Curiosidades do mundo do Coaching

Publicado em 08 de agosto de 2018

Caro(a) leitor(a), você já parou para pensar como os coaches usam seu tempo?

Há alguns anos a ICF promoveu um estudo em duas fases. A primeira fase foi uma análise qualitativa usando especialistas no assunto (SMEs) para determinar os elementos prováveis de uma prática de Coaching externa bem-sucedida e um programa interno de Coaching. Isto foi seguido por um levantamento quantitativo de 376 coaches externos e 110 coaches internos para avaliar o nível de importância de cada elemento e para validar os resultados no estudo qualitativo.

Tem havido muita pesquisa para determinar os elementos mais importantes em compromissos de Coaching. Esta pesquisa resultou em competências que orientam os programas de treinamento de coaches e informam os coaches na interação com os clientes. No entanto, as competências de Coaching são apenas parte de um trabalho de Coaching – exceto nos raros casos em que um coach tenha uma estrutura para fazer o marketing, agendar sessões e executar todas as tarefas administrativas associadas à sua atividade – e há pouca pesquisa sobre os outros elementos de uma prática de Coaching ou um programa interno de Coaching. O estudo promovido pela ICF é uma análise de trabalho que leva uma visão objetiva e rigorosa desses elementos para melhor determinar a importância desses deveres em práticas externas de Coaching e programas internos de Coaching.

Neste primeiro texto destaco as atividades do coach externo:

Para os coaches externos, o cliente está no centro de tudo o que eles fazem. Embora o envolvimento do cliente também seja uma alta prioridade para os coaches internos, parece que a parte mais importante do trabalho é obter o apoio dos superiores e garantir que o programa esteja alinhado com as metas e a estratégia da organização.

Vamos dar uma olhada em detalhes de escalas específicas para ver como cada grupo está administrando seu tempo.

Observando os dados da prática externa de Coaching, fica claro que os clientes e os trabalhos de Coaching são o foco. Coaches externos sentem que as práticas mais administrativas são menos importantes para seus negócios. Vemos a evidência disso a partir do alto nível de sessões individuais de Coaching e do acompanhamento do progresso do cliente como abaixo indicado e para citar algumas atividades mais frequentes, em ordem de importância.

  1. Realizar sessões individuais de Coaching;
  2. Acompanhar o progresso do cliente;
  3. Conduzir o processo;
  4. Finalizar o contrato do cliente;
  5. Agendar sessões de Coaching;
  6. Concluir o compromisso de Coaching;
  7. Realizar reuniões de alinhamento das partes interessadas;
  8. Condução da equipe (um grupo de pessoas trabalhando em direção a um objetivo comum) sessões de Coaching;
  9. Avaliações do cliente;
  10. Avaliar as avaliações sobre o cliente;
  11. Realizar entrevistas com os stakeholders do processo.

Mesmo quando se trata de funções administrativas, os coaches externos ainda estão focados nos clientes, preparando faturas de clientes e mantendo os registros das sessões com estes clientes.

  1. Preparar faturas de clientes;
  2. Manter registros do cliente;
  3. Processar correspondência comercial (por exemplo, e-mail, telefone, correio postal);
  4. Coletar contas a receber;
  5. Manter calendário pessoal;
  6. Manter documentos fiscais;
  7. Processar contas a pagar;
  8. Manter arquivos de negócios;
  9. Manter recursos de Coaching (por exemplo, biblioteca, arquivos eletrônicos);
  10. Manter presença on-line;
  11. Reconciliar contas de negócios;
  12. Revisar relatórios financeiros periódicos;
  13. Manter a organização e limpeza do local de trabalho;
  14. Gerenciar subcontratados e provedores de serviços;
  15. Preparar relatórios de despesas;
  16. Manter equipamento de escritório;
  17. Organizar viagens de negócios;
  18. Manter estoque de suprimentos de escritório.

Os coaches externos gostam de manter a clareza mental respeitando limites saudáveis e prática de mindfulness como por exemplo, dizer não, administrar o tempo além de:

  1. Manter práticas de atenção plena (por exemplo, ioga, caminhada, meditação);
  2. Manter a rotina de exercícios;
  3. Manter hábitos alimentares saudáveis;
  4. Desenvolver sistema de apoio pessoal (mentoria, supervisão e por vezes terapia);
  5. Praticar estratégias de gerenciamento de estresse;
  6. Manter passatempos pessoais;
  7. Consultar os profissionais de saúde (por exemplo, médicos, quiropráticos).

E como se manter atualizado? Os seguintes conhecimentos e habilidades, que desempenham um papel importante nos trabalhos de Coaching, foram classificados no estudo da ICF, como os mais importantes pelos coaches externos, ilustrando ainda mais que as práticas externas de Coaching são centradas no cliente:

  1. Inteligência emocional;
  2. As competências da ICF;
  3. Princípios de Coaching;
  4. Código de Ética da ICF;
  5. Escuta;
  6. Coaching e comunicação.

E agora caro(a) leitor(a) depois de ler nosso artigo, ainda acha que os coaches em atividade fazem pouco, têm baixo compromisso com o próprio desenvolvimento?

Deixe seu comentário.

Referências:

Louviere, J. J., Flynn, T. N., & Marley, A. A. J. (2015). Best-Worst Scaling: Theory, Methods and Applications. Cambridge: Cambridge University Press.

Norton, R. E. (1997). DACUM handbook (2nd ed.). Columbus, OH: The Ohio State University. Orme, B. (2009). Anchored scaling in MaxDiff using dual-response. Sequim, WA

Ovadia, S. (2004). Ratings and rankings: Reconsidering the structure of values and their measurement. International Journal of Social Research Methodology, 7(5), 403-414.

João Luiz Pasqual – Presidente da ICF Brasil, eleito para o triênio 2016/2018, atuando aqui como colunista representante e voluntário da ICF Brasil.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.