Determinação e Coragem: Uma relação direta!

Publicado em 06 de janeiro de 2015

Começamos o nosso Espaço do Coach, em 2015, com uma relevante abordagem para orientar o trabalho dos Coaches brasileiros, principalmente quanto à vida pessoal do Coachee. O conteúdo original foi publicado no International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring (Volume 11, Nº 1), com o título Effect of a quality of life coaching intervention on psychological courage and self-determination (O que dizem as pesquisas: Como a autodeterminação afeta a coragem?), da autoria de Devorah Curtis e Lisa Kelly.

O estudo foi fundamentado na teoria da autodeterminação. Ele incluiu sessões de Coaching, preparação psicológica, entrevistas pessoais e por telefone, bem como avaliações de perfil dos participantes. De acordo com a teoria da autodeterminação, o bem-estar é dependente do equilíbrio psicológico que se pode construir entre necessidades de autonomia, relacionamentos e competência, as quais devem ser atendidas para alcançar a coragem psicológica. Coragem psicológica é definida como a energia pessoal que comanda os vários tipos de motivação ao longo do espectro da autodeterminação, ainda mais quando em períodos de estresse.

Nessa pesquisa, o foco inicial do Coach era diferente para cada pessoa e o processo foi baseado nos pontos fortes e no que cada participante procurava especificamente aprender, experimentar ou alcançar. Também se considerou necessário disponibilizar um conjunto de diferentes técnicas de regulação emocional e de biofeedback. Os resultados mostraram que, independentemente do foco inicial do Coaching e das técnicas aplicadas, todos os participantes experimentaram progressos e reforçaram a coragem psicológica. Ao final, eles tinham mais autoconfiança, autoestima, autodisciplina e autodeterminação.

Os encontros e as sessões de biofeedback ajudaram os participantes na identificação de certos hábitos emocionais arraigados, os quais inibiam a tomada de ação com confiança e autodeterminação, o que levou a influenciar os resultados e o sucesso da intervenção. Dessa forma, cada pessoa teve que sair de sua zona de conforto e desenvolver capacidades cognitivas e emocionais de coragem psicológica por meio de disciplina e prática. É importante notar que o crescimento pessoal e a internalização não era algo fácil aos participantes, pois tinham que cultivar as características de uma mentalidade corajosa a fim de gerar a energia emocional necessária para superar crenças negativas e avançar para o que eles valorizavam.

Segundo as autoras, foi muito positivo perceber que a coragem psicológica é uma habilidade cognitiva e emocional que pode ser reforçada por adultos saudáveis através da intervenção do Coaching de vida. Os resultados também demonstraram como a coragem psicológica é internalizada e como isso afeta as diferenças individuais na motivação. Para as autoras, ainda que não seja possível assumir que as mesmas técnicas funcionarão para todos os clientes, o mais importante é conectar profundamente cada um com seus valores e pontos fortes, de modo que eles possam ter esse suporte para avançar em qualquer direção que escolherem.

Finalizando, a integração bem sucedida construida nesse estudo fez com que os participantes tivessem que reconhecer, assimilar e confrontar as crenças e dogmas que cristalizaram motivos e barreiras emocionais, tais como a opressão, o medo do fracasso, o perfeccionismo, a culpa e/ou a raiva, tudo acontecendo dentro de seu trabalho ou mesmo em situações pessoais. Portanto, mais um ponto positivo à prática do Coaching de vida, que mostrou-se válido para a transformação desejada pelos participantes.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.