De pessoas e personagens!

Publicado em 21 de fevereiro de 2017

Tenho sido requisitado por pessoas bem próximas, muito amigas de fato, para uma conversa particular e sempre cercada de cuidados e sigilo. Da mesma forma, tenho estimulado essas conversas com pessoas amigas que vejo em situação delicada, as quais quero descrever a seguir. Claro que, de minha parte, não sou dado a fazer estardalhaço dos assuntos que envolvem os amigos, mas minha surpresa maior é que essas pessoas demonstram a necessidade imperiosa de se expor intimamente quando, na realidade, sinto que não gostariam de estar se expondo da forma franca como acaba acontecendo.

Ou seja, eu não estou sendo contratado por uma pessoa amiga para realizar um trabalho de Coaching. Na realidade, conhecedora de minha preparação profissional, essa pessoa requisita um apoio que lhe parece ser caminho adequado para iluminar as decisões futuras. Por razões éticas pessoais e profissionais, eu então preciso separar bem a pessoa amiga do cliente, harmonizar a minha fala de amigo com a de Coach e, como se ainda fosse pouco, correr vários tipos de riscos para conseguir ajudar alguém a superar suas dores.

Até aí, talvez não haja novidade alguma para os Coaches que me dão o prestígio da leitura de minhas postagens. O que lhes peço é atenção para o que eu vou comentar a seguir, pois poderá ser determinante ao resultado futuro em muitos processos de atendimento. Há algo de comum nas expressões faciais, verbais e nas angústias que essas pessoas amigas trazem: invariavelmente, todos têm a crença assumida de serem fracassados perante a vida e na busca de suas metas.

Claro que ouvir isso de um cliente, em casos de atendimento em Coaching, não chega a ser anormal. O que está se mostrando muito claro é que as pessoas começam a sofrer com mais frequência de ansiedade, depressão, medos e crenças limitantes, em vários níveis, inclusive em jovens que mal saíram de seus cueiros. A sociedade global, que se tornou conectada e universal, celebra os vitoriosos com glamour e deixa ao léu os que se sentem derrotados. Estes, seja pela dificuldade de emprego, colocação profissional ou resultados em suas buscas e amores, têm-se como um fracasso e, assim, assumem-se perante o espelho.

Porém, diante da família e dos amigos, essa pessoa que vive um quadro crítico de sofrimento e angústia prefere desenvolver o personagem vencedor, começando por criar um teatro, cujo roteiro só tenderá a piorar o quadro crítico. O personagem passa a ser obrigado a ter coerência em suas falas e mostrar-se feliz a todos, mas a pessoa sofre continuamente por não estar vivendo a sua realidade emocional, com liberdade. Em suma, essa pessoa sofrerá seus problemas e dificuldades enquanto, na presença de outros, viverá a alegria falsa do personagem. Tudo isso gera desequilíbrio dolorido e crescente, que trará mais ansiedade e insônia.

Há o momento em que, prestes a explodir, essa pessoa procura por ajuda. Muitas vezes, pela confiança do segredo guardado, recorre a um amigo terapeuta ou Coach. É fundamental que isso ocorra em tempo hábil para levar à assistência rápida de um psiquiatra e/ou um psicólogo. A reversão do quadro crítico pode ser mais ou menos difícil, mas será impossível se profissionais (Coaches incluídos) não perceberem quando as pessoas amigas ao seu redor começam a criar um personagem de si mesmo, travestindo falas, expressões e sorrisos. Será fora de padrões éticos estimular o desabafo de amigos para ajudá-los em momento tão difícil?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.