fbpx

E os Açúcares Escondidos?!

Hoje em dia, tem sido cada vez maior a preocupação em reduzir a quantidade de açúcar consumida, pois sua ingestão em excesso está diretamente associada à Obesidade, Diabetes, cáries, doenças cardio-vasculares e indiretamente às doenças cancerígenas. A solução seria comprar tudo light ou 0%?!?

O artigo deste mês escolhi ser sobre um tema atual e que tanta diferença faz num Processo de Emagrecimento saudável, que é saber escolher os alimentos e ter atenção, principalmente, aos açúcares escondidos!

O que é o açúcar? São apenas aqueles grãozinhos brancos que usamos no café?!

– Açúcar usado para cozinhar / bolos de pastelaria / vulgar açúcar (sacarose);

– Açúcar presente naturalmente nos xaropes de fruta, sumos de fruta e mel.

Hoje em dia, tem sido cada vez maior a preocupação em reduzir a quantidade de açúcar nos alimentos e em alertar a população para tal, pois a ingestão em excesso de açúcar está diretamente associada à Obesidade e outras doenças, como a Diabetes, cárie dentária, doenças cardio-vasculares e indiretamente as doenças cancerígenas.

Então, será que a solução passa por comprar tudo light ou 0%?!

Nada disso!!

Os rótulos devem ser bem lidos, pois não é pelo fato de dizer light ou 0% que não vai ter açúcar.

Aliás:

Produtos Light significa que têm um valor calórico menor que a sua versão original.

Ex: batatas fritas: 523 Kcal
batatas fritas light: 458 Kcal

Produtos 0% – significa que têm de ter até 0,5g de determinado nutriente (gordura ou açúcar) por 100g

Claro que o ideal é procurar tudo o que não tenha adição de açúcar (sacarose, glicose, dextrose, maltose, lactose, frutose, e todos os que terminam em “ose”), MAS atenção: se estamos falando de um produto 0%, pois pode ser 0% de açúcar (como se pretende) MAS ter o dobro da gordura, ou o contrário, que é o que se vê em alguns iogurtes:

Iogurte grego natural (120g): 154 Kcal / 2,6g açúcar / 14g gordura
Iogurte grego 0% (120g): 68 Kcal / 8g açúcar / 0,5g gordura

Acredito que o 1º passo para uma alimentação mais saudável e com o mínimo de açúcar possível, é começar pelos produtos mais dispensáveis, como por exemplo, as bebidas!

Para além de um sumo ter um grau menor de saciedade, é dificil a medição da quantidade que se ingere e onde facilmente se bebe 300ml de uma determinada bebida carregada de açúcar, que as nossas células adiposas vão adorar, para além de alimentar o “vício do açúcar”, ou seja, quanto mais o meu corpo e paladar estão habituados a determinados níveis de açúcar, mais dificil é (num primeiro momento) ingerir menos e mais vontade de açúcar irei ter!! Então, há que quebrar este ciclo e vencer esta guerra aberta com o açúcar!!

Exemplos de algumas bebidas mais consumidas e quantidade de açúcar:

Valores apresentados por 100ml:

Fanta: 13g açúcar
Bebida tipo Coca-Cola: 10,7g açúcar
Sumo tipo Bongo: 10g açúcar
Bebida tipo Guaraná: 10g açúcar
Nectar Compal: 9.6g açúcar
Sumol : 7,3g açúcar
Ice tea: 5g açúcar

Tendo em conta que a apresentação da maior parte desta bebidas, é no formato “em lata” e que cada lata leva cerca de 330ml, é só triplicar cada um destes valores e ficar escandalizado (eu espero!!) com a tremenda quantidade de açúcar que rapidamente ingere!

As primeiras mudanças devem ser aquelas mais fáceis e com produtos mais dispensáveis, de modo a obter grandes resultados!

Tudo começa com um primeiro passo…o Passo para a Sua verdadeira Mudança!

Site para consultar por curiosidade: http://www.sinazucar.org

Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Coach
www.nutri-coaching.com

Joana Carvalho Costa, licenciada em Ciências da Nutrição com mais de 10 anos de experiência e Coach Certificada, atua como Nutricoach em Clinicas ajudando os seus pacientes a encontrarem um maior equilibrio através de uma alimentação e Mente Saudáveis. Especializada no acompanhamento de Grávidas, adultos e crianças com excesso de peso/obesidade, disturbios do comportamento alimentar e em casos de Fome Emocional. É consultora em revistas na área da Saúde e Bem-estar e é palestrante convidada em Colóquios e Seminários de Nutrição. Mentora e Coordenadora da Especialização em Nutricoaching, em Portugal e Brasil e já formou mais de 100 Nutricionistas e profissionais de Saúde nesta área. O Nutricoaching tem a base da consulta de Nutrição com a vantagem de usar técnicas específicas de Coaching, que visam aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, encontrar as verdadeiras causas do desequilibrio alimentar e aumentar a motivação e foco nos resultados.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa