Educar deve ter como prioridade desenvolver habilidades de vida

Publicado em 08 de abril de 2019

A família e a escola são as primeiras instituições educadoras de uma criança e irão dar o suporte para que ela possa desenvolver plenamente suas capacidades emocionais, psicológicas e cognitivas.

Sabemos o quanto tem sido desafiador para todos os envolvidos na missão de educar, a formação das crianças e adolescentes da geração atual devido às inúmeras transformações que estamos vivendo.

Precisamos pensar a educação a longo prazo. A educação precisa olhar o desenvolvimento integral da criança, formá-la para a vida. É primordial que haja uma mudança no sistema de ensino, que deve além do estudo acadêmico, ensinar habilidades socioemocionais.

Para que isso aconteça de forma efetiva, é preciso criar uma rede de apoio entre família, escola e sociedade. Abrir espaço para que possamos falar sobre emoções, angústia, sofrimento, preocupações, sonhos. Priorizar a conexão, o diálogo, a escuta ativa, interessada nos sentimentos e no ser humano.

A educação deve visar não somente capacitar os alunos a ingressarem numa Universidade e conseguirem ter sucesso em sua carreira, mas deve também orientá-los para uma vida com mais felicidade, capacitando-os para que desenvolvam as habilidades necessárias para se tornarem autônomos, competentes no plano social, emocional e cognitivo.

Habilidades socioemocionais são desenvolvidas por meio do diálogo, de escuta empática, de cooperação, negociação e resolução de conflitos. Hoje nos falta diálogo na família, nas escolas e na sociedade. Todos nós fazemos parte do problema e precisamos fazer parte da solução.

Precisamos criar espaços em que as emoções são acolhidas, que estimule o respeito à colaboração, buscando proporcionar um ambiente inclusivo em que todos se sintam pertencentes e importantes. Ao invés da competitividade excessiva que transmite o conceito de que para que eu ganhe, o outro precisa perder.

Precisamos estar atentos aos sinais para poder intervir. Quando se está absorvido por sentimentos negativos, sentindo o abandono emocional e a falta de apoio, estes impulsos podem explodir de maneira agressiva e violenta. Quando não cuidamos dos sentimentos eles são intensificados e podem tomar proporções incontroláveis.

Fica difícil aprender, ter concentração e seguir orientações quando se está sobrecarregado por preocupações, angústias ou estresse tóxico. O principal efeito do estresse é o comprometimento da capacidade de regular o pensamento, afetando a parte do cérebro da capacidade de função executiva, responsável pelo controle do impulso emocional.

Uma educação baseada em punição, autoritarismo e agressividade, somente intensifica os sentimentos de raiva e impulsos de violência. Precisamos de ambientes que propiciem o acolhimento das emoções, que incentivem o diálogo reflexivo, que ofereçam escuta verdadeira e empática, que enxerguem os erros como uma oportunidade de aprendizado, possibilitando que juntos possamos encontrar novas soluções e alternativas.

É indispensável que os adultos ensinem às crianças e adolescentes outras estratégias para a resolução de problemas. É justamente nos momentos desafiadores que temos a oportunidade de ajudá-los a desenvolver habilidades importantes para suas vidas, como respeito, controle emocional, autorresponsabilidade, resiliência, comprometimento, automotivação, cooperação, empatia, disciplina e autoestima.

A autovalorização está diretamente relacionada ao amor e à aceitação. É urgente educar para a paz, para o afeto, para a cooperação, desenvolvendo habilidades de vida que formem pessoas bem-sucedidas em sua humanidade. Que possamos valorizar e priorizar o respeito pelo próximo, o acolhimento às diferenças e à conduta ética, podendo contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade melhor.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.