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Endomarketing e as perguntas poderosas do Coaching: Você vende seu produto para quem?

A resposta à pergunta do título, muitas vezes, pode parecer óbvia, algumas pessoas podem responder: para meu cliente, oras! Mas que cliente exatamente seria esse? Toda e qualquer venda deveria começar sendo feita ao cliente interno das organizações.

A resposta à pergunta do título, muitas vezes, pode parecer óbvia, algumas pessoas podem responder: para meu cliente, oras! Mas que cliente exatamente seria esse? Não estou falando do público alvo, nem do nicho de mercado, mas sim da venda cliente interno x cliente externo.

Toda e qualquer venda deveria começar sendo feita ao cliente interno das organizações. O primeiro a acreditar nesse produto/serviço deve ser o responsável por sua venda, divulgação, criação, produção, etc. Toda venda de uma empresa deveria começar sendo feita aos seus funcionários.

O Endomarketing tem como objetivo principal vender a ideia do seu empreendimento para aqueles que todos os dias fazem as coisas acontecerem dentro da empresa. Vender essa ideia, muitas vezes, significa fazer com que os profissionais que representam uma determinada marca vistam a camisa e trabalhem em prol de algo que realmente acreditam.

Através de ações estratégias desenvolvidas em conjunto pelo setor de Marketing e RH das organizações é possível iniciar a aplicação do Endomarketing. Os líderes têm papel fundamental nesse processo e trabalhar a comunicação deles com as suas equipes pode ser um ótimo primeiro passo.

Além de trabalhar o exemplo, a empatia, confiança, justiça e muitas outras qualidades de um bom líder, é preciso lançar mão de uma comunicação proveitosa entre liderança e liderados, portanto, para complementar essas qualidades, a sugestão é usar as perguntas do Coaching para aprimorar ainda mais essa interação.

Tais perguntas colocam líder e liderados no mesmo barco, faz com que a equipe veja que pode contar com o seu líder e ele chama o grupo para uma colaboração mais participativa, estimulando sugestões que farão toda a diferença para o resultado final, pois ninguém melhor do que a equipe que lida diretamente com os desafios diários para encontrar novas possibilidades. Isso por si só gera um senso de apropriação nas ideias construídas pela equipe e mais vontade ainda de fazer dar certo! A seguir alguns exemplos de perguntas poderosas do Coaching que podem ser usadas:

  • O que não estamos percebendo agora e que, se percebêssemos, faria uma grande diferença para mudar essa situação?
  • Qual é a oportunidade que esse desafio nos traz?
  • E se em vez de um problema, essa situação fosse uma oportunidade? Qual seria essa oportunidade? O que você faria então?

Enfim, muitas outras perguntas podem servir para essa situação e aliadas a uma liderança competente a vontade de fazer o melhor tende a tornar-se parte da rotina das equipes. Se você se sente motivado ou motiva pessoas com alguma pergunta poderosa, por favor, compartilhe conosco aqui nos comentários!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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