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Endomarketing e as crenças e valores da organização (parte I)

Assim como as estratégias da empresa, crenças e valores devem ser constantemente avaliados, reforçados e alinhados com as mudanças ocorridas no mercado e desenvolvimento de seus idealizadores.

Uma organização, normalmente, tem o seu próprio conjunto de crenças e valores, que são determinados de acordo com as crenças e valores dos idealizadores da mesma. Porém, conforme vai crescendo a empresa passa a ser preenchida por novos colaboradores, que trazem consigo um novo conjunto de crenças e valores e, sendo assim, é muito comum perder-se de vista aqueles estabelecidos logo no início das atividades da mesma.

Eu não vou dizer nesse artigo que isso é errado, até porque não acredito que mudanças sejam negativas, muito pelo contrário. O que não considero muito proveitoso é o esquecimento de tais crenças e valores ao longo do tempo. Assim como as estratégias da empresa, as crenças e valores devem ser constantemente avaliados, reforçados e alinhados com as mudanças ocorridas no mercado e desenvolvimento de seus idealizadores. Essa flexibilidade torna a empresa muito mais adaptável e segura diante dos desafios que se apresentam a ela.

Então, a proposta aqui é a reflexão acerca de quantas vezes lhe foram apresentadas as crenças e valores da empresa em que trabalha, ou então, como gestor, diretor, profissional de vendas ou na posição de qualquer outro cargo da organização você pensou suas estratégias de trabalho, comunicação e atuação de acordo com as crenças e valores da mesma? E isso não deveria ser exclusividade das empresas de grande porte, mas deveria ser pauta de todas as ações em todas as empresas, incluindo as empresas de um homem só (as famosas MEI).

Assim como na vida de cada um de nós as crenças e valores pautarão nossos resultados no futuro e se não estivermos atentos em relação à nossa ecologia (ou seja, ao que faz sentido para nós de acordo com o que acreditamos e fazemos) a chance de sentir-se insatisfeito com a vida ou algumas áreas dela é enorme. Em uma empresa não é diferente: quando as crenças e valores passam a distanciar-se demais das ações da mesma ela perde o rumo, fica sem autenticidade e personalidade.

Portanto, finalizo esse artigo com algumas perguntas para reflexão:

Quais são as suas crenças e valores?

Quais as crenças e valores da empresa em que trabalha?

Suas crenças e valores estão alinhados com os da empresa em que atua?

Como ficaria ecológico para você e para a empresa alinhar um pouco mais tais elementos?

Qual foi a última vez que você apresentou ou lhe foram apresentadas as crenças e valores da instituição em que trabalha?

Qual foi a última vez que você avaliou se está alinhado com suas próprias crenças e valores?

Essas questões deveriam fazer parte da rotina de todo profissional e empreendedor, elas são a “provocação” inicial da série de artigos “Endomarketing e as crenças e valores da organização”, daqui a 30 dias tem mais! Até lá!

Ah! Uma observação importante é que nem todas as pessoas sabem responder de imediato a todas essas perguntas, se isso aconteceu com você, não tem problema, nos próximos artigos vamos entender melhor como identificar as crenças e valores pessoais e organizacionais!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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