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Curiosidades do mundo do Coaching

Você já parou para pensar como os coaches usam seu tempo? A ICF promoveu um estudo para determinar os elementos mais importantes em compromissos de Coaching.

Caro(a) leitor(a), você já parou para pensar como os coaches usam seu tempo?

Há alguns anos a ICF promoveu um estudo em duas fases. A primeira fase foi uma análise qualitativa usando especialistas no assunto (SMEs) para determinar os elementos prováveis de uma prática de Coaching externa bem-sucedida e um programa interno de Coaching. Isto foi seguido por um levantamento quantitativo de 376 coaches externos e 110 coaches internos para avaliar o nível de importância de cada elemento e para validar os resultados no estudo qualitativo.

Tem havido muita pesquisa para determinar os elementos mais importantes em compromissos de Coaching. Esta pesquisa resultou em competências que orientam os programas de treinamento de coaches e informam os coaches na interação com os clientes. No entanto, as competências de Coaching são apenas parte de um trabalho de Coaching – exceto nos raros casos em que um coach tenha uma estrutura para fazer o marketing, agendar sessões e executar todas as tarefas administrativas associadas à sua atividade – e há pouca pesquisa sobre os outros elementos de uma prática de Coaching ou um programa interno de Coaching. O estudo promovido pela ICF é uma análise de trabalho que leva uma visão objetiva e rigorosa desses elementos para melhor determinar a importância desses deveres em práticas externas de Coaching e programas internos de Coaching.

Neste primeiro texto destaco as atividades do coach externo:

Para os coaches externos, o cliente está no centro de tudo o que eles fazem. Embora o envolvimento do cliente também seja uma alta prioridade para os coaches internos, parece que a parte mais importante do trabalho é obter o apoio dos superiores e garantir que o programa esteja alinhado com as metas e a estratégia da organização.

Vamos dar uma olhada em detalhes de escalas específicas para ver como cada grupo está administrando seu tempo.

Observando os dados da prática externa de Coaching, fica claro que os clientes e os trabalhos de Coaching são o foco. Coaches externos sentem que as práticas mais administrativas são menos importantes para seus negócios. Vemos a evidência disso a partir do alto nível de sessões individuais de Coaching e do acompanhamento do progresso do cliente como abaixo indicado e para citar algumas atividades mais frequentes, em ordem de importância.

  1. Realizar sessões individuais de Coaching;
  2. Acompanhar o progresso do cliente;
  3. Conduzir o processo;
  4. Finalizar o contrato do cliente;
  5. Agendar sessões de Coaching;
  6. Concluir o compromisso de Coaching;
  7. Realizar reuniões de alinhamento das partes interessadas;
  8. Condução da equipe (um grupo de pessoas trabalhando em direção a um objetivo comum) sessões de Coaching;
  9. Avaliações do cliente;
  10. Avaliar as avaliações sobre o cliente;
  11. Realizar entrevistas com os stakeholders do processo.

Mesmo quando se trata de funções administrativas, os coaches externos ainda estão focados nos clientes, preparando faturas de clientes e mantendo os registros das sessões com estes clientes.

  1. Preparar faturas de clientes;
  2. Manter registros do cliente;
  3. Processar correspondência comercial (por exemplo, e-mail, telefone, correio postal);
  4. Coletar contas a receber;
  5. Manter calendário pessoal;
  6. Manter documentos fiscais;
  7. Processar contas a pagar;
  8. Manter arquivos de negócios;
  9. Manter recursos de Coaching (por exemplo, biblioteca, arquivos eletrônicos);
  10. Manter presença on-line;
  11. Reconciliar contas de negócios;
  12. Revisar relatórios financeiros periódicos;
  13. Manter a organização e limpeza do local de trabalho;
  14. Gerenciar subcontratados e provedores de serviços;
  15. Preparar relatórios de despesas;
  16. Manter equipamento de escritório;
  17. Organizar viagens de negócios;
  18. Manter estoque de suprimentos de escritório.

Os coaches externos gostam de manter a clareza mental respeitando limites saudáveis e prática de mindfulness como por exemplo, dizer não, administrar o tempo além de:

  1. Manter práticas de atenção plena (por exemplo, ioga, caminhada, meditação);
  2. Manter a rotina de exercícios;
  3. Manter hábitos alimentares saudáveis;
  4. Desenvolver sistema de apoio pessoal (mentoria, supervisão e por vezes terapia);
  5. Praticar estratégias de gerenciamento de estresse;
  6. Manter passatempos pessoais;
  7. Consultar os profissionais de saúde (por exemplo, médicos, quiropráticos).

E como se manter atualizado? Os seguintes conhecimentos e habilidades, que desempenham um papel importante nos trabalhos de Coaching, foram classificados no estudo da ICF, como os mais importantes pelos coaches externos, ilustrando ainda mais que as práticas externas de Coaching são centradas no cliente:

  1. Inteligência emocional;
  2. As competências da ICF;
  3. Princípios de Coaching;
  4. Código de Ética da ICF;
  5. Escuta;
  6. Coaching e comunicação.

E agora caro(a) leitor(a) depois de ler nosso artigo, ainda acha que os coaches em atividade fazem pouco, têm baixo compromisso com o próprio desenvolvimento?

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Referências:

Louviere, J. J., Flynn, T. N.,  amp; Marley, A. A. J. (2015). Best-Worst Scaling: Theory, Methods and Applications. Cambridge: Cambridge University Press.

Norton, R. E. (1997). DACUM handbook (2nd ed.). Columbus, OH: The Ohio State University. Orme, B. (2009). Anchored scaling in MaxDiff using dual-response. Sequim, WA

Ovadia, S. (2004). Ratings and rankings: Reconsidering the structure of values and their measurement. International Journal of Social Research Methodology, 7(5), 403-414.

João Luiz Pasqual – Presidente da ICF Brasil, eleito para o triênio 2016/2018, atuando aqui como colunista representante e voluntário da ICF Brasil.

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É coach ICF – International Coaching Federation com a credencial Master Certified Coach (MCC), Mentor Coach pela inviteChange-USA e Accredited Coach Supervisor pela CSA – Coaching Supervision Academy – Londres. MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
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