“CSO” – Por onde andam?

Publicado em 18 de março de 2016

No Brasil, assim como em diversos outros países, a maioria dos políticos, executivos e profissionais das organizações (empresas, governos, ONGs, etc.), sequer ouviu falar do cargo de CSO – (Chief Spiritual Officer)

A natureza humana é maravilhosa. Nem tanto pela sua “perfeição”, mas mais pela sua complexidade. Somos seres ainda inimitáveis por qualquer tipo de máquina. Fisiologia, pensamentos, sentimentos, ações, reações, desejos, adaptação e crescimento. Esse nosso “aparelho” definitivamente é “mágico”.

Mas mesmo com esse emaranhado de “peças” interligadas em funcionamento, ainda apresentamos “defeitos” de toda natureza, principalmente, de comportamento.

Questões como a ganância, desejo intenso de poder, manipulação, falta de empatia, individualismo excessivo, e no pilar de todas essas características, o desejo de se dar bem a qualquer preço. Todas essas características tendem a favorecer poucos e a lesar muitos. Não contribuem para uma sociedade feliz e, ao contrario, causa sofrimento e dor para uma grande maioria.

Em nosso país, a situação que estamos vivendo, expõe um lado negativo do caráter de políticos e empresários de modo tão grotesco e abusivo, que chegamos a questionar de quem herdamos essa cultura? Por que não conseguimos evitar tais atitudes? Por que não conseguimos mudar e seguir modelos de países onde a qualidade de vida é significativamente melhor e mais saudável?

Nesse cenário, o CSO interessa para as organizações brasileiras?

O termo refere-se a uma posição de “guru espiritual”, ou seja, um “profissional que zele pela manutenção dos valores inegociáveis de uma organização”. Resumindo, é quem cuida dos valores éticos e da manutenção da cultura da empresa, além de “investir e cuidar das pessoas envolvidas na organização”.

Ken Blanchard, especialista em gestão, tem cooperado muito para que o termo CSO venha se destacando atualmente. Na opinião de Deni Belotti, ex-aluno de Blanchard no MBA da Califórnia State University e presidente da JCS Network, “faz-se cada vez mais necessário profissionais com essa função, para frear a ganância que afasta empresas de seus valores e propósitos.” (Exame.com – fev/2015)

O CSO é mentor dos líderes, busca manter o equilíbrio e o legado da organização, trabalha com os princípios da Missão, Visão e Valores e sai em busca da manutenção da cultura da organização.

Em outras palavras, tem a principal tarefa de fazer com que os profissionais sigam os princípios que movem os grupos para a integridade e o respeito do que o ser humano tem de mais precioso: sua dignidade.

Função das mais nobres. E por onde começamos? Acredito muito nas novas gerações. Talvez tenhamos que pagar o ônus para mostrar que precisamos mudar. Talvez tenhamos que sair da zona do conforto e conviver com a “escancarada falta de solidariedade e compaixão” de uma parte da nossa sociedade.

Utopia?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.