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Crítica: Por que é tão difícil lidar?

Parece um peso nos ombros, uma voz na cabeça e uma sensação ruim que desejamos que vá embora logo... Mas ela não vai! Como então lidar corretamente e tirar proveito das críticas negativas a respeito do trabalho e das ações das pessoas?

Aconteceu comigo e sei que isso deve ter acontecido com você também: crítica. Fui criticado em uma das atividades que faço e, básico, me senti mal. Fiquei com uma sensação ruim de estar fazendo a coisa errada, de ter mostrado imperícia, falta de tato… sei lá. O sentimento ruim ficou por um tempo. E tenho certeza que você também já passou por isso (ou está passando neste exato momento).

Todos somos criticados. Se você nunca foi, te digo duas coisas:

  1. Este artigo não é para você;
  2. Tem certeza que nunca foi criticado mesmo?

Se você faz parte do time que recebe críticas, leia este artigo até o final.

Vamos falar aqui sobre como lidar corretamente e tirar proveito das críticas negativas a respeito do trabalho e ações das pessoas, e não daquelas construtivas e que só nos levam pra cima.

É como uma corrente no pé do fantasma. A crítica (ou o sofrimento que ela te causou) te persegue por onde você ande. Parece um peso nos ombros, uma voz na cabeça e uma sensação ruim que desejamos que vá embora logo! Mas, como boa crítica que se preze, ela não vai.

A situação basicamente é sempre a mesma: você desenvolveu seu trabalho e o colocou à mostra de alguma forma. Então, quando tudo ia bem, lá vem alguém te criticar negativamente. No início a gente até tenta disfarçar, mas não consegue. A crítica já nos pegou e, com ela, a avalanche de pensamentos e sentimentos.

E assim como o mau humor dos outros, a crítica tem uma cauda longa e leva algum tempo pra sumir da nossa frente.

Então, como aproveitá-la e chutar o balde?

Pessoas que criticam o trabalho de outras negativamente, às vezes, não estão em um momento bom das suas vidas, ou são negativas mesmo, ou só estão descarregando alguma angústia em cima de você.

As melhores formas de passar por cima das críticas like-a-boss são mudando seu ponto de vista a respeito delas próprias. “Como assim Rodrigo?”. Veja:

  1. Procure olhar a crítica com olho clínico: Toda crítica tem uma argumentação lógica (e que te tirou do eixo). Ótimo! Utilize essa argumentação para levantar dados e incrementar seu trabalho com novos tópicos que eliminam as objeções que foram trazidas à tona.
  2. Faça um feedback sanduíche com quem te criticou: Se puder, converse com quem te criticou para entender seu ponto de vista e dê um feedback legal pra essa pessoa. Isso vai mostrar que você está mais interessado em crescer do que se prender às críticas negativas que todos teremos que enfrentar no nosso dia a dia.
  3. Nunca tente agradar a todos: Se você tentar fazer isso, está fadado ao fracasso. Leve seu trabalho a sério e mostre sua mensagem e seu valor a todos por meio dele. Quem não gostar, que critique. Nem Jesus Cristo foi unânime.

Apesar do sentimento ruim que a crítica nos traz, só vamos conseguir evoluir por meio delas, afinal, se ninguém nos criticasse, o que seria de nós? Seres perfeitos (e iludidos)?

Até a próxima!

Rodrigo Pace Author
Rodrigo Pace tem mais de 17 anos de experiência profissional em TI, atuando como Consultor na Telefonica Vivo há mais de 10 anos. Certificado PMP. Coach especialista em Profissionais de TI, Escritor, Palestrante, Professor e Empreendedor Digital. É formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unesp e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Criador do projeto Desafio LinkedIn que já atendeu mais de 3.300 alunos gratuitamente proporcionando maior valor, resultados e visibilidade profissional para as pessoas dentro do LinkedIn.
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