fbpx

A Criatividade: Vamos pensar fora da caixa?

O que lhe vem à mente quando você pensa em criatividade? Em geral as pessoas associam a criar algo novo, mirabolante, inusitado, mas acredite ela pode ser muito mais palpável do que imaginamos!

“As pessoas que vencem nesse mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (Bernard Shaw, filósofo)

O que lhe vem à mente quando você pensa em criatividade? Em geral as pessoas associam a criatividade com criar algo novo, mirabolante, inusitado. A palavra criatividade pode ser muito mais palpável do que imaginamos, basta colocar a palavra para andar e executar aquelas ideias simples que acabam ficando nos papeis de rascunho.

Já aconteceu com você ter uma ideia nova a respeito de algo, não colocar em ação e após algum tempo dar de cara com a sua ideia realizada por outra pessoa? Comigo aconteceu inúmeras vezes e todas as vezes me arrependi de ter deixado a ideia de lado e não ter colocado em ação. E já aconteceu também de eu precisar da criatividade num determinado momento para resolver algo importante e ela simplesmente não aparecer. Vai entender, não é mesmo?

A criatividade é um bichinho que precisa ser alimentado constantemente. Precisamos nutri-lo com humor, flexibilidade de pensamentos, momentos de lazer, alguma atividade artística também ajuda. Mas, não necessariamente precisamos focar em fazer algo específico para ter mais criatividade. Ela pode e deve ser exercitada no nosso dia a dia.

Recentemente li o livro “Sustentabilidade da alma” do querido amigo e palestrante Prof. Gretz. Num dos capítulos ele fala sobre a criatividade e dá dicas de como tê-la na vida. Gostei muito, pois são dicas práticas e totalmente possíveis de executar na rotina diária.

Compartilho com você, querido leitor, essas dicas:

  1. Olhe para o mundo com interesse e curiosidade, procurando aprender algo novo a cada dia;
  2. Escute, observe, esteja atento aos novos acontecimentos;
  3. Anote suas ideias, mesmo que pareçam absurdas e consulte suas anotações regularmente;
  4. Cante, dance e ria, sempre que puder;
  5. Encare os problemas como algo interessante a ser solucionado;
  6. Caso queria saber algo, pergunte ou pesquise; não se contente em não saber;
  7. Assista eventos artísticos sempre que possível;
  8. Leia bons livros, sem limitar-se a um só tema;
  9. Nas férias, procure conhecer lugares novos;
  10. Preste atenção ao que dizem e fazem as crianças;
  11. Dialogue com pessoas de todas as idades e níveis culturais;
  12. Não fique preso a hábitos muito arraigados e mude sempre a maneira de fazer as coisas mais rotineiras;
  13. Dedique o maior tempo que puder ao que você mais gosta de fazer;
  14. Cuide diariamente do seu preparo físico, respeitando os limites do seu corpo;
  15. Imagine seu futuro e planeje a forma de alcançá-lo.

Que tal um desafio? Defina como meta colocar em ação durante esse ano alguma dica dessa lista. Tenho certeza que a sua criatividade estará bem nutrida e cada vez mais atuante na sua vida.

Uma semana de luz para todos nós!

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa