fbpx

Endomarketing: 6 pontos essenciais para pensar o seu planejamento de comunicação interna

O ano está começando e com ele chegam várias novas oportunidades de implantar uma comunicação interna diferenciada na empresa. Vamos planejar!

O ano está começando e com ele chegam várias novas oportunidades de implantar uma comunicação interna diferenciada na empresa.

Por isso, vamos planejar!

Entre outras coisas, um bom pontapé inicial para realizar um planejamento de Endomarketing envolve as seguintes reflexões:

1. Para quem?

A quem se destina à sua mensagem? Quais as características do seu público interno? Qual o tipo de comunicação combina melhor: formal ou informal? Lembrando que para quem é importante considerar que a cultura organizacional faz parte de tal grupo e deve ser respeitada.

2. Pra quê?

Para quê você está comunicando?  Qual é o objetivo da sua comunicação?

3. Quando?

Quando usar esta comunicação? Quando você quer atingir os resultados de tal comunicação?

4. Como?

Como você vai comunicar? Quais ferramentas vai utilizar?

5. Quanto?

Quanto custa este projeto? Os recursos estão disponíveis/aprovados? O que precisa ser feito para que estejam todos providenciados?

6. Quem?

Quais são as pessoas, setores, parceiros envolvidos neste projeto? Eles estão cientes? O que cada um vai fazer?

Passadas todas estas Informações para o papel já é possível começar a criar uma estratégia de execução do projeto.

O interessante é elaborar toda a estratégia com uma certa antecedência, assim é possível criar uma fase de teste para o projeto e ir adaptando os pontos necessários.

E claro, acompanhar os resultados do seu planejamento de tempos em tempos (a cada trimestre, semestre ou ano, por exemplo) e verificar os resultados alcançados ao longo do período é essencial para o sucesso de qualquer planejamento!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa