Dia Mundial da Poupança: É hora de mudar sua vida financeira!

Publicado em 23 de outubro de 2018

Sabemos que, infelizmente, guardar dinheiro nunca fez parte da cultura de milhões de brasileiros, já que ao longo dos anos não fomos educados financeiramente para desenvolver esse comportamento. Por isso, para ressaltar a importância de poupar, o dia 31 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial da Poupança. A data foi criada pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, um ano após a sua fundação, na Itália. No Brasil a data só passou a ser comemorada a partir de 1933.

Apesar de ser um tema de extrema importância, a situação no país é preocupante. O número de endividados vem aumentando cada vez mais, já ultrapassando os 62 milhões de brasileiros, segundo levantamento divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Esse cenário é uma realidade por conta das milhares de ofertas as quais somos expostos todos os dias, fazendo com que muitas vezes deixamos o planejamento de lado para comprar produtos e serviços por impulso, que provavelmente não utilizaremos.

Para reverter essa situação e ter mais consciência quando o assunto é dinheiro, é necessário refletir e fazer algumas perguntas que poderão ajudar nesse processo: “vou me prejudicar se comprar esse item outro dia?”, “será que eu preciso disso ou estou me deixando levar pelo momento ou influência de terceiros?” Algumas dessas perguntas podem ajudar a evitar as famosas compras por impulso, sendo que o planejamento ainda é fundamental para poder comprar com consciência, obtendo descontos e, sempre que possível, pagar à vista.

Por isso, para garantir um futuro tranquilo em relação às finanças, poupar é o único caminho, assim, quando chegar o momento da aposentadoria, não dependerá de familiares ou amigos para se sustentar. Porém, muitos se perguntam quanto devem guardar mensalmente ou onde podem investir o seu dinheiro. Tudo isso irá depender dos ganhos, dos valores dos sonhos e também do perfil de cada pessoa.

Falando em objetivos, é essencial atrelar o hábito de poupar com sonhos, pois são eles que serão o agente motivador para que isso se torne uma constante. Sempre aconselho a todos a relacionarem, no mínimo, três sonhos: de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). Além disso, é fundamental saber quanto custa cada um deles e o quanto você poderá separar do seu salário tal, pois só assim poderá descobrir em quanto tempo conseguirá realizá-los. O maior erro, no entanto, é justamente não ter a menor ideia de seu orçamento financeiro (ganhos e gastos bem definidos) e esperar sobrar algo no final do mês para poupar.

Está claro e provado que esse processo nunca funcionou. Então, por que não fazer diferente? Experimente diagnosticar a sua vida financeira durante 30 dias, tendo em mente todas as suas despesas, assim poderá cortar os excessos. Além disso, separe uma quantia pré-determinada para os sonhos assim que receber o salário ou ganho mensal. Essa quantia deve representar, pelo menos, 10% do valor ganho, assim é possível aplicar para fazer os juros trabalharem a seu favor, seja em uma previdência privada ou mesmo numa caderneta de poupança, tudo depende do seu objetivo.

Portanto aproveite esta simbólica data para iniciar o processo de reeducação financeira, mudando de vez os seus hábitos e comportamentos em relação ao uso do dinheiro. Tenho certeza de que o resultado será uma vida muito mais saudável financeiramente.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.