Crise “Ética”!

Publicado em 07 de setembro de 2015

Toda sociedade necessita e determina regras identificadas como adequadas para que as pessoas possam conviver em harmonia e, preferencialmente, crescer e se desenvolver enquanto humanidade. Em todo lugar do mundo, os habitantes precisam dessas leis de conduta, pois, paradoxalmente, os humanos ainda não apresentam totais condições psicológicas para conviver com a natureza e com seu semelhante de maneira equilibrada e em paz.

Mas e quando essas regras também não são suficientes para um bom convívio nesse planeta? E o que fazer quando algumas pessoas resolvem ignorar as leis e agir de acordo com sua própria vontade? Como lidar com isso, principalmente, quando essas atitudes lesam milhares de pessoas com poucas chances de defesa?

Pela história, parece que sempre foi assim: pessoas com maior poder e mais recursos financeiros, agindo de acordo com sua própria vontade, acima da lei, mas pensar que em pleno século vinte e um isso ainda acontece, é, no mínimo, frustrante.

Se na sociedade em geral a ética é extremamente necessária para viver (e sobreviver), no trabalho também o é! Ela – a ética - é fundamental para as relações entre as pessoas estabelecendo confiança, um requisito básico para qualquer que seja a relação, principalmente se for para negócios, desenvolver um produto, realizar um processo, e outros, onde cada uma das partes, depende do todo. Ética também é fundamental para o crescimento do profissional e sua ascensão na organização.

Alguns pontos importantes que todo profissional deve apresentar como base:

Honestidade: Falar a verdade, sempre! Não existe meio termo nesse quesito. O que é necessário para se colocar, é a maneira como o faz, ou seja, escolher o momento, a pessoa, e o modo certo para se posicionar.

Respeito: “Apesar de diferentes, somos todos iguais” – assim como pensamos e sentimos, o outro também pensa e sente. Respeito significa não causar dor ou sofrimento ao outro. Antes de falar ou fazer alguma coisa, é fundamental analisar as conseqüências.

Humildade: Consequência do respeito. Embora ainda haja hierarquia nas organizações (como em toda sociedade), a humildade está em respeitar a todos como seres humanos, antes dos cargos estabelecidos.

Compromisso e comprometimento: Se comprometeu, cumpra. Se não puder, negocie novo prazo. Jamais esperar o tempo final para apresentar uma desculpa.

Como ainda estamos aprimorando nossa “formação”, assuntos como esse são necessários. Toda empresa deveria, vez ou outra, criar eventos onde a ética fosse lembrada. Toda empresa deveria rever sua própria conduta perante a sociedade. Toda empresa deveria ter, para início, o profissional de Compliance – “estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos”. (JusBrasil- Michel Pereira de Lima).

Quem sabe um dia, profissionais para essa área não existirão mais. Quem sabe um dia artigos como esses não serão mais necessários.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.