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Estilos de Liderança: Como desenvolver um líder competente!

A chave para o sucesso nas organizações é conseguir desenvolver seus lideres para se tornarem competentes e entregar as posições estratégicas para esse grupo.

O termo liderança é definido por diversos autores como a capacidade de influenciar pessoas para alcançarem um objetivo comum. Tendo como base essa definição, é possível avaliar a qualidade de um líder através da análise de dois fatores primordiais, sendo eles: a habilidade de unir pessoas, ou seja, de montar equipes, e a capacidade de alcançar uma meta, ou seja, de entregar resultados. Juntando esses dois fatores, conseguimos encontrar quatro estilos de liderança, conforme veremos abaixo:

Líderes focados em resultado: são excelentes para o alcance das metas e para a entrega de resultados, no entanto apresentam grande dificuldade para construir equipes. Um dos indicadores desse tipo de liderança é o grande turn-over nas equipes de trabalho.

Líderes torcedores: são centrados em pessoas, criam excelentes relacionamentos. O ambiente de trabalho é harmonioso e divertido. No entanto, a entrega de resultado pode ser abaixo do esperado, pois esse estilo de liderança apresenta dificuldade em lidar com conflitos e com problemas de performance.

Líderes por nome: apresentam dificuldade em entregar resultado e em gerar bons relacionamentos. Buscam manter a sua posição de liderança, evitando chamar a atenção para si, ficando longe de conflitos e problemas.

Líderes Competentes: conseguem entregar excelentes resultados através de uma equipe de alta performance. Têm a habilidade de fazer com que os integrantes da equipe cresçam e se desenvolvam enquanto alcançam as metas organizacionais.

A chave para o sucesso nas organizações é conseguir desenvolver seus lideres para se tornarem competentes e entregar as posições estratégicas para esse grupo. Para isso, devem desenvolver um Sistema de Gestão de Liderança focado em processos organizacionais que permitam a contratação, desenvolvimento, avaliação, recompensa e retenção de líderes talentosos.

Enquanto que a chave para o sucesso da nossa liderança está baseada na nossa capacidade de nos tornarmos líderes competentes, ao contrário do que muitos dizem, a liderança não se desenvolve através do tempo. O que realmente desenvolve um líder é a sua capacidade de observação e reflexão sobre as suas ações. O tempo e a experiência permitem que o líder tenha mais possibilidades de ação. No entanto, se ele tiver uma ação, mas não observar as consequências e não refletir sobre os motivos e significados da mesma, dificilmente ele conseguirá aprender com essa experiência.

Então, se você deseja se tornar um líder melhor, experimente situações desafiadoras de liderança e em seguida reflita sobre essas experiências. Você pode começar agora mesmo, listando os momentos difíceis que tenha vivenciado nessa última semana. Pense sobre as suas ações nessas situações e as consequências que elas geraram. Por último, reflita sobre os motivos de ter agido da forma que agiu e como gostaria que fosse quando essa situação se repetir.

Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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