1. Quando o Coaching pode ser a solução para um momento difícil?
Se o momento difícil envolve determinados setores da empresa, problemas de gerenciamento, problemas de eficiência operacional, é interessante aplicar-se a técnica do Coaching, que tem como foco principal os resultados operacionais e profissionais, ligados diretamente ao ambiente de trabalho.
Se o momento difícil, porém, envolve o conjunto da empresa, problemas de liderança, baixa de motivação geral, é melhor aplicar-se a dinâmica do Mentoring pessoal, que tem como foco o desenvolvimento das pessoas como um todo, abrangendo os aspectos gerais de vida, incluindo os profissionais, ou então o Mentoring grupal das principais lideranças da organização, quando se fazem necessárias mudanças na cultura e aprofundamento e melhor aplicação da Missão e Visão da empresa.
2. Quais as situações em que o Coaching pode ser aplicado numa empresa? Quais são os casos mais comuns?
O Coaching destina-se a apoiar o desenvolvimento da carreira do profissional. É de suma importância quando a empresa quer investir mais fortemente em melhoria de qualidade e produtividade, e então há que dar apoios especiais principalmente às pessoas chaves.
Outro momento importante é quando algum colaborador entra em fase de perda de motivação, ou que precisa de um reforço especial no aperfeiçoamento de sua área de atuação.
3. Qual é o objetivo central do Coaching – aumentar a produtividade, melhorar os resultados financeiros?
O Coaching ajuda as pessoas a alcançar sua máxima capacidade, bem como ajuda as empresas a obterem melhores resultados de seu pessoal, resultados de ordem operacional, de produtividade, de mais valia. Busca dar incentivos, autoestima e valorização profissional.
O Mentoring, por sua vez, foca mais diretamente o desenvolvimento pessoal, a superação das amarras de ordem de personalidade e de caráter, a tomada de consciência da forma como a pessoa age nos relacionamentos interpessoais e grupais.
Também é de suma importância quando alguém que detém função de liderança entra em fase desistente, perde interesse pelo que faz. O Mentor então poderá estudar com esta pessoa o que está acontecendo com ela e ajudá-la a redirecionar seu foco de ação. Às vezes é necessário mesmo ajudá-la a repensar seu campo pessoal para além dos limites da empresa, ajudando-o a enfrentar problemas de ordem familiar, aberturas para novas perspectivas profissionais, problemas relativos a estudos, etc.
4. Quanto tempo leva, em média, para se aplicar o Coaching ou Mentoring numa empresa?
Isto é totalmente probabilístico. Às vezes uma só conversa é suficiente. Outras vezes há que dar continuidade a um programa de ação. Mas é importante que se ponha um limite, dependendo da área de abrangência do trabalho, a fim de não gerar dependência do coachee ou mentorado em relação a seu Coach ou Mentor.
Na visão do Instituto Holos de Qualidade, tanto Coaching, como o Mentoring podem ser aplicados simultaneamente, pois estão profundamente interconectados e são indissociáveis.
5. Qual é a importância do Feedback e Feedforward?
Evidentemente, o Feedback é de suma importância. Todo o processo de Coaching e Mentoring deve ser acompanhado do “Como você está indo? Como está se sentindo? Como foi da última vez? Quais as dificuldades? etc.” acompanhado ora por uma cobrança de metas propostas, ora de um reforço, etc. E cada sessão (reunião) deve terminar com o Feedforward, isto é, de uma proposta de ação a ser cumprida ou de um planejamento.
No site www.razaohumana.com.br lemos o seguinte sobre o Feedforward:
“Feedforward significa dar ideias e orientações para o profissional visando o aperfeiçoamento de competências. Os pilares de ações são o presente, o futuro e a positividade, focados em maximizar potencialidades. Enquanto o Feedback é mais usual em situações que já aconteceram, o Feedforward foca em melhorias na ação que estão ocorrendo agora e visando o futuro. Outra diferença é que a base das orientações está focada para auxiliar no afloramento do potencial e fortalezas das pessoas e partem de uma situação que correu bem e pode melhorar. Ao contrário do feedback, que no seu modo mais usual, está focado no resultado do desempenho e faz reorientação, na ação que aconteceu. Porém, no Feedforward o foco é valorizar as potencialidades, é fortalecer o que pode se tornar melhor e encorajar as pessoas a pensarem em como direcionar o futuro.”
Veja o quadro abaixo:
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