Em cenário desafiador, como seguir em frente?

Publicado em 15 de outubro de 2018

Nossa vida é constituída de fases, umas boas, outras nem tanto e nenhuma delas são permanentes e sim, temporárias. Uma verdadeira dança das cadeiras ora sentado, ora em pé. Aceite ou não, a vida não para, ela não lhe dá um tempo ocioso para decidir o que fazer. As horas e os minutos simplesmente continuam correndo enquanto você está decidindo qual será o melhor caminho a tomar em direção ao seu futuro.

Não importa o que aconteça, a vida sempre continua. Não dispomos de um botão de PARAR, até que as coisas melhorem. Assim, temos que seguir em frente. Não importa quão difícil, doloroso ou assustador seja, o dia vai passar, a semana vai recomeçar, e a vida vai se ajeitar. Por isso, apenas siga em frente.

Deparo-me semanalmente, com profissionais e executivos, recém demitidos e observo que em sua maioria, expressam um sentimento de indignação com o fato. Questionam-me: …. mas porque logo eu? O que eu fiz para merecer isso? – Respondo: Por que não você? O que te torna tão especial? O que te faz pensar que esteja isento das adversidades que a vida apresenta?

Alguns, em função de sua elevada resistência, distorcem a realidade, buscam inúmeras justificativas visando “entender” para “controlar” as possíveis razões para sua demissão e, encerram o ciclo reativo, se culpando, somatizando e até deprimindo em alguns casos.

Não espero nem acredito que alguém possua um alto nível de resiliência a ponto de passar incólume nesta situação. Estamos vivos e somos sensíveis e emocionais inicialmente, frente às nossas vivências. Felizmente, sempre sobra uma marca para nosso aprendizado e evolução.

Acredito na escolha consciente e árdua, porém funcional e libertadora, de absorver a realidade que se apresenta (goste ou não, queira ou não, ache “justo” ou não), dar vazão aos seus sentimentos (reagir emocionalmente durante um tempo estipulado), resignar-se, aceitar a realidade dos fatos, iniciar o planejamento de suas ações em busca de sua recolocação e seguir em frente. Nada, além disso!

“Não “engorde” o problema com suas emoções, resolva-o racionalmente, é mais “fácil”, funcional e dói bem menos do que resistir a ele”. Marcio Caldellas

Seguem estratégias para baixar sua resistência aos fatos:

Aceite a realidade: Você pode até tentar, mas não resolverá negar ou fugir dos fatos. O que passou, já era, virou passado. Não há nada que se possa fazer agora que altere seu passado. Existem apenas duas atitudes funcionais para lidar com seu passado: perdoar-se no sentido de aceitar que você pensou, decidiu e agiu da melhor forma que conseguiu naquele momento e, aprender com seus erros e preferencialmente, não repeti-los.

Viver pode ser simples assim: quanto mais resistir à realidade, mais sofrerá existencialmente e quão mais aceitar a realidade, mais aprenderá com ela, se desenvolverá, sofrerá menos e poderá caminhar livre para construir um futuro melhor. 

Peça ajuda: Enfrentamos dificuldades e lições de aprendizado cotidiano e nem sempre compreendemos ou conseguimos lidar com a situação que se impõe. Procure pessoas em quem confia e possa conversar, busque ajuda profissional: Psicoterapia, Coaching ou mesmo em livros e textos que favoreçam sua reflexão. O que importa é fazer o que for necessário para se ajudar. Trocar ideias nos mostra que não estamos sozinhos e que a situação que enfrentamos não é única nem pessoal, existem mais pessoas passando por problemas semelhantes. 

Aceite o passado: Suas ações passadas determinaram quem é e como vive atualmente. O mesmo se dá em relação às suas ações atuais, elas estão esboçando e construindo seu futuro. Pense nisso!

Viver de forma fluída é uma possibilidade de aprender com seus próprios erros, mas não fique preso ao passado se culpando em função dos mesmos. Dedique-se a aceitar e superar seus erros e, não olhe mais para trás, não faz sentido, faz? Esteja certo que, não há nada que faça hoje que altere seu passado, logo, é disfuncional reviver cenas e remoer seu passado. O presente é o aqui e agora, o que passou te serviu como aprendizado, nada mais. Hoje você pode ser uma pessoa nova e aberta às possibilidades e viver plenamente.

O retrovisor interno de um carro ilustra a visão de algumas pessoas que acreditam que estão seguindo em frente em suas vidas, mas de fato, estão focadas, ancoradas e “reféns” de seu passado. 

Autoestima: Importantíssimo mantê-la elevada, assim como a segurança em seus pensamentos, valores e ações. Seu amor próprio não deve esmorecer nunca! Avalie e aceite o fato que, você é um ser humano maravilhoso devido aos desafios que já enfrentou, e não apesar deles. Seu histórico de vida faz parte de sua personalidade. Portanto, esteja sempre em ação em direção às suas metas/objetivos, aprenda, erre, acerte e desenvolva-se. De nada adianta possuir uma formação de primeira linha, MBA no exterior, falar quatro idiomas, se você não gostar de si, aceitar quem é e acreditar em você. Dificilmente será bem-sucedido. 

Se fortaleça: Repense qual é o sentido da vida para você. O que pensa que está fazendo e qual sua missão aqui na terra?

Acredito que nossa única missão em vida é aprender uns com os outros ou, em alguns casos, uns contra os outros, visando nos desenvolvermos, nos tornarmos pessoas melhores, evoluídas e mudarmos merecidamente de plano existencial. Penso que viver neste planeta seja apenas uma “escola” primária. O melhor está por vir!

Desta forma, ao invés de sucumbir à tentação de julgar a si mesmo, pessoas ou os acontecimentos da vida como: “bom ou mal, certo ou errado, positivo ou negativo”, você pode aceitar o fato que, os acontecimentos em sua vida são como “lições” formadoras de caráter, logo, tudo aquilo que vive, te ensina, fortalece e o ajuda a ser uma pessoa melhor do que foi ontem. Nada ocorre “por acaso”, tudo tem uma razão de ser, mesmo que a desconhecemos. O que foi, passou, está feito! Essa é uma das melhores formas de se perdoar por seu passado e seguir em frente. 

Tenha um propósito: Reflita por um momento sobre: O que te motiva a viver? O que faz com que se levante diariamente e vá viver mais um dia? Você sabe qual é o seu propósito de vida?

É importante ter um sentido de vida, uma paixão, algo que expresse nossa essência e nos dê algum prazer em realizar e contribuir com pessoas e o Universo. Que seja um hobby, uma atividade física, uma ação voluntária, um trabalho, um projeto. Encontre e defina suas metas, algo pelo qual se apaixone, que valha lutar e realizar com propósito e deixar um legado nessa vida. Quando estabelecemos metas (pessoais ou profissionais), a vida se torna mais excitante, plena e gostosa.

Finalizando, se a resistência (à realidade) ainda é uma atitude forte e presente em seu cotidiano, avalie rapidamente, use uma folha de papel e escreva: O que você ganha e o que perde com esta atitude?

Observe suas respostas e tire suas conclusões. Precisando de ajuda ou interessado em investir em seu autoconhecimento e operar mudanças atitudinais, estou à disposição. 

Marcio Caldellas
Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive Coach
www.mccoaching.net – mccoach@uol.com.br







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.