Diversidade e Inclusão Social



Luciano Amato

Esta é a Coluna de Luciano Amato que abordará, mensalmente, como assunto central a inserção de gênero (Mulheres, LGBT), pessoas com deficiência, credo, conflito de gerações, raça no mercado de trabalho e como a sociedade lida com as diferenças. “Este é um assunto cada vez mais presente e algumas vezes bastante polêmico considerando as diferenças de opiniões de vários segmentos da sociedade. A ideia é criar uma reflexão e debate sobre o assunto para que possamos aprimorar nossa opinião a respeito da temática. Para que o objetivo seja concluído é importantíssima a participação dos leitores com questionamentos, opiniões, valendo ressaltar que entendemos a divergência de posicionamentos como algo positivo, pois fomenta o debate e a reflexão e qualquer opinião, mesmo que contrária, será respeitada.” (Luciano Amato)








Luciano Amato é Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Pós Graduado em Tecnologia Assistiva para Autonomia, Independência e Inclusão da Pessoa com Deficiência pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Especilizado em Gestão de Diversidade nas Organizações pela PUC/SP.

Desde 1990 na área de R.H., atuou em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho contribuindo com empresas como Di Cicco, Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra. Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE, especializada em treinamentos, palestras e projetos de consultoria personalizados onde comanda uma equipe de consultores especialistas.

Vice Presidente de Eventos e Relações com a Comunidade da AAPSA – Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas, responsável pela organização de 22 eventos premiuns. Coordenador do grupo virtual Gestão por Competências com base no Facebook e Linkedin, respectivamente com 1000 e 21.000 profissionais de RH. É colunista das Revistas Incluir e Cloud Coaching.

Idealizador do Projeto Bússola que visa identificar áreas de interesse, capacitar, incluir no mercado de trabalho e orientar jovens de comunidades carentes em direção ao sonhos profissionais.

Confira abaixo suas publicações:

LEI DE COTAS – 27 anos: O que podemos comemorar?

Criada em 24 de julho de 1991, a Lei de Cotas de Pessoas com Deficiência completou 27 anos e prevê a proporcionalidade de contratação de pessoas com deficiência em relação ao número de funcionários.

publicado em 25 de julho de 2018

Preconceito: Compreensão e Reconhecimento

Histórico e presente no dia a dia, seja em relação à raça, credo, orientação sexual, identidade de gênero, idade, social ou a qualquer outro que esteja presente, o preconceito é danoso e condenável.

publicado em 30 de maio de 2018

Quando fazer a diferença, faz a diferença!

Temos um poder enorme de mudar o mundo, atuando pelo coletivo, com atitudes mais éticas e empáticas, influenciando pelo exemplo. Ter a consciência de que nossas atitudes influenciam uns aos outros.

publicado em 04 de abril de 2018

Meritocracia x Justiça Social

Quem nunca ouviu falar da meritocracia como o sistema mais justo numa sociedade? Se analisarmos de maneira superficial não há argumentos para contrapor tal afirmação, mas de maneira mais ampla ela não é tão justa assim.

publicado em 07 de fevereiro de 2018

Preconceito: Debate ou Polarização?

Um assunto que tem ocupado as redes sociais nos últimos dias é o vídeo vazado do Willian Waack. Alguns podem se sentir mais ou menos atingidos ou nem ligarem, mas não tira o peso da fala pejorativa e desrespeitosa.

publicado em 15 de novembro de 2017

Homossexualidade não é doença

É muito triste em pleno século XXI ter que voltar a discutir se homossexualidade é uma patologia quando temos coisas tão mais importantes para discutir e deveríamos, simplesmente, praticar o respeito e ter ações efetivas para promover a tolerância entre as diferenças.

publicado em 20 de setembro de 2017

Lei de Cotas - 26 anos de legado

Em 24 de julho comemorou-se os 26 anos da Lei de Cotas. Para alguns, uma pedra no sapato, para outros uma porta de entrada para a inclusão no mercado de trabalho.

publicado em 26 de julho de 2017

Como atrair e reter jovens para programas de capacitação?

Um dos grandes desafios nas empresas é a capacitação de profissionais. Não são poucos os relatos de que treinamentos são cansativos e não agregam valor. O desafio é dobrado quando o público é jovem.

publicado em 31 de maio de 2017

A Amplitude da Sexualidade Humana

Este assunto gera muita polêmica, seja pela sua complexidade, pela falta de informações das pessoas e por questões religiosas e morais, mas a sexualidade não se limita apenas a masculino e feminino como muitos ainda teimam em classificar.

publicado em 05 de abril de 2017

O que torna uma empresa inclusiva?

As empresas deveriam rever suas ações em prol da inclusão e de resultados mais efetivos, pois com isso seus custos com multas e rotatividades declinariam consideravelmente. Poucas são as empresas que estão no caminho certo. E quem faz a lição de casa colhe frutos positivos!

publicado em 08 de fevereiro de 2017

Você está preparado para lidar com a diversidade na sua empresa?

Quando abordamos o tema diversidade nas organizações é comum imaginar que estamos falando de inclusão de pessoas com deficiência, porém é importante pontuar que diversidade, como o próprio nome diz, é algo muito mais amplo!

publicado em 16 de novembro de 2016

Qual a mensagem deixada pela Paralimpíada!

A Paralimpíada teve o poder de mostrar a capacidade de superação das pessoas com deficiência. Que possamos aprender com eles que nada é impossível quando se acredita e persevera num objetivo.

publicado em 05 de outubro de 2016

Paralimpíadas e seu legado para a Sociedade!

A paralimpíada é um marco na inclusão de pessoas com deficiência e escancara a eficiência através dos exemplos de superação, motiva o debate e sensibiliza, contribuindo para a construção de um mundo com mais diversidade.

publicado em 07 de setembro de 2016

O sonho do ouro olímpico e a realidade brasileira

Quantas Rafaelas, quantos talentos temos em comunidades que poderiam representar o Brasil no esporte, música, empresas? Quantos jovens desistem ou não têm a oportunidade de lutar e conquistar algo melhor?

publicado em 10 de agosto de 2016

Diálogo no Escuro: Empatia e Respeito

Muitas das mazelas que vemos no mundo como a intolerância à diversidade, à opinião do outro, seriam resolvidas facilmente se as pessoas fizessem uso da empatia e do respeito ao próximo.

publicado em 13 de julho de 2016

Manifesto em apoio à comunidade LGBTI!

Vivemos um momento bastante delicado no mundo onde a intolerância prevalece e a capacidade de ouvir e compreender o outro parece adormecer. O bom é que nem todas as pessoas pensam e agem desta forma.

publicado em 15 de junho de 2016

Preconceito, Empatia e Respeito

Esta semana ganhou as páginas dos noticiários e das redes sociais o caso da menina de 16 anos que foi estuprada por 30 homens. Um caso horroroso que mostra o lado sombrio do ser humano.

publicado em 01 de junho de 2016

Preconceito e Linguagem

Um equívoco comum quando tratamos de pessoas com deficiência é qual nomenclatura correta a se usar. Pode parecer um detalhe “bobo”, mas a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva passa também pelo cuidado com a linguagem.

publicado em 03 de maio de 2016

Dicas de Regras de Convivência - Pessoas com Deficiência Intelectual

Não subestime a inteligência de uma pessoa com deficiência intelectual. Ela tem um tempo de aprendizagem diferente, mas pode adquirir muitas habilidades e conhecimentos. Valorize seu potencial e não supervalorize suas dificuldades.

publicado em 06 de abril de 2016

Dicas de Regras de Convivência - Pessoas com Deficiência Física

É importante compreender que existem vários graus e tipos de deficiência física. Ao conviver no dia a dia com pessoas com deficiência física é necessário atentar a alguns fatores que são simples, mas importantes.

publicado em 09 de março de 2016

Dicas de Regras de Convivência - Pessoas com Deficiência Auditiva

É importante compreender que existem vários graus de surdez, por isso confira algumas regras de convivência relacionadas a pessoas com deficiência auditiva. Dicas que podem ser úteis para interagir no dia a dia.

publicado em 10 de fevereiro de 2015

Dicas de Regras de Convivência – Pessoas com Deficiência Visual

Cada vez mais as pessoas com deficiência interagem no dia a dia (trabalho, escola, lazer). Diante deste contexto é importante estar atento a algumas regras simples de convivência, que por vezes passam despercebidas.

publicado em 13 de janeiro de 2016

Acessibilidade é investimento essencial para as organizações!

Acessibilidade é um dos temas mais discutidos quando se trata de inclusão de pessoas com deficiência. É comum associá-la somente às adaptações arquitetônicas, mas seu conceito é mais amplo.

publicado em 25 de novembro de 2015

Os Mitos e as Verdades da Inclusão de Pessoas com Deficiência (parte III) – Qualificação

Na ânsia de cumprir a Lei de Cotas, algumas empresas abrem vagas exclusivas na área operacional. O efeito é que pessoas com deficiência com nível superior acabam excluídas pela escassez de cargos de gestão.

publicado em 28 de outubro de 2015

Diversidade e o Estatuto da Família (PL 6.583/13)

O fator preponderante numa estrutura familiar é o afeto e o amor entre os seus. Os responsáveis pela formação do indivíduo são os princípios e valores transmitidos pelos pais aos seus filhos, independente da orientação afetiva.

publicado em 30 de setembro de 2015

Os Mitos e as Verdades da Inclusão de Pessoas com Deficiência (parte II) – A Alta Rotatividade

Uma reclamação constante nas organizações é a alta rotatividade de pessoas com deficiência, elevando os custos de contratação. A verdade é que a grande maioria tem ações de retenção pouco efetivas ou quase nulas.

publicado em 02 de setembro de 2015

Os Mitos e as Verdades da Inclusão de Pessoas com Deficiência (parte I) - Dificuldade para encontrar pessoas com deficiência

Quando o tema sobre inclusão de pessoas com deficiência vem à tona, algumas questões são frequentemente levantadas pelas empresas para justificar as dificuldades para cumprir a Lei de Cotas.

publicado em 05 de agosto de 2015

Diversidade e a Inclusão na Sociedade

Liberdade de expressão, mentalidade das novas gerações, novos modelos familiares e redes sociais fazem as pessoas refletirem sobre a diversidade e a convivência com as diferenças, independente de sua concordância.

publicado em 08 de julho de 2015






banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.