de neve, realmente, a sensação é a de que ‘não tenho tempo’.

E você? Como tem administrado seu tempo? Sua atenção está voltada realmente para o que é importante? Ou as distrações têm dominado sua rotina. Mudar hábitos e adquirir novas competências requerem nossa atenção e foco. Não se deixe distrair!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.