Confrontar significa ser seguro ou procurar segurança?

Publicado em 04 de julho de 2018

Na rubrica passada e nas seguintes irei abordar aqui semelhança entre tipos de personalidade e como poderemos distinguir mais facilmente cada uma delas no momento da identificação.

Todos nós podemos ser assertivos e até confrontadores quando é essencial defender as nossas razões. Muitas vezes fazemos isso por nos sentirmos seguros nas nossas decisões e outras porque não encontramos melhor forma de nos defendermos das nossas inseguranças.

Neste artigo em particular vou partilhar um pouco da perspectiva de dois perfis de personalidade que se confundem muito no momento da identificação porque muitas vezes os seus comportamentos se confundem com facilidade.

Falo em concreto de dois perfis de personalidade do Eneagrama, perfil tipo 6, o precavido e perfil tipo 8, o confrontador.

Bom, mesmo que você não conheça o Eneagrama, esta simples definição do perfil tipo 8 te fará concluir que o confronto é um comportamento natural para um perfil tipo 8. Mas na verdade não está só nessa tendência. Da mesma forma o perfil tipo 6 não tem grandes dificuldades em confrontar.

Naturalmente que se olharmos para o seu foco de atenção de qualquer um destes perfis encontraremos motivos mais que suficientes para esse confronto. O foco de atenção do perfil tipo 8, o confrontador, é o controle, a verdade e a justiça. E no caso do perfil tipo 6, o precavido, o foco está em sentir segurança e confiança. Esse conforto deixa muitas vezes as outras pessoas com menos segurança não sendo tão transparentes como desejariam no momento da comunicação. Ainda que o intuito seja transparência, a facilidade do confronto nem sempre facilita a comunicação mais aberta e espontânea.

Quais as semelhanças entre cada um destes perfis?

A mais natural dessas semelhanças é a capacidade natural de confrontar. Confrontar ideias, confrontar para compreender a opinião dos outros, confrontar para fazer valer a sua visão.

Na verdade, essa é uma capacidade que todos nós deveremos ter bem desenvolvida para que possamos definir e defender os nossos limites. Naturalmente que quando estas questões são levadas ao exagero elas desenvolvem vícios que nos levam a confrontar mesmo quando não necessitamos defender o que seja.

Um dos componentes mais marcantes de cada um destes perfis de personalidade é por isso a sua necessidade de controle. E o confronto dá uma aparente sensação de controle e segurança.

Independentemente das suas semelhanças, e como referi anteriormente os seus focos de atenção são bastante distintos.

Mas claro, numa fase inicial, nem sempre é fácil identificar esses focos de atenção para compreender a personalidade. É mais comum identificar comportamentos comuns do dia a dia.

Por isso, muitas vezes, pessoas de personalidade tipo 6 se confundem com personalidade tipo 8, preservando as suas dúvidas, de resto uma tendência natural da personalidade tipo 6.

Ainda assim, algo que acaba por ser relativamente simples compreender são os motivos que levam ao “confronto”. Ou seja, o que está por detrás do comportamento. No caso do perfil tipo 6 o confronto tem como finalidade conquistar certeza. O precavido procura garantir que as suas questões sejam clarificadas para que as suas dúvidas se apaziguem.

Já no caso do perfil tipo 8 a preocupação é de demonstrar força e controle nas suas opiniões e decisões. No fundo há igualmente uma procura de certeza. Da sua certeza. Porque a dúvida ou incerteza deixaria mais longe da sua “verdade”.

Numa fase inicial essas diferenças podem ser um bom suporte para a identificação do perfil de personalidade. Devem igualmente ser pontos de atenção para não deixar cair em tentação exercer demasiada energia de confronto.

Uma boa base de reflexão é que tanto um perfil como outro sentem mais necessidade de confrontar quanto maior forem as suas dúvidas e inseguranças. Confrontar significa mais frequentemente procurar segurança que estar seguro.

Descobre mais sobre ti e sobre os outros para que os teus relacionamentos sejam mais seguros e equilibrados.

Se não conhece a sua personalidade segundo o Eneagrama faça o nosso teste on-line gratuito e descubra mais sobre este código de transformação.

Faça seu teste GRÁTIS AQUI!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.