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Entrevista de Trabalho

É compreensível imaginar que o poder desse momento importante do processo seletivo esteja apenas nas mãos do entrevistador, entretanto, apesar dos números exorbitantes do desemprego no país, acredite, não é fácil encontrar bons profissionais para o preenchimento das vagas.

É compreensível imaginar que o poder desse momento importante do processo seletivo esteja apenas nas mãos do entrevistador, entretanto, apesar dos números exorbitantes do desemprego no país, acredite, não é fácil encontrar bons profissionais para o preenchimento das vagas.

Sempre falo, nesta coluna, sobre a importância da atualização, da reciclagem, da melhoria do grau de empregabilidade através da educação.

Se apresentar bem para a entrevista de trabalho é fundamental. O candidato à vaga deve, minimamente, saber aonde está indo, se informar sobre a empresa, o que faz, como ela está posicionada no segmento em que atua. Saber sobre o negócio ajuda a entender também, minimamente quais são as necessidades e problemas que essa empresa pode estar passando, principalmente, na sua área de atuação.

Saber com quem vai falar. Muitas vezes, quando a pessoa é abordada para fazer uma entrevista, fica tão nervosa e ansiosa que não pergunta com quem irá conversar. Obter informações do seu entrevistador, assim como certamente ele deve fazer com você, também ajuda. Saber o cargo, o poder decisório que ele tenha dentro do processo.

Recomendações que nunca são demais, e que apesar de tudo, muitas vezes, acontece é não se atrasar para a entrevista. Esteja arrumado, vestido adequadamente para o tipo de empresa e negócio para o qual está se candidatando.

A entrevista é uma via de mão dupla. Por isso mesmo, se prepare para fazer algumas perguntas que ajudem você a entender quais são as expectativas da empresa em relação à aquela vaga, tente saber, através de perguntas o que o gestor espera da pessoa que ocupará essa posição. Você pode e deve fazer perguntas!

Quanto mais cedo você obtiver essas respostas, melhor conseguirá responder e valorizar suas experiências.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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