Empreendedorismo não combina com regras ultrapassadas

Publicado em 31 de agosto de 2018

Tudo que se ouve falar sobre empreendedorismo Digital geralmente está ligado à inovação, tecnologia, economia compartilhada e fatiada, investimento intangível e por aí vai. Duvido muito que alguém que tenha pensado em empreender esteja preso a velhas normas e modelo de atuação “antigos” ou tradicionais, ninguém com esta mentalidade tem como objetivo abrir mercado. E digo isso por motivos bem óbvios na verdade, afinal, em geral, empresários tradicionais têm medo e são engessados, e muitos não conseguem pensar “fora da caixa” vão sempre fazer mais do mesmo em ciclos repetitivos e viciosos.

E eu sei que não é uma tarefa fácil “convencer” alguém que está há um bom tempo no mercado rever seus conceitos e redirecionar sua rota. Mas como diriam os jovens de hoje em dia: aceita que dói menos! Vivemos um período de intensas e profundas transformações que refletiram e estão refletindo na nossa forma de consumir bens e produtos, de nos relacionar e até na forma de enxergar a sociedade contemporânea e seus desafios.

Dizer ainda que empreender não é fácil chega a ser quase que redundante, certamente você leitor, já ouviu isso muitas vezes também. Mas o mais difícil ainda é ficar estagnado e acreditar em mitos que, além de não serem verdadeiros, podem atrapalhar aqueles que realmente desejam empreender.

Boa parte das constatações que faço e observações que escrevo se dão em função da minha experiência e atuação no ecossistema. Infelizmente, nem tudo que você aprende ou escuta na faculdade será aplicado ou fará sentido quando resolver criar um negócio. E isso por vários motivos, nem vou entrar no mérito da grade curricular no Brasil porque este é tema para outro artigo à parte. Mas o que desejo destacar aqui é que a “verdade” e os desafios que você irá encontrar no dia a dia estão bem distantes do que provavelmente lhe foi ensinado.

Acredito que a única maneira de ensinar as melhores práticas é através do estudo de caso. Exemplos reais vão fazer sempre mais sentido e mostrar o que realmente acontece nos bastidores e não apenas nos holofotes. Quando se trata de startups outro mito é de que o primeiro passo é arrumar um investidor.

O ideal é começar com seu próprio dinheiro, lembre-se que o capital de risco hoje está concentrado em levar os negócios à escala. Mas para isso precisa existir um negócio, ideias são só ideias.

Outra certeza: planos de negócios rígidos e imexíveis estão mortos. Até pouco tempo atrás fazia total sentido planejar tudo com antecedência, escrever um plano de negócios perfeito para 5 anos e só depois sair para o mundo. No atual mercado e com a mentalidade e velocidade de “uma startup” aprendemos que, para ter sucesso, os empreendedores precisam “sair do prédio” e se envolver na descoberta de clientes, estar atento aos feedbacks e dispostos a pivotar e se necessário mudar todo o negócio. Planejar sim, mas que seja rápido e possível alterar ao longo do curso.

Por falar em ideias, quem nunca teve medo em compartilhar uma ideia por temer que ela fosse roubada? Embora haja um punhado de tais incidentes de roubo de ideias, há literalmente dezenas de milhares de startups que se beneficiam da interação inicial e a troca de informações com outros empreendedores, mentores ou até mesmo possíveis clientes. Sabe qual a maior verdade nisso? Hoje, ter uma grande ideia é apenas o começo. O foco está na execução. Você tem que mostrar tração, e isso requer expor sua oportunidade ao feedback dos outros.

E lembre-se: os empreendedores devem perseguir clientes primeiro e não investidores. Os investidores só ficam interessados ​​quando você mostra que a sua solução funciona.

Pense nisso!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.