Dica que um Coach não pode perder!

Publicado em 16 de dezembro de 2014

Meus amigos, se há um tema unânime quanto à pratica do Coaching é a sua aplicação para o desenvolvimento profissional de uma pessoa. Pois bem, um livro lançado pela casa Guilford Press, em 2008, oferece modelos para orientar o trabalho do Coach de forma estruturada, e foi escrito por Michael McKenna e Sharon Walpole. Sob o título The Litteracy Coaching Challenge, os autores comentam modelos oriundos da teoria e da prática para uma mudança sustentável.

As duzentas páginas do livro buscam responder perguntas que os autores percebem ser comum entre profissionais, tais como: Quais os principais modelos em Coaching? Quais são nascidos de pesquisas fundamentadas? Como escolher o mais adequado? Como iniciar sua aplicação? Como manter o engajamento do cliente? Ainda que as respostas não sejam únicas (muito menos unânimes), no livro os autores mostram seus pontos de vista a respeito.

Ao tratar do aprendizado de adultos, Michael e Sharon exploram três contextos diferentes: o caso de um só indivíduo; quando há um grupo reduzido de pessoas e, ainda; quando há uma grande equipe a ser acompanhada. Eles afirmam que o primeiro caso é tão específico que, por vezes, assemelha-se à tutoria, bem como demanda mais investimentos e oferece potencial de resultados maior. Quando o processo é com pequenos grupos, há mais chances de construir valores e responsabilidades compartilhadas, mas é essencial ter o objetivo comum a perseguir.

Os autores afirmam que o maior desafio está em desenvolver um grupo grande. Encontrar a linguagem comum, ter envolvimento equilibrado de todos e, ainda, criar confiança das pessoas no trabalho do Coach, tudo é muito complicado. O segredo está em um planejamento muito bem feito e consistente com a plateia envolvida. Aliás, isso vale não só para o Coaching, sendo uma realidade comum em apresentações e palestras para um auditório heterogêneo.

Para ampliar as possibilidades de sucesso para o Coach em desenvolvimento de adultos, ainda mais nos casos individuais e de pequenos grupos, os autores oferecem dicas muito úteis. Prestem atenção e façam a honesta avaliação (auto-feedback) do que aconteceu em cada sessão, buscando corrigir-se até a próxima. A primeira dimensão é orientada ao contexto, e pergunte-se: (a) Analisei as conexões que cercam o conteúdo da sessão e as circunstâncias de trabalho do cliente?; (b) O material usado e o local de trabalho favoreceram o que precisava ser feito?; (c) Deixei claro o planejamento das futuras sessões e os trabalhos de casa?

A segunda dimensão está na organização do conteúdo das sessões. Pergunte-se: (a) O conteúdo dos trabalhos ficou claramente organizado? (b) Conduzi a conversa de maneira prática e objetiva? (c) As minhas metas de trabalho na sessão foram alcançadas? (d) Os exemplos que abordei ficaram claros? (e) Consegui fazer um fechamento adequado?

E agora, como não menos importante neste constructo de dimensões a serem analisadas pelo Coach, há outra lista de perguntas associadas ao processo de Coaching, em si: (a) Fui flexível e consegui me ajustar, quando necessário; (b) Mantive respeito e tato para conduzir os assuntos mais sensíveis ao cliente? (c) Abri espaço para exercícios e práticas de descontração do cliente? (d) Dei tempo para a criação de uma sinergia e de clima positivo para o trabalho? (e) A minha condução da sessão (o andamento dado) foi ajustada ao caso do cliente? (f) Deixei provocações e perguntas adequadas para serem desenvolvidas após a sessão? (g) Obtive feedback? (h) Dei feedback e obtive compromisso do cliente até a próxima sessão?

Finalizando, se um Coach está preparado para desenvolver seu trabalho com metodologias e padrões oriundos da literatura acadêmica ou da aplicação prática, isso é excelente. Mas, mesmo assim, ele não pode deixar de investir na própria avaliação e em planejar a sessão seguinte para atender ainda melhor o seu cliente. Isso se faz com uma análise honesta do desempenho como Coach, após cada encontro. Que tal, vamos praticar?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.