Explorando o simbolismo do Sim e do Não!

Publicado em 18 de julho de 2017

Começo por avisar os amigos leitores do Espaço do Coach que, depois de tanto tempo mantendo postagem semanal (quase sempre regular, com exceções devidas a imprevistos), passaremos a ter periodicidade quinzenal. Com a criação e operacionalidade da plataforma de desenvolvimento e competências em Coaching, como vocês têm acompanhado desde o lançamento, eu dividirei meu tempo em três frentes (Espaço do Coach, Plataforma Tecnológica e o Dimensões de Sucesso). Portanto, fica o convite a que continuem me acompanhando e comentando meus textos, combinado?

Hoje eu vou me estender um pouco além do que estou acostumado a fazer. A motivação começou quando eu li uma postagem em grupo de discussão do Linkedin, pelo qual o autor questionava “com quantos nãos se faz um fracasso”. Resumidamente, Claudio Odri se mostrava indignado com o culto que hoje existe em torno dos profissionais que sistematicamente falam “não”.  Na visão crítica dele (e nas palavras dele), “esse culto ao não transforma tudo em detalhe”. A aceitação pura e simples ao “não” certamente cria o caminho para que, partindo de situações menos importantes rapidamente se chegará a atitudes graves e com consequências sérias. Assim como ele, nossa geração foi preparada para competir e tentar vencer. Podemos até perder, e isto é natural do jogo, mas sem deixar traumas.

Essa indignação do Cláudio Odri nasceu de postagem de Lucy Kellaway, colunista do "Financial Times" e que assina semanalmente a editoria Carreira do Valor Econômico. Ela parte de um princípio, absolutamente questionável, de que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que dizem “não” contínua e frequentemente. Para ela, dizer “não” está na moda e mostra-se o novo ”sim” como resposta descolada, que abre a possibilidade de se usar o tempo para aquilo que realmente importa na vida de uma pessoa. Indo além nessa sua defesa do “não”, Lucy se alia àqueles que defendem uma bela celebração toda vez que se disser um “não”, sem mesmo ter que encontrar razões ou justificar.

Na defesa de sua tese, Lucy cita o Museu do Fracasso, uma iniciativa sueca para mostrar inovações que não deram certo, na maioria das vezes relacionadas com empresas globais. A expectativa dos criadores do museu é mostrar que o fracasso pode se transformar em sucesso a partir de uma aprendizagem. Então, concordo com o Claudio quanto ao fato de que o sucesso está no aprendizado que vem do fracasso. E discordo da visão simplista e “nãoista” de Lucy.

O que eu percebo, hoje em dia, e meus cabelos grisalhos me ajudam a comprovar, é que o “não” sistemático é sinônimo de incompetência, medo, falta de compromisso, insegurança e, eventualmente, tudo isso junto. Encontro, mesmo em postos-chave de grandes empresas, profissionais que fogem de todo e qualquer tipo de decisão, pois assim ficam longe de possíveis fracassos. Os profissionais que constroem o mundo são aqueles que até sabem dizer “não”, quando a situação assim sugere, mas conseguem arregaçar as mangas e enfrentar os riscos ao saírem da mesmice do dia a dia. Os “nãoistas”, em minha opinião, querem apenas benesses e bônus, sem se aventurar pelos riscos e buscarem os ônus.

Finalizando, por vezes Lucy tentou fazer graça em seu texto, com o interesse de mostrar que o “não” é a base do sucesso da nova geração. Claudio se contrapôs com certo cuidado, mostrando outra forma de ver a questão. E como vocês leitores sabem que eu não sou politicamente correto nas minhas análises, ainda que preservando a boa práxis e a educação, acho que essa questão só serve para criar paradigmas de comportamento absurdo. Não é possível acreditar que o “sim” ou o “não” possam ganhar mais importância, em si mesmos, do que na devida e correta avaliação do contexto em que eles estão sendo aplicados. Gravem isto: os mais bem-sucedidos sabem quando a situação, contexto, abordagem, pergunta ou demanda merece o “sim” ou o “não”. Sabem decidir pelo que é melhor, não pelo que é cômodo!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.