É verdade que uma imagem vale mais que 1.000 palavras? Em Coaching isso também vale?

Publicado em 28 de novembro de 2018

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, atribuída a Confúcio, Imperador e Filósofo chinês, também faz sentido no mundo do Coaching, quando falamos de metáforas como uma possibilidade para instigar a reflexão de nossos clientes.

A metáfora é uma ferramenta linguística muito utilizada no dia a dia, sendo importantíssima na comunicação humana. Seria praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metáfora. Algumas pesquisas demonstram que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto.

As metáforas são usadas de forma recorrente quando as pessoas não querem ou não conseguem expressar o que realmente sentem. Então falam frases por metáforas onde seu significado fica subentendido.

No livro Metáfora da Vida Cotidiana (em inglês: Metaphors We Live By) os autores George Lakoff e Mark Johnsen afirmam: “A essência da metáfora é a compreensão e a experiência de uma coisa em termos de outra”.

Esta obra causou um grande impacto no mundo acadêmico e Lakoff e Johnson abordam a metáfora e o seu impacto no ser humano, e com este livro desafiam a forma de pensar que vê a metáfora como um simples enfeite do pensamento, e defendem que o próprio pensamento e desenvolvimento cognitivo do ser humano está estruturado graças à metáfora, pois elas estão ligadas à forma como vemos e apreendemos o mundo externo.

Nos processos de Coaching, a metáfora, de uma certa forma se disfarça de uma mensagem objetiva para que tanto o lado consciente quanto o inconsciente possam concorrer na busca de um objetivo.

A metáfora é um recurso poderoso, muito próprio do Coaching e para o seu bom e adequado uso, é necessário conhecer e compreender como podem atingir as emoções de nossos(as) clientes a ponto de produzir um efeito observável durante a interlocução Coach/Cliente.

É relativamente fácil, observarmos como nos referimos e contamos a nossa história (nossa biografia), de forma metaforizada, pois é originada a partir de uma perspectiva pessoal. Por isso, o(a) nosso(a) cliente, precisa, no processo de Coaching, de liberdade para criar suas próprias metáforas.

Não raro, nossos(as) clientes respondem às nossas perguntas com as expressões “não sei” ou “não consigo” que podem ser indícios de ansiedade, medo, culpa e talvez de angústia, as chamadas crenças limitantes. Nestas situações o(a) Coach pode se valer das metáforas para propiciar clareza; as metáforas vão funcionar como uma bússola que dá ao(a) cliente a oportunidade de redirecionamento, de reconexão com as soluções que apenas ele(a) mesmo(a) está apto(a) para construir.

E você caro(a) Coach, já trabalhou com metáforas? Deixe aqui seu comentário e aproveite a oportunidade de troca conosco.

Referências:
Metaphors We Live By. Lakoff, G.; Johnsen, M – publicado pela Universidade de Chicago (2003)
Using metaphors with coaching. Dunbar, A. (2005). Bulletin of the Association for Coaching

João Luiz Pasqual
Presidente da ICF Brasil eleito para o triênio 2016/2018 atuando aqui como colunista representante e voluntário da ICF Brasil.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.