Dezesseis mil palavras por dia!

Publicado em 19 de julho de 2016

O título desta postagem pode parecer estranho, porém, ao final da leitura, você verá que faz bastante sentido. A inspiração vem de um estudo chamado “Agilidade Emocional”, publicado na Harvard Business Review por Susan David (uma das criadoras do Institute of Coaching, Boston - EUA) e Christina Congleton (especializada em liderança e processos de mudança na Axon Coaching, e pesquisadora sobre estresse, na Universidade de Denver). O trabalho foi premiado e, mesmo dois anos após sua publicação, permanece relevante para os profissionais de comportamento humano.

Resumidamente, há uma linha de abordagem estabelecida no nosso cotidiano, segundo a qual as ideias e os sentimentos negativos não podem ter lugar no ambiente profissional. Porém, conforme as autoras comentam, isso vai contra a biologia humana. Todos os seres humanos saudáveis têm um fluxo interior de pensamentos e sentimentos que incluem a crítica, a dúvida e o medo. Susan e Christina desenvolveram seu estudo a partir de entrevistas com muitas lideranças, de diversos setores organizacionais, para então consolidarem a habilidade chamada de "agilidade emocional".

Para elas, a "agilidade emocional" permite que as pessoas se aproximem de suas experiências interiores de forma consciente, orientadas por valores e com capacidade produtiva, ao invés de se submeterem ou tentarem suprimir essa autoavaliação. As autoras sugerem quatro práticas a serem (todas) seguidas: (1) Reconhecer seus padrões, ou seja, perceber quando se está preso a problemas, antes de iniciar qualquer mudança; (2) Rotular os pensamentos e as emoções, pois isso permite enxergá-los como situações temporárias que podem ou não ser úteis; (3) Aceitar (e não sofrer com) essa realidade, visualizando as ideias e emoções com atitude aberta, avaliando o que (e se) de importante pode estar acontecendo e, depois; (4) Agir com base em seus valores pessoais.

Segundo as autoras, essa postura vai servir para uma melhor relação da pessoa com o ambiente organizacional e, no longo prazo, abrirá os caminhos para ela ocupar a liderança que deseja exercer. Afinal de contas, são dezesseis mil palavras que cada pessoa fala por dia, em média, fora aquelas outras que são a base de intensa conversa interior, envolvendo autoavaliações, julgamentos, emoções e desejos. Parte dessas palavras sendo positivas e, outra parte, nem tanto.

Todos esperam por líderes alegres e vencedores, projetando confiança e competência. Para isso ser real, o domínio das emoções é o fundamento do conceito da "agilidade emocional". Dica ao Coach: seja seu cliente um líder ou um candidato a líder, ele não pode se submeter a sentimentos de raiva, estresse ou até mesmo de culpa. Aliás, nem de euforia tola e incontrolável. Ele precisa liberar os recursos (competências e sentimentos) internos e comprometer-se com ações que se alinham com os próprios valores. Ao longo do tempo, essa habilidade será a base da evolução e do crescimento.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.