Dei a dica... Deu ruim!

Publicado em 15 de agosto de 2017

Curiosamente, vivemos em um mundo onde, cada vez mais, as pessoas leem menos. Onde cada vez menos, alguém busca alcançar conhecimento por conta própria e recorre, cada vez mais, a dicas ou à chamada “receita de bolo” para resolver seus problemas. Então, aparecem iluminados com frases feitas e bonitas para atender necessidades de todos os tipos e finalidades. Palestrantes então, é uma enormidade. Em tempo, não sou um inocente e carrego minhas culpas também. Tanto que decidi escrever esta postagem para promover um “pensar diferente” de todos nós.

Como um teste, coloquei como expressão de pesquisa no Google: “Dicas de Coaching”.  Apareceram 585 mil indicações, mas vou ficar apenas pela primeira página. As dicas aparecem para motivação, carreira, vida pessoal, negócios, o alcance de metas, enfim, tem muita forma de autoajuda embutida nessa pesquisa em Coaching. Mas, pensemos nós, os coaches profissionais: se o Coaching deve “estimular” a autorreflexão das pessoas, por que associar a autoajuda plena (como é o caso de ”dar dicas”) com o processo de Coaching?

Estarei eu sendo muito drástico e crítico, para um pecado que eu mesmo já cometi? Pois bem, feita a confissão, cheguei à conclusão que, nessas circunstâncias, deixei a minha competência de consultor de negócios ultrapassar as fronteiras e acabei misturando as bolas. Portanto, não estou culpando e nem apontando culpados nessa história, apenas chamando a atenção para um ponto fundamental: na intervenção humana, até por sermos humanos, muitas vezes os papéis se confundem e o que era para ser ação de Coaching acaba se mostrando uma consultoria ou mentoria.

Depois, há uma questão muito curiosa quando o profissional de Coaching busca assumir um papel de guru. O foco distorcido começa, portanto, ao “querer dar dicas”... De novo, a dica deve ser algo que leve o cliente ou interessado a refletir em mudanças para seu próprio bem, em alguma dimensão da vida. Não pode ser a “receita de bolo” que, ao fim e ao cabo, serve apenas para gerar um movimento em torno de algum tema, sem mais consequências positivas. No caso do Coaching, cabe bem o ditado de que “não dê o peixe, mas ajude o outro a apender a pescar”.

Finalizando, o que tudo o que eu escrevi tem a ver com o título da postagem? Quem dá dicas, fórmulas e receitas, posando como guru, tenta construir a imagem de orientador infalível. Afinal, “esse cara” sabe tudo e passa esse conteúdo para seu cliente. Mas será que tudo dá sempre assim tão certo. Nada acontece de errado? Como coach, mentor ou consultor, você nunca teve falhas? Pois esse tema vou explorar proximamente com vocês, em um grupo a ser criado nos próximos dias na plataforma do Espaço do Coach: Ali abordaremos o que era para dar certo e deu errado...

“Deu ruim!” Será o título do canal que eu vou encabeçar: Você terá coragem de ali confessar os erros que já cometeu?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.