De Adolescente para Adolescente



Beatriz Alves Ensinas

Esta é a coluna de Beatriz Alves Ensinas, que abordará quinzenalmente assuntos relacionados ao cotidiano, pensamentos e experiências do adolescente. Com o objetivo de fazer reflexões e de crescer com o leitor por meio das respostas que serão enviadas pelas redes sociais posteriormente. “Você, adolescente como eu: Que aqui seja um lugar de debates, mas também de consensos.” (Beatriz Alves Ensinas)



Beatriz Alves Ensinas é estudante do Colégio Singular, adolescente, com 16 anos. Aqui ela propõe uma reflexão sobre assuntos que às vezes incomodam tanto ela quanto os demais adolescentes e lógico debater essas ideias, compartilhar experiências para que assim todos juntos, deem um passo para frente. Os assuntos poderão ser retomados e também escolhidos com a sugestão dos leitores em suas respostas pelas redes sociais. Em seu tempo livre, gosta de ir ao cinema, ficar com os amigos e ler algum livro, policial principalmente. Já cursou Música, porém não chegou a completar por causa dos estudos, mas seu violão a acompanha todos os dias. A música, a literatura e a matemática são algumas de suas paixões e não são fácies de lidar, se fossem não mereceriam ser chamadas de paixões. Que aqui seja um lugar de debates, mas também de consensos. Boa reflexão a todos.

Confira abaixo suas publicações:

O que aprendi no meu primeiro ano da faculdade

As pessoas. Todos os tipos de pessoas existentes. De todas as classes sociais, posições políticas e ideológicas, brancos, negros, histórias diferentes. E ter que lidar com as diferenças ou ficar sozinho no meio de uma multidão totalmente heterogênea.

publicado em 01 de dezembro de 2017

Ensino brasileiro e o desinteresse do adolescente (parte final)

No texto passado vimos os dois principais problemas estruturais da escola: a disposição dos assentos em fileiras e o método de avaliação. Nesse texto vamos abordar porque as matérias são desinteressantes e apontar possíveis soluções para isso.

publicado em 16 de junho de 2017

Ensino brasileiro e o desinteresse do adolescente (parte 1)

A escola, no modelo atual, tem muitos erros que desinteressam os adolescentes a permanecerem e aproveitarem, ao máximo, a instituição. Quais são as causas e como o adolescente lida com isso?

publicado em 19 de maio de 2017

A coragem de um adulto

Em partes, a função dos pais é sempre confortar sua prole. Assegurar, por meio de uma palavra tenra e de um abraço caloroso, que tudo está bem. A fim de fazer isso, precisam demonstrar força e segurança.

publicado em 05 de maio de 2017

Adolescente, faculdade, tecnologia e produção científica

Como o adolescente de hoje, super conectado com o digital, lida com a faculdade? Pergunte a um aluno do ensino médio qual faculdade ele quer fazer. Ele responderá com base no desejo profissional e não no desejo de conhecimento, a ideia original e principal da faculdade.

publicado em 21 de abril de 2017

Solidão, nossa companheira

Estar sozinho, ser apenas um, é aterrorizador e perigoso: não se sabe o que fazer, nem como e, talvez mais importante, nem o porquê. De fato, temos o desejo de se retornar ao paraíso que era a primeira infância: um amor incondicional, onipotente e simbiótico da mãe.

publicado em 07 de abril de 2017

O adolescente e o silêncio!

Já parou para pensar em como o silêncio nos incomoda? É no silêncio, mergulhados na nossa consciência, onde encontramos todos os nossos medos e ansiedades que acompanham a nossa situação de transição entre a infância e a vida adulta.

publicado em 24 de março de 2017

Um Estranho no Ninho

Joseph Campbell, em seu livro “A Jornada do Herói”, aborda que praticamente todas as histórias literárias, desde tempos imemoriais, seguem o mesmo roteiro. Há uma constância literária que também se aplica no mundo real: Todo aprendizado relevante pressupõe a saída da Zona de Conforto.

publicado em 10 de março de 2017

Brincar de “Gente Grande”

Crise existencial é aquele momento em que você questiona o seu papel nesse mundo, quem é você, quem você será ou quem você deveria ser. Com o aparente encurtamento do tempo, consequente da tecnologia, cada vez mais pessoas ficassem ansiosas e com conflitos existenciais.

publicado em 24 de fevereiro de 2017

A dor de decidir!

Haveria soluções para as angústias de decidir? Como lidar com nossa falta de diretrizes para aquilo que é realmente importante? Como lidar com tudo aquilo que não sabemos, nossa ignorância sobre o mundo, afinal?

publicado em 10 de fevereiro de 2017

Vícios

Há vícios que são menos julgados pela sociedade e, dependendo do caso, nem são vistos como vícios, mas sim como hábitos do homem moderno. Na verdade esses vícios têm o mesmo efeito psicológico de um vício qualquer: o prazer e a dependência.

publicado em 27 de janeiro de 2017

Pessimismo

Mesmo que estejamos preparados e cheios de virtude para lidar com tragédias, é inevitável que, de tempos em tempos, o mundo nos vença e nos deixe tristes. Contudo, devemos sempre evitar uma reação que nos incapacite, nos retire as forças e, em certo ponto, afete aqueles ao nosso redor.

publicado em 16 dezembro de 2016

A solidariedade no Facebook!

Achamos que compartilhar e escrever os famosos “textões no Facebook”, compartilhar imagens e mudar a foto de perfil em “solidariedade” quando ocorre uma tragédia é o suficiente, como se significasse algo ou estivéssemos fazendo a nossa parte ou a diferença. Será?

publicado em 02 dezembro de 2016

A qualidade do sexo

Dependendo da como é administrado, o remédio, a principal ferramenta da medicina, pode dar ou tirar a vida. A diferença entre a virtude e o vício reside na forma que usamos nossas ferramentas. É exatamente isto que ocorre com uma área essencial da vida de todo adulto: o sexo.

publicado em 18 de novembro de 2016

Texto dedicado à minha avó, Carolina Moretto!

Por que a leitura é tão importante na vida de qualquer pessoa? E por que a taxa de leitura é tão baixa entre os jovens? A leitura é um portal para sair desse mundo material e ir direto para um mundo onde tudo é possível e cheio de aprendizados.

publicado em 04 de novembro de 2016

A outra inveja!

Nem sempre a inveja é aquela relacionada ao desejar algo que o outro tem e que não temos. Ela é também a sensação humilhante que sentimos quando alguém, por meio do seu sucesso, lembra-nos de tudo que está errado em nossas vidas.

publicado em 21 de outubro de 2016

Voltando à revolução do tempo graças à Internet!

Na história ocorreram mais de uma revolução no tempo, como por exemplo, a Revolução Industrial. Mas chegamos num nível de transformação que a consequência vai ao pessoal, ao íntimo de cada indivíduo.

publicado em 07 de outubro de 2016

Por que amizades acabam?

A cada sete anos, em média, o nosso ciclo de amizades se altera totalmente. A maioria delas termina de forma silenciosa. Quais seriam os motivos para esses términos silenciosos de nossas tão queridas companhias?

publicado em 23 de setembro de 2016

Internet e interações humanas (parte II)

Com a Internet perdemos o alcance de nossas ideias e palavras. Perdemos o controle de entendimento e significado que nossas palavras podem ter ou representar para qualquer pessoa no mundo.

publicado em 09 de setembro de 2016

O amor eterno!

Existe Amor Eterno? Tudo está perdido neste mar de pessimismo? Só restam relacionamentos curtos ou, se longos, falsos? Não necessariamente. Basta uma pequena mudança de visão, uma alteração na forma de agir. Quer saber mais?

publicado em 26 de agosto de 2016

Internet e Interações Humanas

Apesar dos incríveis ganhos com a Internet, o ser humano nunca se sentiu tão: desesperançoso, depressivo e, principalmente, sozinho. Mesmo podendo contatar qualquer pessoa do mundo a qualquer momento, nunca nos sentimos tão sozinhos.

publicado em 12 de agosto de 2016

Divertidamente e a Tristeza

Não coloque sua Tristeza em um círculo. Se a excluirmos de nossas vidas, estaremos nos afastando da empatia, da valorização da alegria e o do autoconhecimento, separando-nos de uma parte essencial de nós mesmos.

publicado em 29 de julho de 2016

Obesidade

Uma doença? Sim, uma doença. Tecnicamente é quando o resultado da divisão do peso pelo quadrado da altura fica acima de 30. Esse peso fora do normal prejudica suas funções corpóreas e cognitivas.

publicado em 15 de julho de 2016

Ensaio sobre a ansiedade

É muito comum ouvir que ansiedade é a “doença moderna”. Nossos ancestrais não franziam a testa para o vestibular ou um chefe irritado ou uma ignorada no WhatsApp. Sem dúvida, o século XXI foi amaldiçoado com a ansiedade!

publicado em 01 de julho de 2016

A intolerância

O que move ou paralisa qualquer ação humana é a presença ou ausência do medo. A intolerância tem sua raiz no medo, mas há dois agravantes que a constitui: a ignorância e a incapacidade de lidar com as diferenças.

publicado em 17 de junho de 2016

O outro herói contemporâneo

Independentemente do que os artigos e vídeos de autoajuda dizem, nem todo mundo vai se tornar um herói contemporâneo. Na verdade, é quase ninguém. A verdade cruel é que a maioria de nós está fadada à mediocridade.

publicado em 03 de junho de 2016

Estudo social da baixa autoestima

Ser obrigado a sentir-se feliz todos os dias, o tempo todo, exclui a principal característica de estar e se sentir vivo, passar por altos e baixos, ou seja, o movimento natural de acertar e errar, perder e ganhar.

publicado em 20 de maio de 2016

Hipocrisia - A aposta de Satanás!

Apesar de todos os sermões, as censuras e demonização à hipocrisia, a verdade é que, frente a adversidades, longe do público, ninguém se mantém sólido aos próprios valores, discursos e ações.

publicado em 06 de maio de 2016

Os Saltimbancos (parte final)

Estamos entrando em um mundo onde todo e qualquer movimento será duramente julgado por todos à nossa volta. Um mundo onde se pensa que o movimento do outro sempre representa algo profundo e complexo.

publicado em 22 de abril de 2016

Os amigos virtuais

Experimente dizer para as pessoas mais velhas que seu melhor amigo é virtual... alguém que você, por intermédio de uma tela, uma conexão com a Internet e uns quilômetros de fibra-óptica de alta velocidade, “conhece”.

publicado em 08 de abril de 2016

Os Saltimbancos (parte II)

O silencio da rua faz se escutar a criança interior que ficou esperando o momento oportuno de sair de seu esconderijo, onde se protegia da complexidade da grande atuação que é ser adulto.

publicado em 25 de março de 2016

Os estereótipos e os adolescentes

Durante todas as relações do nosso dia, julgamos pessoas com base nos estereótipos delas. Estereótipo é uma palavra difícil. Muitas sílabas. Mas é um daqueles conceitos que, no fundo, todo mundo sabe o que é. Duvida?

publicado em 11 de março de 2016

Os Saltimbancos (parte I)

O Burro, o Cachorro, a Galinha e a Gata... Acredite: um CD infantil com um vocabulário fino e de fácil compreensão, apresenta também uma alegoria que dramatiza a verdade social implícita na história.

publicado em 26 de fevereiro de 2016

A diversão e os jovens!

Abusamos da diversão de forma atemporal, afetando nossa saúde e produtividade. Qual a função da diversão? Por que os jovens abusam tanto dela? Como podemos impedí-los de serem consumidos por ela?

publicado em 12 de fevereiro de 2016

Fracasso e Decepção versus Reflexão

Fracasso e decepção: às vezes a gente passa por isso. Reflexão: não é o fim do mundo, levanta e anda, e seja crítico. Aceite ouvir crítica, critique e questione e, principalmente, tenha uma forte autocrítica.

publicado em 29 de janeiro de 2016

Ensaio sobre a humildade

Na lista das virtudes, a humildade sempre figura no topo. Parece ser uma das características engrandecedoras do gênero humano, que nos faz admirar seus portadores e almejar possuí-la. Mas o que é humildade?

publicado em 15 de janeiro de 2016

A educação de qualidade e a luta dos jovens

Jovens em atos de desobediência civil pacíficos, ocuparam escolas a fim de impedirem seus fechamentos e de exigir uma educação pública de qualidade, mas o que exatamente quer dizer “educação de qualidade”?

publicado em 11 de dezembro de 2015

O que a literatura, a filosofia e os espelhos nos ensinam sobre a opinião alheia!

O mundo não é um lugar amigável. Cruzamos, frequentemente, com pessoas dispostas a nos rebaixar, seja por inveja, por enxergarem em nós uma forma de ascender em suas vidas ou por pura e simples maldade.

publicado em 27 de novembro de 2015

Toy Story e a Mediocridade

A verdadeira magia do Toy Story é permitir que o espectador, conforme envelhece e coleciona experiências, passa a admirá-la não por elementos infantis, mas por seus significados profundos, verdadeiros e emocionantes.

publicado em 13 de novembro de 2015

Você foi bem no ENEM?

Foi mal? Nossas escolas, a mídia e, por vezes, nossos pais, são pródigos em colocar em nossa mente que tal fracasso em testes de admissão é equivalente ao juízo final de nossas vidas.

publicado em 30 de outubro de 2015

Os três monarcas

Vários imperadores tiveram existência muito notáveis, podendo, mesmo depois de vários séculos, nos passar ensinamentos e mensagens extremamente valiosas como a oposição entre o amor próprio e o amor ao próximo.

publicado em 16 de outubro de 2015

Nós, idiotas!

Mesmo o melhor de nós será bobo em alguns momentos. Não devemos ser tão duros com nós mesmos, preferindo, ao invés de se martirizar e perder tranquilidade, praticar o humor, o rir de si próprio.

publicado em 02 de outubro de 2015

Os Jovens e o debate político!

3 atitudes básicas que todo adolescente interessado em política deveria ter, quando posto em debate político, afim de evitar pender para extremismos pouco profícuos, nocivos e situações desagradáveis.

publicado em 18 de setembro de 2015

Nossas rotinas

Muitos especialistas em carreira recomendam uma postura mais realista na vida: ao invés de visar fazer o que gostamos, deveríamos gostar do que fazemos, transformando o cotidiano em uma rotina agradável e valiosa.

publicado em 04 de setembro de 2015

Nossos Pais

Conforme chega a adolescência, nossos pais são desencantados. Possuem opiniões infundadas, ficam nervosos sem motivo e possuem suas inseguranças. Não são anjos, mas seres humanos comuns com erros como qualquer um.

publicado em 21 de agosto de 2015

Exatas x Humanas

Há no ser humano uma necessidade primária de categorizar e segregar. Um gosto por extremos e ojeriza por algo misto. Esquerda ou Direta. Palmeiras ou Corinthians. Humanas ou exatas. E julgam o mundo apenas por um lado.

publicado em 07 de agosto de 2015

Para além do vestibular!

O vestibulando, sempre confrontado com a possibilidade do fracasso, deve, ao contrário de abandonar seus hobbies em prol do estudo, intensificá-los. Ao realizar isto, conseguirá o foco e a motivação necessários.

publicado em 24 de julho de 2015

Uma Visão sobre a Friendzone!

Você possui interesse romântico por uma pessoa, porém essa pessoa não sente a mesma coisa, pelo menos não do jeito que você gostaria, tendo para você os mesmos olhos que ela possui para um irmão. Bem-vindo a Friendzone!

publicado em 10 de julho de 2015

Transformações que passamos! (parte final)

Quais as consequências de nos transformarmos? Como podemos vê-las e lidar com elas? Transformar é se descobrir e dar-se conta do mundo que vivemos. É se posicionar, fazer escolhas e ser dono do próprio destino.

publicado em 26 de junho de 2015

Transformações que passamos! (parte IV)

Se transformar, crescer, evoluir, como queiram chamar, é um grande se dar conta. Dar se conta de onde estamos, do que está acontecendo, de como funciona esse mundo, o que nós queremos e o que achamos certo.

publicado em 12 de junho de 2015

Transformações que passamos! (parte III)

Mudando a felicidade mudam também os jeitos de chegar até ela, as metas e a maneira de como vemos o mundo e as pessoas. Essa visão forma uma nova base que moldará nossos julgamentos e percepções.

publicado em 29 de maio de 2015

Transformações que passamos! (parte II)

É muito mais fácil você falar o que os outros devem fazer ou onde erram do que você se levantar e ter a iniciativa de fazê-lo. Essa é a verdade nua e crua, que nada se parece com contos da Disney.

publicado em 15 de maio de 2015

Transformações que passamos! (parte I)

Virar adulto não é só fazer escolhas nem ter posições ou algo biologicamente programado, como se a partir dos 18 anos já tivéssemos total responsabilidade e consciência da abrangência das consequências de nossos atos.

publicado em 01 de maio de 2015

Relacionamentos Amorosos (Parte 4): O Sexo

Sexo! Tire as crianças da sala! Calma aÍ, tira mesmo? O sexo na adolescência é um assunto diário, traz dúvidas, bloqueios, tabus. Sexo não é um tabu, é algo natural. É a representação mais íntima e carnal do amor.

publicado em 17 de abril de 2015

Relacionamentos Amorosos (Parte 3): O Amor

Amor. Como definir uma coisa dessas? Amor não é colocar o outro em um pedestal ou achar que você vai ser o guia aos objetivos e sonhos dele. Pois cada um tem a sua história, seus valores e atalhos para chegar aonde querem.

publicado em 03 de abril de 2015

Relacionamentos Amorosos (Parte 2): A traição

Do mesmo jeito que amor e relacionamento são relativos, a traição também é. Depende do tipo de contrato que você escolheu como base para o seu relacionamento, além da sua própria ideia de amor e de relacionamento.

publicado em 20 de março de 2015

Relacionamentos Amorosos (Parte 1)

Cada pessoa é um universo, com a sua própria história, sonhos, metas e desejos. Se você exige que a pessoa mude por você, fique por você, se sacrifique por você, não é certo, isso não é amor, é egoísmo.

publicado em 06 de março de 2015

Acesso à informação (Parte 4)

O sistema escolar é muito mais amplo e complexo do que alunos e professores, incluindo diferentes gerações, diferentes sociedades e realidades e interesses de cada escola de cada aluno e professor.

publicado em 20 de fevereiro de 2015

Acesso à informação (Parte 3)

No texto passado analisamos a tecnologia junto à escola. Agora vamos comparar o convívio da tecnologia com as pessoas das gerações passadas, como os nossos avós e os nossos pais.

publicado em 06 de fevereiro de 2015

Acesso à Informação (parte 2) - Então, vamos começar a desenvolver nossos ideais?

A curiosidade e o prazer no conhecimento estão desaparecendo das escolas. Parace que o único objetivo é fazer o aluno entrar na faculdade. É isso mesmo que você quer para você ou futuramente para o seu filho?

publicado em 23 de janeiro de 2015

Acesso à Informação (parte 1)

Neste século atingimos o ápice de acesso à informação, mas as pessoas e nós, adolescentes, principalmente, estamos aproveitando e estamos motivados a ter conhecimento?

publicado em 09 de janeiro de 2015

Autoajuda e Coaching

O gosto da vitória quando se consegue chegar aos seus objetivos praticamente sem apoios é muito mais saboroso do que quando temos alguém que faz alguma passagem por nós.

publicado em 12 de dezembro de 2014

Fé e o culto ao corpo

Preocupação excessiva com o corpo, vaidade e padrões de beleza. Adolescentes são os favoritos a esse tipo de comportamento em função da impulsividade, desejo de ser aceito e de se reconhecer em uma tribo.

publicado em 27 de novembro de 2014

Amigos, amigos, conflitos à parte!

Amizade é como um casamento. Um relacionamento onde você tem que ver todas as partes da personalidade da outra pessoa e que, como em qualquer relacionamento, isso pode ser uma coisa difícil.

publicado em 14 de novembro de 2014

Homens e mulheres ao longo da história

Mesmo tendo uma mulher como presidente, a ideia do papel e do comportamento da mulher ainda é muito imposta tanto pela mídia quanto pela sociedade como um todo. E a origem desse padrão vem desde a pré-história!

publicado em 31 de outubro de 2014

Doce adolescência

Não há escolhas certas ou erradas. Se você escolher algo que não vai de encontro com seus planos, então não será uma escolha boa simplesmente porque ela não vai te levar aonde você quer chegar.

publicado em 17 de outubro de 2014

Dominar e conviver

Estar no controle ou ser submisso não é um relacionamento. Muitas vezes isso ocorre sem que a pessoa se dê conta. O medo, a insegurança e a falta de intimidade fazem com que isso aconteça.

publicado em 03 de outubro de 2014

Estamos em época de eleições e esse texto vai falar sobre política

Não escolha entre o sujo e o mal lavado, faça a diferença com o seu voto. Mostre-se agradecido pelos seus pais, que batalharam para te criar nesse país. Prepare e entregue um país melhor para os seus filhos.

publicado em 19 de setembro de 2014

Beleza e caráter se põem na mesa

Homens e mulheres têm jeitos diferentes para escolher um parceiro e diferentes requisitos para essa escolha. Para nossa colunista: “Eu não consigo separar os valores e o caráter da beleza física da pessoa”

publicado em 05 de setembro de 2014

Escolhas e rótulos

O que é ser um bom cidadão hoje em dia? Ir para a faculdade logo depois do colégio? Ganhar dinheiro o suficiente? O que é dinheiro suficiente? Temos que ser sempre o melhor? Melhor pra quem?

publicado em 22 de agosto de 2014

Relacionamento

Diálogo não é uma coisa tão fácil assim de se fazer. Nossos parentes estão em uma outra geração e precisamos aprender a lidar com isso. Como então podemos começar um relacionamento?

publicado em 08 de agosto de 2014






banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.