Fantasmas que assombram a criatividade e a inovação

Publicado em 14 de dezembro de 2018

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder, com frequência, o que poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar” – William Shakespeare

Uma das grandes queixas dos líderes nas corporações refere-se à falta de criatividade e engajamento dos colaboradores em processos que envolvem mudanças.

Entretanto cabem as perguntas: (1- colaboradores são estimulados a inovar; (b- erros ou falhas decorrentes de processos criativos são aceitos como uma consequência e ônus do processo de mudanças. Dilbert, personagem criado por Scott Adams que satiriza o mundo corporativo cita entre as 10 maiores mentiras que as empresas contam que “recompensamos os que assumem riscos” (comentário: desde que não errem…)

Não faltam bons exemplos de empresas que tiveram na inovação a mola propulsora de seu progresso, crescimento e valorização (Microsoft, Amazon, Apple, Tesla, BYD, entre tantas; e outras que sucumbiram chegando a desaparecer graças ao processo letárgico em que permaneceram (Kodak é um exemplo clássico).

E quanto aos colaboradores que, mesmo quando estimulados em suas organizações, insistem em permanecer na chamada “zona de conforto”? Quais os bloqueios que as impedem de avançar em direção às suas visões, sonhos e desejos?

O primeiro deles é o medo de sonhar: quantas vezes projetos são abandonados já nesta fase simplesmente pelo medo de fazer algo diferente e, assim, preferem manter o “status quo”. O segundo é pavor de falhar: a sensação de fracasso sempre os assusta e os impede de avançar em direção aos seus sonhos. O terceiro refere-se a como outras pessoas irão julgar e avaliar seus movimentos; já o quarto temor e, este talvez seja o que mais os impede de concluir projetos importantes é o medo do sucesso; sim, pois por mais ilógico que isto possa parecer foram educados para lidar com certo acanhamento com o sucesso mesmo que tenha sido conquistado à custa de muito esforço.

Pessoas tendem a desistir de seus sonhos à medida em que os temores se manifestam; a capacidade de eliminar os sabotadores internos é o grande trunfo daqueles que se destacam. Exemplos: Thomas Edison – o que teria ocorrido se tivesse dado ouvidos aos seus críticos internos e interrompido seu projeto? J.K Rowling que mesmo após ser rejeitada por vários editores atingiu o sucesso com a série Harry Potter; Walt Disney que após ser demitido por um editor e falido financeiramente seguiu em frente e eternizou seus personagens infantis.

Muitos outros exemplos existem – David Sanders, fundador do KFC, aos 65 anos, após a aposentadoria, decidiu pôr em prática o seu sonho de viabilizar comercialmente sua receita de galinha frita e abriu um pequeno restaurante que faliu; passou, então, a oferecer sua receita e, após ter ouvido mais de 900 “NÃOS”, conseguiu vendê-la para um empresário de Kentucky, nos Estados Unidos. O importante é perceber que estas pessoas venceram e se distinguiram não só pela persistência em vencer obstáculos externos, mas, sobretudo, pela superação de seus críticos internos.

Ao longo de minha carreira como executivo não só assisti, mas, também, fui protagonista de insucessos e vi projetos que seriam exitosos, mas que não foram concluídos satisfatoriamente ou abandonados no meio do caminho por culpa única e exclusiva destes inimigos internos.

Agora, em minha atividade como Coach/Mentor, tenho constatado com frequência que estes medos são os grandes sabotadores de diretores e gerentes que os impedem de atingir a plenitude de seu potencial criativo e de levar a cabo projetos importantes preferindo permanecer na zona de conforto.

Nos processos de Coaching eu ajudo pessoas a refletir, entender e encarar dúvidas e temores de uma forma racional e construtiva colocando os benefícios da visão e do sonho à frente dos medos para enfrentar desafios e superar expectativas

Portanto, pense, crie, acredite, siga em frente tendo em mente sempre o objetivo final, supere seus fantasmas internos, siga o seu coração, não se importe com o que os outros pensem e sobretudo não tenha medo de ser feliz e realizado!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.