Existe um lado perverso do Coaching?

Publicado em 27 de janeiro de 2015

Acho que hoje “o bicho vai pegar”, como se diz na gíria. E para o leitor entender bem esta minha postagem, eu preciso fazer pequena introdução. Sempre que viajo, procuro reservar algum tempo para encontrar amigos sem uma agenda especificamente profissional, mas pelo contrário, quanto mais a conversa ficar só nas amenidades que reforçam os elos cristalizados pelo tempo, tanto melhor. E foi isso que me aconteceu na semana passada.

Em São Paulo, estabeleci uma agenda com várias pessoas, misturando interesses profissionais e pessoais. Um dos momentos especiais foi reservado a um amigo com quem eu não tinha contato há anos, ele um dos mais respeitados executivos em Marketing do Brasil, hoje próspero investidor em pequenas empresas. Em meio às nossas conversas, surgiu a questão do Coaching e, com a naturalidade típica de quem já tem cabelos brancos e não se preocupa com a opinião alheia, ele confirmou que é cliente antigo do processo, mas tem experiência muito negativa com o Coaching.

Experiência essa que foi tão negativa, que até apelidou de “lado perverso do Coaching”. Claro que por conta dessa experiência ele não invalida o processo como um todo, e continua sendo um Coachee, porém o problema lhe pareceu crítico. Resumiu dizendo que o Coaching aplicado a uma pessoa que não tem caráter, é antiética e exploradora de sua condição de liderança acabará por ajudá-la em seus criticáveis propósitos. Ou seja, a pessoa usará o aprendizado a seu favor e, por consequência, sua aplicação prejudicará outros (até sua equipe). O pior de tudo é quando a pessoa é a dona da empresa.

Nem preciso dizer que essa nossa conversa (mesclando ideologia, filosofia, psicologia, teoria organizacional e ciência) durou horas. Não havia o interesse de nenhum dos dois em convencer o outro de algo, mas o foco estabelecido era de que há pessoas que utilizam o Coaching para tirar proveito próprio e crescer as suas habilidades que, de alguma forma, são eticamente questionáveis. Em outras palavras, as metas definidas não seriam as mais dignas para um CEO de grande empresa.

Vale então aqui lembrar que o Coach é contratado para contribuir com o cliente no alcance de suas metas e na melhoria de desempenho em habilidades que lhe são demandadas. O Coach não é obrigado a fechar os olhos e simplesmente aderir a qualquer tipo de atendimento que possa gerar conflitos íntimos ou ferir seus valores. Porém, o Coach também não pode partir para as sessões colocando-se na condição de quem deve fazer juízo de valor sobre tudo o que ouve ou vê no cotidiano da relação profissional-cliente.

Esse problema que meu amigo levantou é real e mais presente na sociedade do que seria desejável. Cabe ao Coach se perguntar até que ponto aquele processo e aquele Coachee colocam em risco seus valores e princípios pessoais. Não vale a pena prostituir-se apenas para manter um cliente, assim como não vale a pena querer ser o juiz do mundo. A situação é bastante delicada, e esse certamente pode ser tratado como o lado perverso do Coaching, Eu tenho a mais absoluta certeza de que cada Coach que me lê saberá decidir pelo melhor caminho, quando (e se) ocorrer algo assim em suas vidas.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.