Conciliar Maternidade e Carreira – Desafio Constante

Publicado em 03 de outubro de 2018

Com apoio do Great Place to Work.

Maternidade e trabalho sempre será uma pauta importante, pois cada vez mais mulheres integram o mercado de trabalho, buscando autonomia e independência.

Vejo a tendência de mulheres questionarem a continuidade na vida executiva da maneira como ela está, hoje, nas organizações. São mulheres inteligentíssimas, com sólida formação acadêmica e bem-sucedidas em suas áreas de atuação, porém em um momento especial da vida, a maternidade, e esse fato tem gerado fortes reflexões sobre a continuidade da carreira nesses moldes.

Essas mulheres não pensam em parar de trabalhar, até porque a satisfação da conquista e autonomia financeira lhes são muito gratificantes também. A verdade é que o movimento é muito mais pela busca do equilíbrio do que pelo abandono de um papel em detrimento do outro.

O mundo precisa de mães presentes e, culturalmente, são elas que cuidam da família inteira, dos filhos, do marido e dos pais. Isso causa enorme sobrecarga, mas o fato parece não ser levado em consideração ou é visto de canto de olho pelas organizações. Para a mulher ascender na carreira, ela precisa agir de maneira muito masculina, abrindo mão de outros papéis, e se dedicar só à performance profissional. Isso não é mais suficiente.

Apesar do preconceito que ainda existe em relação à maternidade quando se trata de mercado de trabalho, algumas empresas pensam no valor da força da mulher e principalmente das mães, que estão comprometidas em oferecer o melhor para o futuro dos seus filhos, mas ainda há muito o que evoluir nesse campo.

Em 2017, o Great Place to Work® é a única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança, selecionou as 150 melhores empresas para trabalhar e com base nos dados enviados por essas empresas, foi gerado um estudo sobre maternidade nas organizações. Em abril de 2018, abriram duas enquetes no portal (www.gptw.com.br) perguntando sobre boas práticas relacionadas ao tema e obtiveram a participação de 391 respondentes.

Análise sobre os Indicadores e Práticas para a Maternidade nas Organizações

Infelizmente, por um lado, ainda há 47% de empresas que não apresenta nenhum benefício especial aos pais e mães. Por outro lado, temos empresas bastante preocupadas com essa questão, concedendo creches e ajuda de custo para a educação dos filhos nos primeiros anos de vida. Há também 8% de pessoas que podem escolher qual serviço receber. Porém, é complicado o fato de que algumas empresas concedam esse benefício apenas para as mães, não incluindo os pais, trazendo sobrecarga de responsabilidade para a funcionária mãe.

Programas exclusivos para pais e mães que as organizações oferecem

O benefício mais comum citado pelos respondentes, visitantes do portal GPTW, é a flexibilidade de horário para os pais (40%), principalmente mães (24% do total). É possível observar também que as pessoas contam com curso de gestante (7%), sala de amamentação (6%), treinamentos para pais (3%) e até Coaching para a licença maternidade (3%). No entanto, ainda há 41% de empresas que não apresenta nenhum programa exclusivo para pais e mães.

As organizações, de forma geral, estão com tendência a atender bem às funcionárias que são mães, e conseguem ser ainda melhores quando se observa as práticas das empresas premiadas. São empresas que cumprem além do que é estabelecido pela lei, e também surpreendem com práticas que contribuem para o bem-estar familiar dos funcionários.

MAIS INFORMAÇÕES

www.vidaecarreira.com.br
www.greatplacetowork.com.br







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.