Diga para suas emoções que quem manda é você!

Publicado em 28 de abril de 2015

Vamos fazer uma aposta com você: ou você irá rir, ou irá se identificar ou identificará alguém com essas duas histórias que contaremos abaixo. Depois conte para a gente nos comentários!

Lívia fica brava quando recebe uma mensagem de “Bom dia!” do seu namorado sem os três pontos de exclamação (!!!) que, segundo ela, significam que o bom dia tem muito mais energia e alegria do que o que foi escrito com apenas um ponto.

Ela não se dá conta, mas todas as vezes em que ela cisma que seu namorado está escrevendo de forma “fria” e “impessoal”, seu humor, naturalmente, se abala e o dia deixa de ser tão colorido quanto era antes da mensagem.

Enquanto isso, Roberto envia e-mails aos seus funcionários finalizando-os com um “Atenciosamente, Roberto F.” (pseudônimo), o que o faz parecer arrogante, segundo seus colaboradores.

Mas como alguém consegue notar emoção através de uma mensagem escrita com baixíssimo nível de detalhe? E mais, como alguém consegue permitir que algumas palavras escritas alterem completamente o seu humor durante todo dia, ou mesmo que seja apenas por um período?

Para completar o estrago, alguns leitores devem estar pensando: “Simples! Eu conheço esta pessoa! Sei bem que, quando ela manda a mensagem desta forma, ela está falando de forma fria e impessoal”.

Agora imagine: e se a pessoa está “teclando” apenas com uma mão enquanto utiliza a outra para segurar na barra de apoio do metrô para evitar uma queda? E se enquanto esta pessoa está em uma reunião e está “teclando” enquanto escuta seu chefe falar e, para ser o mais discreto possível e não ser percebido, preferiu ser objetivo e direto? E se quem está digitando a mensagem está falando ao telefone ao mesmo tempo em que está falando com você? Já pensou nessas possibilidades?

E no caso do Roberto? E se ele pensa que, mandar “Atenciosamente, Roberto” é uma forma respeitosa de tratar seus colaboradores, mostrando-os que, de fato, ele se mostrou atencioso durante o tempo em que digitou o e-mail para eles? E se o Roberto, há dez anos atrás, quando era estagiário, mandava “Abração!” para todo mundo, até que um dia levou uma grande bronca de seu chefe por não manter o profissionalismo nos e-mails que mandava e, então, a partir daquele dia, decidiu ser mais “profissional” e escrever “Atenciosamente” em todos os outros e-mails de sua vida?

Percebe como existem vários fatores que podem alterar completamente o rumo da história?

Você irá concordar conosco! Se mostrássemos estas mesmas mensagens para cada um dos 7,6 bilhões de seres humanos que habitam o planeta Terra, teríamos variadas e diversificadas interpretações. E quais delas seriam mais saudáveis?

O custo de interpretações negativas é um desgaste emocional muito grande, além de uma enorme sensação de impotência.

A forma como você se sente está relacionada à maneira como você comunica internamente o mundo que vê. Quer continuar se sentindo mal e brigando com todos que lhe mandam mensagens “arrogantes”, “frias” e “impessoais”? Diga a si mesmo o que vem dizendo. Agora, se você quer verdadeiramente tomar o controle do seu estado emocional, diga a si próprio que quem manda em suas emoções é você e não o contrário!

Nessa era de WhatsApp, Facebook e e-mails para todos os lados, não há nada mais inteligente do que se permitir interpretar as mensagens de uma forma mais leve e alegre.

E antes que você se questione: “preciso ser irrealista para controlar minhas emoções?” Absolutamente não! Primeiro, queremos deixar claro que, se você tiver a consciência de que o que sua comunicação interna é apenas uma interpretação – e não, necessariamente, a realidade – já sairemos muito na frente! Em segundo lugar, se você treinar bastante a interpretação positiva dos fatos, com certeza perceberá que terá muito mais recursos psicológicos para viver melhor.

A escolha da interpretação é toda sua e está em suas mãos! ...quer dizer, em seu poder de interpretar!

Atenciosamente,

Guilherme Ferreira e Fernando Bueno







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.