Ensino brasileiro e o desinteresse do adolescente (parte final)

Publicado em 16 de junho de 2017

No texto passado vimos os dois principais problemas estruturais da escola: a disposição dos assentos em fileiras e o método de avaliação. Nesse texto vamos abordar porque as matérias são desinteressantes e apontar possíveis soluções para isso.

Como já foi dito anteriormente o desinteresse vem da desvinculação entre o real e cotidiano do adolescente com os conteúdos das matérias cobradas. Por exemplo, em Matemática não há sentido ser conteúdo de um currículo comum à matemática analítica. Tanto quanto não acho que deva fazer parte também a divisão de silabas poéticas e poesia camoniana como conteúdos da Língua Portuguesa de base curricular comum. Percebe como esses exemplos estão totalmente longe da realidade de qualquer adolescente? E também não o prepara para enfrentar problemas reais do cotidiano, outro papel fundamental da escola. E isso ocorre em todas as matérias. E, infelizmente, é a maioria do conteúdo dado. É claro que torna o ensino algo chato. Causando o desejo de fuga, sendo responsável pelo grande numero de desistência do ensino médio brasileiro.

Depois da aula o aluno sai da escola. Caso vá para casa não vai estudar nem fazer as lições do lar, pois não quer mais contato com aquele conteúdo irreal. Caso não vá para casa, na pior das hipóteses, fica na rua. Exposto a todo e qualquer tipo de influência, que é muito poderosa, tanto pelo o que oferece (drogas, dinheiro, sexo), quanto pelo ódio nutrido por parte do adolescente pela escola que não o representa e o obriga a perder seu tempo em algo que não utiliza para alcançar seus objetivos. Então, além de uma reforma nos conteúdos, necessita-se também que a escola seja período integral.

Falar em reforma no conteúdo dos currículos escolares e escola em tempo integral sem falar da Reforma do Ensino Médio é impossível. O certo é fazer as mudanças exatamente contrárias às que estão sendo feitas por essa proposta do governo. Alunos e professores necessitam ser ouvidos e se unirem para serem notados pelo governo federal. Tirar história do currículo comum é o cumulo, já que um engenheiro, que provavelmente no ensino médio escolheria a área de exatas e de ciências da natureza, tem que votar também. E saber as bases de sua situação social.

Ou seja, não são tecnocratas que devem fazer essa reforma apenas para “tirar isso da frente” e fazerem propaganda de um governo temporário. Os estudantes e profissionais da educação que devem fazê-la.

Bem, para você que tem acompanhado esta coluna, agora vai ter a oportunidade de ler os meus textos em outra coluna, pois após quase três anos contribuindo com a coluna "De Adolescente para Adolescente", sinto que agora já estou apta a contribuir num outro estágio, na coluna "De Universitário para Universitário", onde abordarei temas relacionados a esta importante etapa da nossa vida. Espero você nessa nova coluna!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.